Seja bem vindo
Cascavel,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Banco de Olhos de Cascavel completa 18 anos

A estrutura já mudou a vida de milhares de pacientes que ganharam a possibilidade de enxergar o mundo de novo


Banco de Olhos de Cascavel completa 18 anos Assessoria


Poucas cidades têm o privilégio de contar com um Banco de Olhos e Cascavel é uma delas. A estrutura acaba de completar 18 anos e já mudou a vida de milhares de pacientes que ganharam a possibilidade de enxergar o mundo de novo. 

O transplante é o divisor de águas, que depende necessariamente da doação de córneas. Em 2023 o Banco de Olhos de Cascavel realizou 323 captações, totalizando 644 córneas. A taxa de recusa ficou em 4,2%

No Paraná, nos dois primeiros meses de 2024  foram realizados 122 transplantes de córnea, sendo que   19  aconteceram do Hospital de Olhos de Cascavel, posicionado entre os principais centros oftalmológicos do Sul do Brasil. 

Dados do Sistema Estadual e Transplantes do Paraná mostram que em janeiro de 2024 aconteceram 31 doações em janeiro, com 37 distribuições. Em fevereiro foram 24 doações e 31 distribuições. Assim, no primeiro Bimestre foram totalizadas 55 doações, que somam 110 córneas captadas, com 68 distribuições. Durante o período foram contabillizadas 19 recusas, uma taxa de 3,7%.

Por outro lado, na fila de espera estão 1.115 pacientes, dependendo da solidariedade, de um ato de amor. A doação de córneas depende do sim dos familiares que perderam seus entes queridos. "As córneas só podem ser doadas após o falecimento do doador. Por isso é importante que em vida a conversa sobre doação de órgãos aconteça dentro dos lares. Na maioria das vezes a morte não é esperada e a tomada de decisões fica mais difícil. A captação é rápida e a fisionomia do doador é preservada após a doação, não havendo nenhuma alteração em sua aparência", explica a diretora-técnica do Banco de Olhos de Cascacavel, Selma Miyazaki. 

O QUE É UM BANCO DE OLHOS?

Bancos de olhos são entidades sem fins lucrativos que se comprometem com as etapas que envolvem a doação de tecidos oculares, passando pela retirada, avaliação, armazenamento e distribuição. A Central de Transplantes é quem regula a destinação. 

O Banco de Olhos de Cascavel realiza as captações em Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco, Medianeira, Assis Chateaubriand, Palotina.

Assessoria







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.