Seja bem vindo
Cascavel,14/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Canal Meio

Escândalo do INSS reverte melhora na popularidade de Lula


Escândalo do INSS reverte melhora na popularidade de Lula

O escândalo do INSS, como era de se esperar, afetou a popularidade do presidente Lula. A colunista Mônica Bergamo revelou que pesquisas internas do governo já mostram que a avaliação positiva do presidente, que vinha subindo lentamente desde março, voltou a cair em maio, depois que a fraude dos descontos de aposentados e pensionistas foi revelada. As sondagens apontam que o percentual dos que consideram o governo “ruim ou péssimo” voltou a ser maior do que o percentual dos que consideram que ele é “bom ou ótimo” — o último Datafolha havia indicado um aumento de 24% para 29% de “bom ou ótimo”. A frase de um dirigente do PT resume o estrago: “Caiu tudo de novo”. As próximas pesquisas Datafolha, Quaest e Ipec, que seguem a avaliação de Lula e vinham apontando recuperação em abril, devem confirmar a nova queda captada nas sondagens internas do governo. Apesar disso, marqueteiros que assessoram Lula acreditam que o presidente ainda pode se recuperar até 2026, contando com a força da máquina para tentar se reeleger. (Folha)

Enquanto isso, em Nova York, os governadores à direita e potenciais presidenciáveis, entre eles Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Ronaldo Caiado, de Goiás, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, se reuniram na Brazilian Week, do grupo Lide, onde também está o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Foi uma espécie de festival da oposição. O assunto foi praticamente só 2026, segundo a colunista Renata Agostini. A proposta do fim da reeleição ganhou força, num consenso de que isso permitiria uma maior alternância de candidatos e abriria chances para todos, em especial a essa geração de jovens governadores. Do outro lado, segundo Malu Gaspar, o presidente Lula já pediu a Fernando Haddad, ministro da Fazenda, que deixe a pasta em abril de 2026 para concorrer a algum cargo pelo PT — possivelmente, ao Senado por São Paulo. (Globo)

O INSS notificou nesta terça-feira, via mensagem por celular, cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios em favor de entidades associativas. Os segurados devem usar o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) para dizer se autorizaram ou não os descontos. Depois disso, as entidades terão 30 dias para comprovar as autorizações; caso não o façam, serão obrigadas a ressarcir os aposentados e pensionistas. Veja como proceder caso receba a notificação. (g1)

Rômulo Saraiva: “Partidos de esquerda e de direita, e seu respectivo eleitorado, promovem uma investigação de paternidade para saber ‘o responsável’ da roubalheira, ignorando que ladrão sempre foi apartidário e que esta fraude transitou nos dois governos. A propósito, desde 1947 já se pedia CPI para apurar irregularidade previdenciária”. (Folha)

Tá vindo!

Orlando

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), entrou nesta terça-feira com um recurso para que o plenário do STF reveja a decisão da Primeira Turma mantendo o processo contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) por suposta participação numa trama golpista. Tanto Motta quanto deputados oposicionistas admitem que a chance de o recurso prosperar é remota. A Câmara aprovou uma resolução trancando a ação, mas a Primeira Turma considerou a medida inconstitucional, já que a imunidade parlamentar só atingiria duas das cinco acusações contra o deputado. Segundo Motta, a decisão foi “respaldada por mais de 300 deputados”. O ex-presidente Jair Bolsonaro parabenizou Motta pela iniciativa. (CNN Brasil)

Causou celeuma e um certo constrangimento o depoimento da influenciadora digital Virgínia Fonseca na CPI das Bets no Senado para explicar a divulgação de sites de apostas em suas postagens. O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) elogiou Virgínia e pediu para fazer uma selfie com ela em plena sessão, no que foi atendido. O presidente da comissão, Dr. Hiran (PP-RR), não achou graça e repreendeu o colega, dizendo que a comissão “não é um circo”. No depoimento, Virgínia disse que segue as orientações do Conar e sempre alerta que os apostadores devem ter mais de 18 anos. (Poder360)

