Seja bem vindo
Cascavel,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Saúde feminina: tema deve ser destaque além de março e outubro

Alguns exames devem ser feitos anualmente para diagnosticar condições de forma rápida e alterações que podem levar a um câncer


Saúde feminina: tema deve ser destaque além de março e outubro Assessoria

O mês de março é uma época de celebração e reflexão sobre a importância da mulher na sociedade. Além disso, junto com outubro, também é conhecido como o mês da conscientização e cuidado com a saúde feminina. Neste contexto, é fundamental destacar a relevância de inserir exames preventivos na rotina e garantir que o esquema vacinal esteja em dia, além de entre outros cuidados essenciais para a promoção da saúde e bem-estar da mulher. 

Conforme a Oncologista Clínica do CEONC Hospital do Câncer em Cascavel, doutora Michelle Herrmann, é importante que a mulher sempre reserve um momento do ano para rotinas de prevenção e esteja atenta aos sinais do corpo.  

“Além disso, ter uma boa alimentação, manter o peso corporal através de uma dieta saudável e prática de exercícios físicos é essencial. Além disso, para prevenir o câncer e diabetes e manter a pressão arterial normal, é preciso evitar bebidas alcóolicas e o tabagismo”, pontua. 

Um dos exames mais importantes da lista para check-up feminino é o Papanicolau, que ajuda a prevenir o câncer de colo de útero. A mamografia não fica de fora da lista, pois detecta microcalcificações na mama, que são as alterações iniciais que podem indicar o surgimento de nódulos, assimetrias e câncer de mama. Na lista também estão o ultrassom transvaginal, de mamas, pélvico,  tireóide e abdômen total. 

Os exames de sangue não ficam de fora, pois ajudam a identificar anormalidades. O hemograma completo, por exemplo, identifica possíveis alterações que podem ocasionar anemia, leucemia, causas de fraqueza, febre e perda de peso, infecções virais e bacterianas, alergias, entre outros; colesterol total e frações (HDL, LDL, VLDL) e triglicerídeos, que servem para avaliar os níveis de gordura no sangue, além de outros importantes para avaliar a saúde. No exame de sangue também é possível avaliar os níveis hormonais da mulher, a exemplo do LH (hormônio luteinizante), que está relacionada com a capacidade reprodutiva da mulher. 

“A lista de exames é extensa, mas é preciso que a mulher esteja atenta a possíveis alterações na sua saúde e, diante de qualquer anormalidade, procure ajuda médica. É importante ressaltar que, quanto antes for feito o diagnóstico de uma doença, maiores são as chances de cura”, reforça.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.