Seja bem vindo
Cascavel,30/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Especialista alerta impactos que a dengue pode causar nos olhos

Mesmo em casos leves, é recomendado o acompanhamento oftalmológico para avaliar lesões


Especialista alerta impactos que a dengue pode causar nos olhos  Assessoria

O sintoma mais comum da dengue, relacionado aos olhos, é a dor. Entretanto, a doença pode trazer outros sinais, que se não tratados têm a possibilidade de levar a complicações futuras. “Um deles é a visão borrada, mancha escura central, que é o que chamamos de escotoma e outros problemas mais sérios como hemorragia e alterações na retina. Estas complicações relacionadas com a dengue acontecem por um mecanismo parecido com o que ocorre no restante do organismo, principalmente pela saída do sangue do vaso sanguíneo”, explica o oftalmologista do Hospital de Olhos de Cascavel, Rafael Trevisol.

Acompanhamento médico

Uma vez instalada a doença, a recomendação é reforçar a hidratação e buscar acompanhamento médico para monitorar a evolução dos sintomas. Posteriormente, é indispensável a consulta de um oftalmologista para avaliação de possíveis edemas oculares. “De forma geral, quadros leves da doença não costumam trazer sequelas futuras, no entanto é importante que o acompanhamento seja feito para justamente avaliar se o quadro é leve ou se teve alguma alteração ou lesão no olho”, recomenda.

Quando a doença evolui para a forma mais grave, a importância da avaliação dos impactos na visão é ainda mais necessária. “Os quadros graves envolvem geralmente algum episódio de sangramento, o que pode trazer uma repercussão muito importante nos olhos, inclusive com sequelas que não são possíveis de tratar no futuro. Um exemplo extremo dessas complicações é uma baixa importante da visão, que pode levar à cegueira inclusive. Se você teve dengue ou está passando pela doença, saiba que é importante procurar o oftalmologista para fazer uma avaliação” alerta.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.