Seja bem vindo
Cascavel,18/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Luciano Barros

Diamante do Sul tem na história política o DNA da família Tirelli


Diamante do Sul tem na história política o DNA da família Tirelli

O município de Diamante do Oeste, de vocação essencialmente agrícola, tem no DNA da família Tirelli um dos fatores mais relevantes pelo salto de qualidade de vida que a população local vem experimentando nos últimos anos. Prefeito de terceiro mandato, Darci Tirelli, do PL, tem trânsito político nas mais diversas correntes partidárias, mas sua fidelidade canina ao deputado federal Fernando Giacobo e ao deputado estadual Artagão Júnior lhe rende dividendos extraordinários, que são transformados em obras para a população. O desempenho é tão evidente que todas as ruas da cidade estão programadas para serem pavimentadas durante os próximos meses. Diante de tudo isso, não será surpresa se houver eleição única no município, devido aos altos índices de popularidade do atual mandatário, que deve se lançar em breve como pré-candidato em busca do quarto mandato. 

Em Guaraniaçu, Airton Simonetti tem condições de fazer a diferença


Conhecedor como poucos dos tortuosos caminhos que buscam aumentar a eficiência e resolutividade na área de saúde pública, a ponto de ser um referencial técnico e fonte de consultas sobre o SUS para o Governo do Paraná, o diretor-geral do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Cisop), Airton Simonetti, está sendo sondado para buscar um espaço maior na política partidária de Guaraniaçu. Filiado ao Republicanos, Simonetti tem musculatura política suficiente para encarar pesos pesados da política local, como o atual vice-prefeito José Aparecido Gracioso e o ex-prefeito Ronaldo Cazella. Simonetti conta também, a seu favor, com a capacidade que demonstrou ao desvelar os sinuosos novelos burocráticos que impediam a conclusão das obras do atual ambulatório de especialidades do Cisop, hoje uma estrutura referência estadual em qualidade e resolutividade nos atendimentos.  

Medianeira prepara terreno para uma disputa de gigantes

Quinta maior cidade da região Oeste do Paraná, Medianeira deve ter uma disputa eleitoral polarizada entre dois gigantes da política local. De um lado, o atual prefeito, Antônio França Benjamin, que tem feito um governo de resultados, tendo como braço direito o vice-prefeito, Evandro Mees, outro político promissor e bem articulado politicamente. Mees é hoje o principal escudeiro do titular e acumula experiência como policial federal. De outro lado, um titã da política regional: o ex-prefeito Ricardo Endrigo, que, em dois mandatos consecutivos, colocou a casa em ordem e trouxe investimentos inéditos para Medianeira, corre por fora e também consolida sua pré-candidatura. 

Em Céu Azul, Sperotto vai enfrentar uma frentona


Há 42 anos, o município de Céu Azul é governado pelos mesmos grupos políticos, que se digladiam a cada intervalo de quatro anos, em busca da manutenção - ou reconquista - do poder. Tudo indica que ficarão de fora nomes tradicionais como os ex-prefeitos Jaime Basso, Rogério Pasquetti e Germano Bonamigo e entram figuras, digamos, relativamente novas. O atual prefeito, Laurindo Sperotto, deve encarar adversários de peso no pleito de outubro. O ex-prefeito José Telles é um deles, com apoio do trio Basso, Pasquetti e Bonamigo. Corre por fora a pré-candidata Andreia Diesel, do Novo, uma grata surpresa para quem deseja a renovação. 

Arion anuncia professor como pré-candidato a vice

O professor Claiton Schlindwein (Podemos), de postura discreta e conduta respeitada na sociedade local, acaba de ser anunciado como pré-candidato na futura chapa de Arion Nasihgil, como pré-candidato a vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon. Bancário há 35 anos, Schlindwein também é conhecido por sua atuação no serviço comunitário. Com mais de 20 anos dedicados ao Lions Club, ocupou várias atribuições nesta entidade filantrópica. Além disso, tem um histórico de envolvimento em iniciativas de voluntariado que beneficiaram inúmeras pessoas na comunidade.

Foz do Iguaçu já contabiliza 12 pré-candidatos a prefeito

Sem chance de composições e acordos, Foz do Iguaçu deve bater o recorde de candidaturas a prefeito nas eleições de outubro. O recorde anterior foi na eleição passada, com oito postulantes, eleição que foi vencida por Chico Brasileiro e, então, candidato à reeleição. Agora, com Chico Brasileiro fora da disputa, sobram os seguintes nomes, que podem sofrer mudanças ao longo do percurso: Adnan El Sayed (PSD), Mateus Vermelho (PP), Dilto Vitorassi (PT), General Silva e Luna (PL), Luciano Alves (PSD), Ney Patrício (Podemos), Nilton Bobato (PV), Paulo Mac Donald (PP), Sâmis da Silva (PSDB), Sérgio Caimi (PMB), Sidnei Prestes (Republicanos) e Tércio Albuquerque (Avante).

Disputa interna causa agito em Santa Terezinha de Itaipu 


Pré-candidata à reeleição, com direito ao poderoso apoio do ex-prefeito Claudio Eberhard, a prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Karla Galende, do PSDB, aguarda a definição do PSD para escolher quem será seu adversário nas urnas na eleição municipal de 6 de outubro. São eles Evandro Perin, Valdecir Parnoff e Wagner Xavier.  Mas nem tudo são flores no caminho à reeleição de Karla: ela carrega o peso de o mesmo grupo estar há mais 12 anos no comando da cidade. 

Gileade escolhe Ferroquinha como candidato a vice-prefeito em Guaíra

O atual vice-prefeito de Guaíra, Gileade Osti, pré-candidato à sucessão do prefeito Heraldo Trento, que comanda o grupo político “Guaíra em Boas Mãos” (PSD, PP, PL e União Brasil) optou pela escolha de um pré-candidato a vice com experiência legislativa: o vereador Luiz Ferroquina. Fiel escudeiro de Heraldo Trento, Gileade Osti tem bom trânsito com segmentos da juventude e com a comunidade evangélica, além de ter capacidade política já testada e maturidade suficiente para compor uma articulação política favorável ao grupo da situação. 



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.