Seja bem vindo
Cascavel,07/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Educação no trânsito envolve mais de 230 alunos da rede municipal

Nesta quarta-feira (24) os alunos foram até as quadras das escolas para uma simulação do dia a dia no trânsito


Educação no trânsito envolve mais de 230 alunos da rede municipal Assessoria

Aprender as cores do semáforo, ou mesmo olhar para os dois lados no momento de atravessar a rua são lições simples, mas importantíssimas que são ensinadas no projeto “Anjos da Guarda: A Educação no trânsito Salvando Vidas”, realizado através do Conselho da Comunidade Comarca de Corbélia, e coordenado pelo Policial Militar Vanderlei Soares Silva.

O projeto já está em sua segunda edição, desenvolvido com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental das escolas Municipais São José, 1° de Maio, Dom Bosco, Castro Alves, Tancredo Neves e Anita Garibaldi. Nesta quarta-feira, 24, os alunos foram até as quadras das escolas para uma simulação do dia-a-dia no trânsito como explica o Vanderlei.

Segundo Silva o Plano de aulas contempla três aulas teóricas e duas aulas Práticas com total de cinco aulas por turma, ensinando conceitos de trânsito, regras, normas e procedimentos na utilização das vias públicas, comportamento nas dependências da escola e em lugares de aglomeração de pessoas.

"Alguns alunos representam os veículos, outros são os pedestres e outros os guardas de trânsito. É na prática, vivenciando o trânsito, visualizando a situação que eles irão assimilar o aprendizado. Neste momento, fazemos tudo com segurança. É o momento de treinamento das crianças. Construímos uma pista de trânsito cenográfica, com veículos e placas de sinalizações. Para isso as escolas confeccionam placas de sinalizações, faixa de pedestre, semáforo, rotatória, carros (de papelão, EVA, PETI entre outros materiais de vossas preferências), bicicletas, entre outros, conforme preferências, possibilidades e criatividade.”

Durante essas simulações, os alunos recebem orientações, como o momento certo para atravessar a rua, os limites de velocidade, segurança para atravessar, e itens de segurança como uso do cinto. “Também trabalhamos sobre ética e cidadania, o conceito de “Liberdade”, falando também de maneira didática, clara e objetiva sobre Limites; nossos direitos e deveres como cidadãos que caracterizam o respeito as normas, regras, leis e procedimentos que regem o bom convívio social.”

A Coordenadora Geral da Secretaria de Educação, Patrícia Dalla Vecchia, acompanhou as aulas na prática, e por mais um ano ela observa como é benéfico o resultado dessa parceria, que gera uma noção de aprendizado e conhecimento que é replicada ano após ano. "Esse momento gera um impacto positivo na formação de uma consciência sobre segurança no trânsito, que é transmitida de geração em geração. Essa parceria com a PM, com o Policial Silvio, é primorosa para professores, mas principalmente para a sociedade", enfatizou Patrícia.

A próxima fase é a segunda aula prática em que todos irão para as ruas, calçadas e praças com o apoio e presença da Polícia Militar. “Realizando atividades educativas com a participação de profissionais do ensino, agentes de autoridades de trânsito: Polícia Militar, Detran, Ministério público, Poder judiciário, Defesa civil, Bombeiros Comunitários, Conselho Da Comunidade, Conselho de Segurança, Conselho Tutelar, Associação Comercial, demais órgãos e entidades representativos e sociedade” finaliza o Policial Militar Vanderlei Soares Silva.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.