Seja bem vindo
Cascavel,19/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Canal Meio

Lula, Lira e Pacheco prometem recursos para reconstruir RS


Lula, Lira e Pacheco prometem recursos para reconstruir RS

As enchentes no Rio Grande do Sul provocaram ao menos 78 mortes, de acordo com a Defesa Civil gaúcha. Outros quatro óbitos estão em investigação e há pelo menos 105 desaparecidos. É a maior catástrofe ambiental da história do estado, superando os 55 óbitos em setembro de 2023. Cerca de 780 mil pessoas foram atingidas pelos temporais. O presidente Lula voltou ao Rio Grande do Sul na manhã de ontem e sobrevoou as cidades de Porto Alegre e Canoas, onde foi recebido pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Na comitiva de Lula, também estavam o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e ministros de Estado, além da primeira-dama, Janja. "Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandeza deste estado", disse Lula, que garantiu recursos para reconstrução de rodovias e já havia pedido que o Congresso discuta alguma medida "totalmente extraordinária" para a liberação de verbas. Fachin também sugeriu um regime jurídico "especial" e "transitório" para assegurar o dinheiro. Lira e Pacheco sinalizaram que pretendem acelerar essa tramitação. (g1)

Lula ainda clamou que as articulações políticas em torno do socorro sejam feitas deixando para trás o conflito recente entre o Planalto e o Congresso. "O nosso companheiro Alexandre Padilha, que você sabe, parece que briga com Lira, que parece que briga com Pacheco, mas é nosso coordenador político, que vai tentar juntar bancada e ver o que é possível fazer. Eu sei que os deputados têm um monte de emenda, se cada deputado liberar as emendas para o Rio Grande do Sul, serão alguns milhões que você terá imediatamente para poder começar a consertar." (Globo)

A reação dos três Poderes veio depois da fala de Eduardo Leite em entrevista no 3º Regimento de Cavalaria, em Porto Alegre. O governador leu uma longa lista de cidades que foram praticamente devastadas com a ação das chuvas. "A reconstrução vai exigir medidas econômicas e fiscais. O RS já tem dificuldades de operar dentro da normalidade. Pelas regras fiscais, se o governo nos der 10, 20, 100 milhões, a gente não vai poder gastar esse valor, por conta das limitações tributárias do estado", pontuou. Na véspera, o governador havia dito que o estado precisaria de "um plano Marshall", em referência ao projeto executado pelos EUA para reconstruir a Europa no pós-Segunda Guerra. (CNN Brasil)

O desastre ambiental seguiu devastando o estado no final de semana. O lago Guaíba chegou a inéditos 5,3 metros e inundou a região que margeia o espelho d'água na capital gaúcha. Em vídeos e fotos, é possível ver cidades inteiras submersas enquanto a população busca abrigo em telhados e outras construções mais elevadas. Em alguns casos, crianças pequenas, idosos e pessoas com ferimentos graves causados pela ação das águas têm esperado por horas e até dias pelo socorro. Pontos turísticos de Porto Alegre, como o Mercado Municipal, estão alagados, e outros lugares vitais para a cidade, como a Usina do Gasômetro, foram transformadas em áreas de resgate para as vítimas, enquanto regiões habitacionais inteiras foram evacuadas. Também é possível ver um antes e depois das regiões alagadas na capital. (g1, Globo, Zero Hora e CNN Brasil)

Crise climática para todos? Temos!

Orlando Pedroso

facebookXwhatsapp

Uma pesquisa revelou que o ensino em tempo integral aumentou em 35% o aprendizado de matemática e em 26% o de língua portuguesa dos alunos do 6º a 9º ano da rede pública de São Paulo. O estudo foi realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social, ligado à USP, em parceria com o Instituto Sonho Grande e o Instituto Natura. A melhora foi auferida a partir das notas dos estudantes no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Foram comparados os pontos obtidos pelos alunos no Saresp do 5º ano com a pontuação do 9º ano. Os estudantes das escolas de tempo regular fizeram 40 pontos em matemática. Os de tempo integral, 54. Em língua portuguesa, alunos de tempo regular marcaram 39 pontos e os de tempo integral, 49. Para desconsiderar o impacto da pandemia, a pesquisa levou em conta dados entre 2013 e 2019.  (Folha)

