Seja bem vindo
Cascavel,22/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

The News

Beneficiários do governo sustentam base de aprovação do Lula III

simplicidade - bom dia. a felicidade não está nas grandes conquistas, mas nas pequenas alegrias, como rir com amigos e compartilhar momentos simples. no fim, tudo se resume ao que você faz — e com quem faz.


Beneficiários do governo sustentam base de aprovação do Lula III

NA EDIÇÃO DE HOJE

📊 Aprovação de Lula fica estagnada, mas cresce para quem depende do Estado

🤚 China veta chips da Nvidia e aumenta pressão na guerra tecnológica

💊 Medicamentos entram no radar do grande varejo

🧑 Solidão e família: os dois maiores problemas da juventude americana

💰 Super Quarta corta taxa de juros nos EUA e mantém taxa Selic

🎙️ Você também pode ouvir a edição de hoje, clicando aqui.

 
Quinta-feira, 19/09/2025 | Anuncie aqui
 
BRASIL

Beneficiários do governo sustentam base de aprovação do Lula III

Estagnada. Essa é a palavra que pode definir a atual popularidade de Lula, de acordo com dados divulgados pela pesquisa Genial/Quaest.

Depois de altas consecutivas puxadas pela recuperação da imagem do governo após o tarifaço de Trump em julho, o presidente agora apresenta uma aprovação de 46%, contra 51% que desaprovam seu mandato.

(Imagem: g1)

Mas, dentro dessa mesma pesquisa, um dado salta aos olhos — e pode mostrar muito sobre como uma ajuda ($) do Estado pode ajudar na popularidade dos governantes.

O destaque está no recorte de beneficiários do Bolsa Família. Nesse grupo, a aprovação de Lula subiu para 64%, contra 32% de desaprovação. Do outro lado, os que não recebem benefícios governamentais, desaprovam o Lula III em 55%.

(Imagem: Quaest)

Um dos fatores que tem ajudado a melhorar a percepção do governo nesta base são justamente a proposta de novos programas sociais, como:

  • Elevar o teto da Minha Casa, Minha Vida;

  • Novo vale gás para mais de 60 milhões de pessoas;

  • Linhas de crédito para reformas de casas e financiar a compra de motocicletas.

O dado é relevante porque +94 milhões de brasileiros dependem de programas sociais federais — número de quase duas Argentinas. No Bolsa Família, concentrado no Cadastro Único, estão 57% desses beneficiários.

Mas não pense que isso é de hoje. Embora derrotado nas últimas eleições, Bolsonaro também usufruiu do mesmo meio. Em março de 2022, o presidente à época viu sua reprovação cair de 45% para 23% entre os beneficiários do Auxílio Brasil, programa criado no seu governo.

Passava das 22h30 quando o plenário da Câmara aprovou, por 311 votos a 163, o regime de urgência para o projeto que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8/1.

A decisão de levar o tema à votação partiu do presidente da Casa, Hugo Motta, após reunião com líderes partidários. Segundo ele, o país ‘‘precisa ser pacificado’’.

Com a urgência aprovada, o projeto ganha prioridade: pode ser votado a qualquer momento diretamente em plenário, sem necessidade de análise prévia pelas comissões.

COMPARTILHAR

 
MUNDO+TECH

China barra Nvidia e aumenta guerra dos chips

(Imagem: Getty Images)

#decepcionado. Foi assim que Jensen Huang, CEO da Nvidia, reagiu à notícia de que a China proibiu grandes empresas como ByteDance e Alibaba de comprarem seus chips de AI.

Nos últimos meses, os negócios da Nvidia na China têm sido uma verdadeira montanha-russa.

  • Em abril, o governo Trump suspendeu as vendas do chip H20 para o país em meio à guerra comercial, citando “segurança nacional”.

  • Quatro meses depois veio o alívio. Trump e Huang fecharam um acordo que liberava as negociações em troca de 15% da receita das vendas chinesas para Washington.

Agora, Pequim mudou o jogo. Além de barrar o novo chip RTX Pro 6000D, abriu uma investigação antimonopólio contra a empresa pela compra da israelense Mellanox.

A briga vai além do business. A disputa por chips é o coração da guerra tecnológica entre EUA e China.

Para a Nvidia, que depende desse mercado gigantesco, é mais um golpe — e Huang já disse que orientou analistas a não contarem com a China nos deals futuros.

Ainda falando do mundo tech e de negociações entre EUA e China, Trump deve anunciar amanhã que Oracle, Silver Lake e Andreessen Horowitz devem controlar 80% da nova entidade que vai gerir o TikTok nos EUA,

  • restante vai ficar nas mãos de investidores chineses, em um acordo que está sendo costurado entre Washington e Pequim.

Os usuários americanos, no entanto, vão ter que baixar um novo app — já em testes — para continuar usando a plataforma.

COMPARTILHAR

 
NEGÓCIOS

Pão, sabão em pó e aspirina no mesmo carrinho?

(Imagem: ChatGPT)

Supermercados sempre brigaram por espaço na prateleira. Mas a próxima batalha não será mais pelo café ou sabão em pó — mas, sim, pelos remédios.

Uma proposta aprovada em comissão no Senado abre caminho para que grandes redes passem a operar farmácias dentro dos supermercados.

Na prática, as farmácias vão poder ser próprias dos supermercados ou operadas por drogarias licenciadas, mas terão de seguir regras rígidas

  • Nos EUA, o movimento já é comum. Enquanto grandes mercados vendem medicamentos, redes farmacêuticas como CVS e Walgreens também comercializam produtos de mercados.