Meio em vídeo. As bets estão regulamentadas. Tem gente de tudo que é esfera fazendo propaganda, de Galvão a Cazé, de Virgínia a Vini Jr. Tem parlamentar pedindo selfie em CPI. Tem ministério jurando que está há quatro meses bolando uma política. Mas quem tem que ter responsabilidade é o jogador, o cidadão. Boa sorte! Confira a opinião de Flávia Tavares no Cá Entre Nós. (YouTube)

A esquerda latino-americana perdeu uma de suas mais importantes referências com a morte de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, vítima de um câncer de esôfago, aos 89 anos. A notícia foi dada nas redes sociais pelo atual mandatário e seu aliado, Yamandú Orsi. “Vamos sentir muito a sua falta, Velho querido. Obrigado por tudo que nos deste e pelo profundo amor a seu povo”, escreveu o presidente. José Alberto “Pepe” Mujica nasceu em Montevidéu em 20 de maio de 1935 e perdeu o pai aos oito anos, começando cedo a trabalhar como florista. Sua atuação política começou ainda na adolescência em grêmios estudantis e no Partido Nacional. Em 1963, entrou para a guerrilha de esquerda Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros, sendo preso pela primeira vez no ano seguinte. Em 1969 caiu na clandestinidade e participou de uma das mais ousadas ações da guerrilha, o ataque a instalações policiais, financeiras e de infraestrutura na cidade de Pando. Nos anos seguintes, foi preso e fugiu duas vezes, até ser capturado em agosto de 1972 e passar 13 anos na prisão. Com a anistia, em março de 1984, decidiu, assim como outros tupamaros, abandonar a luta armada e se integrar à vida política do país, elegendo-se deputado dez anos depois. Sua carreira avançou até ser eleito presidente no pleito de 2010. Em seu discurso de posse, listou o que considerava prioritário: “Educação, educação e educação”. Ao longo de seu governo, conseguiu aprovar a descriminalização do aborto e da maconha e o reconhecimento do casamento igualitário. Seu estilo de vida sem luxos e sua defesa de uma esquerda democrática fizeram de Mujica uma referência, mesmo após deixar o governo. No ano passado, descobriu o câncer durante um exame de rotina. O governo uruguaio decretou três dias de luto oficial. (El País)

“Grande amigo do Brasil.” Com essas palavras o Itamaraty lamentou em nota a morte de Pepe Mujica, lembrando que ele era um grande entusiasta do Mercosul e da integração latino-americana. O presidente Lula escreveu: “Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas”. Já a presidente do México, Claudia Scheinbaum, disse que ele foi “um exemplo para a América Latina e para o mundo inteiro pela sabedoria, pensamento e simplicidade que o caracterizaram”. (g1)

Em 2023 Mujica conversou com a repórter Mônica Manir para o Meio Político e manifestou sua preocupação com a falta de renovação entre os líderes da esquerda latino-americana. “Lula está enamorado, e isso é bom, mas ter 78 anos não é fácil, e o PT não é o mesmo com e sem ele”, disse. Também via a polarização política como uma enfermidade contagiosa da sociedade moderna mediada por uma tecnologia mal utilizada. Excepcionalmente esta edição do Meio Político está aberta a todos os assinantes. (Meio)

Mujica não tinha papas na língua. Defendia com veemência suas causas (“Quando deixamos a existência do aborto no mundo clandestino, quem deixamos em maior risco são as mulheres”), mas também cometia gafes, como dizer “esta velha é pior que o caolho”, comparando a então presidente argentina Cristina Kirschner a seu marido e antecessor Néstor. Relembre algumas frases do ex-presidente uruguaio. (Folha)

Quem acompanha o Meio é referência em qualquer conversa sobre política, história, cultura, tecnologia e comportamento. Porque a gente entrega análise e diferentes pontos de vista para você construir suas próprias opiniões. Assine o Meio Premium e destaque-se em meio à multidão.

separador

Viver

Os prejuízos das cidades com desastres climáticos, como seca, estiagem e o excesso de chuvas, já chegam a R$ 732,2 bilhões entre 2013 e 2024, segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios. Só no ano passado, as tragédias climáticas causaram um impacto negativo de R$ 92,6 bilhões. Em 12 anos, 95% dos municípios do país já foram atingidos ao menos uma vez por algum tipo de desastre, que geraram 70.361 registros de decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública. Nesse período, mais de 5 milhões de pessoas ficaram desalojadas, 1 milhão desabrigadas e quase 3 mil morreram. (g1)

