Bolão feminino de Toledo conquista título da Chave Oeste do Paranaense
Mesmo com 2ª posição na última etapa, realizada em Cascavel no último fim de semana, ABT obteve maior pontuação no geral e disputará final da etapa estadual

A equipe feminina da Associação de Bolão de Toledo (ABT) sagrou-se campeã da Chave Oeste na categoria Adulto do Campeonato Paranaense de Bolão, encerrado no último fim de semana. Mesmo com a segunda colocação na quinta e última etapa (disputada em Cascavel), o desempenho acumulado ao longo da competição garantiu à equipe toledana a maior pontuação geral e o título regional.
Na etapa decisiva, disputada no último fim de semana, as anfitriãs levaram a melhor, com 1.289 pinos derrubados, apenas quatro a mais que as representantes de Toledo, que somaram 1.285. O terceiro lugar ficou com Santa Helena, que derrubou 1.222 pinos; Marechal Cândido Rondon e Entre Rios do Oeste fizeram 1.219 e 1.057 pontos, respectivamente.
Toledo encerrou o circuito com 24 pontos, resultado dos três títulos e um vice-campeonato obtido nas cinco etapas disputadas. Cascavel ficou na segunda colocação geral, com 23,5 pontos. Em seguida, vieram Marechal Cândido Rondon (14 pontos), Santa Helena (11) e Entre Rios do Oeste (7,5).
A ABT, formada exclusivamente por atletas residentes no município e treinada por Mirtes Brixner (que também atua como jogadora), garantiu a presença de Toledo no Paranaense Série Ouro. Marcada para ocorrer entre os dias 20 e 23 de novembro, em Coronel Vivida, a final estadual terá também as presenças de Toledo, que se classificou via Chave Oeste, além de Marechal Cândido Rondon, por ter sido campeã no Paranaense Série Prata do ano passado.
Segundo a vice-presidente da Associação de Bolão de Toledo (ABT) e integrante da equipe campeã, Clarice Giachini, o desempenho de destaque é resultado de um trabalho contínuo de formação e aprimoramento técnico ao longo de todo o ano. “Nossa preparação é o ano todo, pois temos várias competições. É um trabalho que começa com o campeonato municipal, que usamos como base para identificar novos talentos. É a partir desta observação que formamos a seleção que disputa competições como o Campeonato Paranaense e os Jogos Abertos do Paraná, que vamos disputar em Campo Mourão em novembro”, detalha.
Clarice foi o “braço de prata” da Chave Oeste do Paranaense, com média de 167,4 pontos por etapa, atrás somente de Teresinha Heck (Cascavel, com 170,2) e à frente de Marcia Bernadett Turmina Chiesa (Cascavel, com 166,8). “Somando masculino e feminino, temos 127 atletas federados que moram em Toledo. Alguns deles representam municípios da região, o que é o caso das duas atletas que fizeram companhia para mim neste pódio”, comenta.
Assessoria
COMENTÁRIOS