Fiep e Secretaria do Trabalho formam alunos do projeto Mídias Digitais
O curso, ministrado pelo Senai, teve carga horária de 100 horas e foi oferecido presencialmente em 30 turmas para jovens a partir de 18 anos

O diretor Evaldo Kosters representou o Sistema Fiep, na noite desta segunda-feira (12), na cerimônia de formatura do projeto “Mídias Digitais – Aluno de Sucesso”, realizada no Senai Celso Charuri, em Curitiba. O evento celebrou a trajetória de jovens que concluíram o curso com foco em marketing digital e produção de conteúdo, dentro de uma iniciativa que promoveu oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho.
A ação foi promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), em parceria com a Heineken Brasil e o Senai Paraná. No total, foram ofertadas 600 vagas em 17 municípios do Estado. O curso, ministrado pelo Senai, teve carga horária de 100 horas e foi oferecido presencialmente em 30 turmas para jovens a partir de 18 anos. O projeto também teve interface com o IEL Paraná, na oferta de um complemento formativo para os estudantes.
Em seu discurso, Evaldo Kosters destacou a importância da iniciativa como catalisadora de mudanças concretas na vida dos alunos. “Não tenho dúvidas de que este evento representa muito mais do que o encerramento de um curso. Ele simboliza o início de perspectivas profissionais promissoras, com base sólida numa educação de qualidade”, afirmou.
Formação conectada
Com foco na capacitação técnica em ferramentas digitais — como pacote Office, edição de vídeos, inovação, criatividade e competências empreendedoras — o curso buscou alinhar o conteúdo às exigências de um dos setores que mais crescem globalmente: o de tecnologia da informação e marketing digital.
Para viabilizar a participação dos estudantes, foi oferecida uma bolsa de R$ 625, condicionada ao desempenho acadêmico. No total, 298 alunos concluíram o curso no estado e estão sendo certificados pelo Senai-PR. Os três melhores alunos de cada turma recebem, ainda, notebooks como premiação, incentivando a excelência e a permanência nos estudos.
“Temos plena convicção de que investir na qualificação dos jovens é investir no futuro do nosso Estado”, reforçou o diretor da Fiep, acrescentando que o projeto é uma demonstração concreta do compromisso do Senai Paraná com a promoção de uma educação profissional de excelência.
Parceria estratégica
O apoio da Heineken Brasil ao projeto foi viabilizado como contrapartida no programa Paraná Competitivo, coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). A iniciativa estadual visa atrair investimentos produtivos, promover o desenvolvimento econômico e fortalecer a indústria regional.
Entre 2020 e 2021, a empresa investiu aproximadamente R$ 865 milhões em sua unidade fabril de Ponta Grossa, ampliando em 75% sua linha de produção. “Os investimentos que a Heineken tem feito no estado não apenas fortalecem nossa economia, mas também transformam vidas, como as que celebramos hoje”, ressaltou Kosters.
Além da formação em mídias digitais, a mesma parceria viabilizou o projeto Qualifica Paraná Mais Mulheres, voltado à capacitação de mulheres para atuação na construção civil — ampliando ainda mais o impacto social das iniciativas.
Senai amplia ações de qualificação
Durante o evento, Kosters também destacou o trabalho contínuo do Sistema Fiep em parceria com a SETR, mencionando os resultados do programa Qualifica Paraná, que capacitou mais de 8 mil pessoas em 2024. Para 2025, por meio das unidades móveis do Senai Paraná, já estavam previstas 622 novas turmas em 311 municípios, com mais de 11 mil vagas em cursos ligados a 13 setores industriais.
Um novo convênio firmado recentemente entre o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, e o secretário Do Carmo, prevê 137 novas turmas e 2.725 vagas gratuitas em cursos presenciais das unidades fixas do Senai. “É por meio de cooperações como essas que conseguimos ampliar o acesso a oportunidades e promover o desenvolvimento social e econômico de maneira sustentável em nosso estado”, pontuou Kosters.
Faça parte da Comunidade do WhatsApp da Fiep. Entre direto clicando aqui.
Assessoria
COMENTÁRIOS