Técnico do primeiro título mundial argentino e responsável por levar Diego Maradona à seleção platina, César Luis Menotti morreu neste domingo, aos 85 anos. Menotti criou um estilo de jogo próprio, voltado ao espetáculo e às jogadas de efeito, no que ficou conhecido como "menottismo". Como jogador, foi ídolo do Rosário Central, passou pelo Boca Juniors e chegou a jogar no Santos, em 1969, ao lado de Pelé, de quem era fã declarado. A carreira à beira dos gramados começou no Huracán, em 1974, até ele chegar à seleção e vencer a Copa de 1978. A causa da morte não foi informada pela Associação de Futebol Argentina (AFA), onde ele atuava como diretor de competições. (ge)

O principal motivo para assinar o Meio Premium é concordar com nossa linha editorial e querer mais do Meio (mais textos, mais vídeos, mais charges, mais tudo). Mas existem outros motivos para ser premium: Edição de Sábado; Meio Político, às quartas; editoria de Economia todos os dias; prioridade na entrega da newsletter; acesso à Sala Secreta em nossas lives; descontos em produtos e cursos. Assine o Meio Premium. Só vantagens.

separador

Política

As Forças Armadas de Israel ordenaram que a população "evacue imediatamente" o leste de Rafah, uma das mais importantes cidades do sul da Faixa de Gaza e onde estão abrigados cerca de um milhão de refugiados que fugiram da destruição no restante do território palestino. O aviso veio um dia depois de Israel fechar a passagem por onde entrava ajuda humanitária à população e de seu ministro da Defesa, Yoav Galant, ter dito às tropas que esperassem "intensa atividade em Rafah dos próximos dias". (CNN)

No domingo, ao menos três soldados israelenses morreram e nove ficaram feridos em um ataque reivindicado pelo Hamas em uma área perto da Faixa de Gaza, levando o Exército de Israel a fechar uma importante passagem fronteiriça de caminhões de ajuda humanitária. O Hamas admitiu ter lançado uma série de foguetes de curto alcance contra uma base de tropas israelenses perto da comunidade de Kerem Shalom, no sul, e que a intenção não era atingir a passagem. (Times of Israel)

As negociações por uma trégua em Gaza, que aconteceram no Egito, não avançaram. O Hamas enviou uma delegação ao Cairo e reiterou sua exigência de um fim definitivo da guerra em troca da libertação de reféns. Israel não mandou representantes. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, usou seu discurso no dia em que Israel homenageia os judeus exterminados no Holocausto para comparar os terroristas do Hamas aos nazistas. Ele acrescentou que Israel lutará "contra os monstros do Hamas até que a organização seja erradicada". O diretor da CIA, Bill Burns, que estava no Cairo participando das negociações de um cessar-fogo, deve chegar a Israel nesta segunda-feira. (Haaretz)

O governo israelense mandou fechar a Al Jazeera no país, alegando que ela ameaça a segurança nacional. Representantes do veículo classificaram a medida como uma "ação criminosa" e rejeitaram a acusação como uma "mentira perigosa e ridícula", que coloca seus jornalistas em risco. (CNN Brasil)

Para ler com calma. Mais de 2,2 mil pessoas já foram presas em manifestações pró-Palestina em universidades dos Estados Unidos desde o dia 18 de abril, segundo levantamento da CNN. As prisões aconteceram em mais de 45 campi em 25 estados. Embora um dos principais alvos dos protestos seja o presidente Joe Biden, chamado de "Genocide Joe" em cartazes, uma análise do Politico revela que o financiamento de fundações que organizam as manifestações vem justamente de filantropos que bancam também a campanha de Biden à reeleição. O Axios aponta como esses formandos viveram uma experiência universitária absolutamente fora do comum, que se iniciou com a pandemia de covid-19 e acaba, agora, sob a forte divisão em torno da guerra em Gaza. (CNN, Politico e Axios)