Pela primeira vez, uma equipe de pesquisadores da University College London conseguiu captar o momento em que um coração começa a se formar. O vídeo mostra células cardíacas em um embrião de camundongo começando a se organizar espontaneamente em um formato semelhante ao de um coração logo no início do desenvolvimento. As imagens foram capturadas a cada dois minutos ao longo de 40 horas, mostrando as células se movendo, se dividindo e formando um órgão primitivo. Os cientistas afirmam que a técnica utilizada, chamada microscopia avançada de lâmina de luz, pode fornecer novos insights sobre defeitos cardíacos congênitos, que afetam quase um em cada 100 bebês. (Guardian)

Os vencedores do concurso fotográfico #ScientistAtWork de 2025 foram revelados pela revista Nature com as imagens que mostram os desafios de pesquisadores pelo mundo durante os seus trabalhos de campo. A foto vencedora geral foi a do biólogo Audun Rikardsen, enquanto luta contra ondas violentas em busca de baleias para rastreamento no Norte da Noruega. (Nature)

separador

Cultura

O Festival de Cannes começou nesta terça-feira com uma homenagem especial a Robert De Niro, que recebeu a Palma de Ouro honorária das mãos de Leonardo DiCaprio. Em seu discurso altamente político, o ator criticou Donald Trump chamando-o de “presidente filisteu” e inimigo das artes. Vencedor de dois Oscars, De Niro é conhecido por seu trabalho com o diretor Martin Scorsese em parcerias como Touro Indomável, Os Bons Companheiros e mais recentemente em Assassinos da Lua das Flores, que recebeu uma ovação de nove minutos em Cannes. Os trabalhos cinematográficos foram iniciados com Partir un Jour (Leave One Day), musical francês de Amélie Bonnin sobre uma chef famosa em crise de meia-idade. A 78ª edição do festival vai até 24 de maio. (Variety)

Após estrelar Wicked nos cinemas, o que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, Cynthia Erivo volta aos palcos para interpretar o papel principal e outros 22 coadjuvantes em Drácula, uma adaptação teatral do conto gótico de Bram Stoker, no West End de Londres. Dirigida por Kip Williams, a peça marca o retorno de Erivo aos palcos, que havia deixado em 2017, depois de seu papel vencedor do Tony Award como Celie em A Cor Púrpura, em Nova York, após dois anos em cartaz. A nova produção será apresentada por um período limitado de 16 semanas, de 4 de fevereiro a 31 de maio de 2026. (Deadline)

separador

Cotidiano Digital

A nova versão do Android promete mudar a cara e o ritmo do sistema operacional. Quatro anos depois da estreia do Material You, o Android 16 vai estrear a versão 3 do design, com foco em tornar a interface mais fluida. Entre as mudanças mais visíveis estão as animações, que agora reagem de forma sutil ao toque, a barra de notificações também ganha profundidade, com desfoques e sombreamentos que ajudam a lembrar quais aplicativos estão rodando ao fundo. Outros destaques incluem temas de cores dinâmicas, tipografia personalizável e atualizações ao vivo de apps como Uber ou iFood direto na parte superior da tela. (ZD Net)

TikTok com IA generativa. A rede social lançou um novo recurso, chamado AI Alive, que permite transformar imagens estáticas em vídeos curtos e animados para os Stories da plataforma. Será possível criar vídeos em diferentes estilos, que vão de anime a estética retrô. A ferramenta sugere frases para guiar a animação, mas o usuário também pode criar suas próprias. Testes iniciais mostram resultados curiosos, de gatos com movimentos robóticos, transformações visuais inusitadas e até animações com elementos totalmente aleatórios. (Engadget)

Meio em vídeo. No novo episódio de Pedro+Cora, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai falam sobre as próximas mudanças da Apple. Também discutem a acusação da Epic Games, criadora do Fortnite, contra a Apple por cobrar uma taxa de 30%, e as ações antitruste contra a big tech devido ao abuso de seu poder de grande monopólio da empresa. Confira. (YouTube)



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.