Para o consumidor, a promessa é mais acesso e preços menores. Para farmácias independentes, o risco é perder espaço para redes com poder de barganha incomparável.

Somente no ano passado, as redes movimentou mais de R$ 160 bilhões, valor bem inferior ao dos mercados, que faturaram R$ 1 trilhão no mesmo período — quase 10% do PIB nacional.

COMPARTILHAR

 
APRESENTADO POR SMILES

Você é aquele amigo que já volta da viagem pensando na próxima?

Acabou de embarcar no voo e já tá salvando reels de novas viagens. É um ciclo sem fim, mas do melhor tipo.

E, pra quem vive nesse ritmo e já é cliente da Smiles — o programa de fidelidade gratuito da GOL — existe um jeito de ir ainda mais longe: o Clube Smiles. Uma assinatura que conquista o coração dos viajantes:

  • Milhas todo mês, com validade de até 10 anos ou até sem expiração (dependendo do plano).

  • Bônus turbinados em promoções de transferência de pontos do cartão.

  • Descontos garantidos em passagens aéreas.

  • 5 reservas gratuitas de passagens GOL pra segurar o preço por até 72h.

  • Ofertas exclusivas que chegam antes de todo mundo.

Ou seja: enquanto muita gente ainda tá esperando uma promoção cair do céu, quem é do clube já tá planejando a próxima decolagem com vantagens exclusivas.

A pergunta não é “se” você vai, mas “quando” — e o Clube Smiles é a resposta. 👉 Vem ver.

 
TENDÊNCIAS

A geração mais conectada — e mais solitária

Celular na mão, vazio no peito. Uma pesquisa recente realizada com jovens de 13 a 24 anos nos EUA revelou um dado curioso:

Metade dos jovens afirma sofrer com sentimentos de solidão, proporção praticamente igual aos que relatam vivenciar problemas familiares.

Os dados desafiam a narrativa simplista de uma “crise geral” de saúde mental. O que aparece, na verdade, é um cenário desigual:

Jovens LGBTQ+ classificam sua saúde mental como ruim em uma taxa quase 3x maior do que os demais.

Quem tem dificuldade de pagar despesas básicas também enfrenta problemas em proporção 3x maior do que aqueles que vivem com mais conforto.

(Imagem: Axios)

A lista de fatores que mais impactam a vida emocional inclui, além da solidão e das tensões familiares, a sensação de não ter um caminho claro (45,1%) e a pressão escolar (33,8%).

Zoom out: O dado americano conversa OMS, que aponta que 1 em cada 6 pessoas sofre de solidão no mundo, principalmente a geração mais nova, com índices que superam os 20%.

COMPARTILHAR

 
APRESENTADO POR TRUE

O que é melhor: 6 ou 9 horas de sono? 😴

Pesquisas mostram que 6 horas de sono profundo valem mais que 9 de sono leve. Ou seja, não é a quantidade, mas a qualidade, especialmente o sono REM, que garante recuperação e energia real no dia seguinte.

Magnésio + Inositol Relief 3.0 é um suplemento clean label que ajuda o corpo a relaxar e regular o ciclo noturno, favorecendo um descanso profundo e restaurador.

🌜 Descubra aqui seu sabor noturno e aproveite 20% OFF com o cupom VIVATRUE.

 
ECONOMIA

A notícia tão aguardada por Trump chegou

(Imagem: Giphy)

Sorriso de orelha a orelha. É assim que o presidente americano está com a notícia da redução da taxa de juros americana em 0,25 p.p., levando a taxa para a faixa de 4% a 4,25% ao ano — o primeiro corte em 9 meses.

  • A decisão já era esperada após sinais de enfraquecimento do mercado de trabalho americano.

Desde que assumiu pela 2ª vez o comando da Casa Branca, o presidente vinha fazendo fortes críticas ao Fed para que houvesse uma redução, já que juros menores poderiam turbinar a economia.

E o que nós temos a ver com isso?

Para o Brasil, a notícia é positiva. Quando os juros americanos caem, os títulos do Tesouro dos EUA passam a render menos, fazendo com que investidores busquem alternativas que paguem mais — como é o caso do Brasil, com juros historicamente altos.

Na prática, isso significa mais dólares entrando, o que ajuda a valorizar o real e reduzir pressões inflacionárias.

O resultado do movimento americano já pode ser sentido, com o Ibovespa batendo novo recorde, fechando em 145.594 pontos — alta de 1,06%.

Por aqui, os juros ficaram no mesmo nível. Como já era previsto, o Banco Central manteve a taxa Selic em 15% ao ano — maior patamar em quase duas décadas.

COMPARTILHAR

 
CURIOSIDADE DO DIA POR MOTOROLA

Você compraria um brinco que toca música?

É até difícil de visualizar, mas aqui você entende como a Motorola transformou essa ideia em realidade com a The Brilliant Collection, em uma colaboração exclusiva com a Swarovski.

 
GIRO POR OUTROS HIGHLIGHTS
 
OPINIÃO DO LEITOR

E: 12% | D: 15% | Enquete votada por 3.188 leitores na edição 17/09 | Saiba mais aqui.

Na sua visão, a edição de hoje foi imparcial?

 
RODAPÉ

🎖️🗞️ Quer ganhar prêmios compartilhando o the news? Clique para indicar. Ao participar, você concorda com os Termos do Programa de Indicação.

🦉 Quer se manter ainda mais informado? 



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.