Seja bem vindo
Cascavel,18/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Itaipu completa 50 anos com celebração para empregados

Brasileiros(as) e paraguaios(as) festejaram juntos o aniversário da maior geradora de energia do planeta


Itaipu completa 50 anos com celebração para empregados Assessoria

A Itaipu Binacional comemorou seus 50 anos de fundação na manhã desta sexta-feira (17), com uma cerimônia para os empregados e empregadas brasileiros(as) e paraguaios(as), na pista localizada em frente ao Edifício da Produção, onde trabalha a maior parte das equipes da Diretoria Técnica da usina. A festa celebrou, ainda, os 40 anos de produção de energia e os 3 bilhões de megawatts-hora alcançados em março deste ano.

Os diretores-gerais brasileiro, Enio Verri, e paraguaio, Justo Zacarías Irún, participaram do evento. Enio Verri falou sobre a qualidade técnica do corpo funcional e dos avanços na negociação do acordo. “Itaipu foi construída para trabalharmos ombro a ombro. São vocês que constroem essa empresa a cada dia, sempre convivendo. Essa boa relação se reflete também na elaboração de um acordo positivo para os dois países, que vai permitir que o desenvolvimento continue”, disse.

O diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías Irún, reforçou o desafio de construir uma obra dessa grandeza há 50 anos, “quando não havia computadores, muito menos inteligência artificial. Foi um desafio humano, e que foi sendo superado aos poucos – projeto, construção, operação”. E completou: “mas o maior desses desafios é a união pacífica de duas nações tão diferentes, e que perdura até hoje”, finalizou.

Além dos dois diretores-gerais, participaram também o diretor técnico executivo, Renato Sacramento, e o diretor técnico, Hugo Osvaldo Zárate; a diretora jurídica executiva, Iris Magnolia Mendoza Balmaceda, e o diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari; o diretor administrativo executivo, Justino Abraham Caballero, e o diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha; o diretor financeiro executivo, André Pepitone da Nóbrega, e o diretor financeiro, Rafael Lara Valenzuela; e o diretor de Coordenação executivo, Julio Paredes Duarte. O governador da província de Alto Paraná, Cesar Landy Torres, e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, também estiveram presentes.

Renovação

Como toda boa festa, teve música, com apresentações do Coral de Itaipu e da orquestra Hydro, com instrumentos de água; boa comida, que os convidados apreciaram enquanto reviam amigos de outras áreas da usina; e uma surpresa: a apresentação do teaser do documentário sobre os 50 anos de Itaipu produzido pela margem brasileira da usina. A série de 8 episódios será exibida nos cinemas, em breve.

Também teve presente. Os diretores-gerais assinaram o documento que permitirá a reforma e ampliação do Edifício da Produção. Avaliada em mais de U$ 35 milhões, a obra não apenas modernizará as instalações, como proporcionará um ambiente de trabalho mais adequado para as equipes.

Inaugurado em dezembro de 1996, o Edifício já não atende mais às necessidades de tecnologia, como cabeamentos, e de espaço para os empregados e empregadas. O edifício tem uma área construída de 10.900 metros quadrados, sendo 7 mil metros quadrados de escritórios, com instalações para 642 postos de trabalho.

Orgulho

Dos 1.233 empregados que a Itaipu tem atualmente no lado brasileiro, 1.100 têm menos de 50 anos – ou seja, não eram nem nascidos quando a empresa foi fundada. Isso não os impede de se sentirem parte da história.

Alexandra Severo e José Ricardo de Oliveira trabalham lado a lado na Divisão de Gestão da Comunicação. Ela está na empresa há 17 anos; ele, há cinco meses. E os dois compartilham a alegria de fazer parte da Itaipu. “Tenho muita sorte de ter chegado e já ser tão bem recebido”, disse ele. Alexandra conta: “minha família veio para Foz para trabalhar na Itaipu, então, estar aqui hoje é um orgulho para todos”.

Entre os paraguaios, o sentimento era o mesmo. “Esta festa está muito linda. E o melhor é poder compartilhar com tantos amigos, de tantas áreas diferentes. Essa união é muito boa”, disse Roberto Demestri Rigoni, do Departamento de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas.

Comunidade

A festa dos 50 anos de Itaipu continua. Neste domingo (19), no Gramadão da Itaipu, haverá show gratuito do cantor Jão e apresentações de drones, do grupo Lightwire e do DJ Jujuba. O público também poderá fazer doações para as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Serão arrecadados roupas, calçados, alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente, fraldas e absorventes. No caso de roupas, é importante que as peças masculinas e femininas sejam separadas antes da doação e identificadas, e pares de calçados devem estar amarrados um ao outro.


Assessoria 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.