As novas regras do Tribunal Superior Eleitoral sobre impulsionamento de conteúdo político e eleitoral em redes sociais entraram em vigor e as plataformas começaram a se adequar. De um lado, Google e X deixaram de oferecer a opção desse tipo de anúncio. Já a Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp, não divulgou mudanças nesse sentido. O Kwai lançou no fim de abril um repositório para se adequar aos novos critérios. O TSE determinou, entre outras coisas, que as plataformas devem informar no repositório, em tempo real, o conteúdo, os valores, os responsáveis pelo pagamento e as características dos grupos populacionais que compõem a audiência da publicidade contratada. A Meta tem uma biblioteca de anúncios, mas não oferece "informações precisas" sobre os valores dos anúncios e a quantidade de pessoas atingidas. O Kwai também está fornecendo os dados de maneira incompleta. (Folha)

separador

Cultura

Como esperado, Madonna entregou tudo e mais um pouco nas areias de Copacabana, no sábado. A popstar se apresentou para 1,6 milhão de pessoas. Hits como Like a Prayer, Open Your Heart e Hung Up foram a trilha sonora para momentos quentes no palco, com participações de Anitta e Pabllo Vittar. Madonna homenageou figuras como Paulo Freire, Erika Hilton, Mano Brown, Marielle Franco, Marina Silva e Gilberto Gil, que tiveram fotos projetadas nos telões do palco em Copacabana. (g1 e Metrópoles)

Nas redes, não faltaram memes e piadas com a mega apresentação — o quinto maior show já registrado no mundo. (Folha e UOL)

O show rendeu uma série de fotos icônicas. (O Globo)

A sambista Beth Carvalho vai ganhar um museu em sua homenagem no Rio de Janeiro. O projeto de Gringo Cardia foi lançado no domingo, quando a cantora completaria 78 anos, com local já definido: a casa onde Beth passava férias em Maricá. O imóvel foi adquirido pela Prefeitura, que vai investir cerca de R$ 10 milhões nas obras. Também é previsto o lançamento de um livro com fotos pessoais e textos sobre a "Madrinha do Samba", morta em 2019. (O Globo)

O ator britânico Bernard Hill morreu na manhã de domingo, aos 79 anos. Ele era conhecido principalmente por sua atuação como Capitão Edward Smith, em Titanic, e como Rei Theóden, de Senhor dos Anéis. O papel que o lançou ao estrelato no Reino Unido foi o de Yosser Hughes no drama televisivo da BBC Boys from the Blackstuff. O retorno de Hill à TV aconteceria ontem na estreia da segunda temporada de The Responder, um drama também da BBC estrelado por Martin Freeman. (BBC)

"May the 4th be with you!" O trailer de The Acolyte (YouTube), nova série da saga Star Wars, foi apresentado na CCXP MX, no México, no sábado. A estreia é dia 4 de junho, no Disney+. (Omelete)

separador

Cotidiano Digital

A Meta anunciou novidades para dois dos principais produtos da companhia. No Instagram, os usuários terão novas ferramentas de interação nos Stories, entre elas a função "Revelar", que permite fotos ocultas liberadas aos seguidores através de DMs a quem as publicou, e o "Molduras", que dará um efeito de Polaroid às imagens. No WhatsApp, será possível identificar conversas que mais ocupam espaço no aparelho através de um filtro, que também vai permitir a localização mais rápida do que pode ou não ser deletado. A novidade pode ser encontrada na versão beta para Android e iOS. (TechCrunch e CanalTech)

Mais mudanças no comando da OpenAI. A criadora do ChatGPT já não conta mais com Diane Yoon, vice-presidente de Recursos Humanos, e Chris Clark, diretor de iniciativas estratégicas e não lucrativas. A companhia não se pronunciou sobre o assunto. As saídas ocorrem poucos meses após o CEO da empresa, Sam Altman, ser demitido no final do ano passado e recontratado logo depois. Yoon e Clark eram dois dos mais antigos diretores em atividade na OpenAI. (The Information)

Para ler com calma. Mais que desenvolvimento tecnológico, as ferramentas de Inteligência Artificial têm se tornado parceiras para adolescentes. Chatbots estão sendo criados para interagir com jovens que passam por problemas psicológicos. Uma das interfaces que o canadense Aaron (nome fictício) usa para obter conselhos e desabafar sobre problemas de relacionamento é a Psychologist, um chatbot criado para "ajudar com as dificuldades da vida". O mercado é amplo. Este, que é o principal produto da Character.AI, é acessado diariamente por 3,5 milhões de pessoas — com cerca de 95 milhões de interações já registradas. Mas não está claro como foi feito o treinamento da IA. (The Verge)



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.