Seja bem vindo
Cascavel,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Luciano Barros

Só mediante pesquisa


Só mediante pesquisa Biguá, de Formosa do Oeste

Os bastidores da sucessão municipal em Formosa do Oeste estão pegando fogo. O grupo de situação, comandado pelo prefeito Toninho Aguiar, prepara pesquisas de opinião de consumo interno para avaliar quais são os pré-candidatos mais bem posicionados junto ao eleitorado. Um deles é o vereador Biguá, que entende ser esse o seu melhor momento para competir pela majoritária, após três mandatos como vereador.

Alto nível

Tudo indica que o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, autor da façanha mais esperada das últimas décadas, a abertura do Hospital Regional, alcance facilmente a reeleição em outubro. Mas não dá para dizer que são favas contadas. Um nome tem surgido e ganha força, ainda que timidamente: o do arquiteto Mário Costenaro, primeiro presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). Lúcido, coerente e articulado, Costenaro tem a simpatia dos formadores de opinião e da classe média, que é abundante em Toledo.

Giacometti, o recordista de mandatos


Luiz Ernesto de Giacometti é o único político da história da região Oeste com chances, no momento, de exercer um quinto mandato como prefeito. Ele é pré-candidato à reeleição em Palotina e o trabalho que vem realizando é digno de elogios. Conta a favor dele a retomada das obras do contorno viário e reconstrução do maior colégio estadual do município, o Tancredo Neves, que receberá aporte de R$ 20 milhões em investimentos. Mas o principal mérito de seu mandato é a abertura de dez leitos de UTI, ocorrido durante a pandemia, no Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazari.

Outros campeões

A exemplo de Luiz Ernesto de Giacometti, outros quatro prefeitos da região Oeste exercem ou exerceram quatro mandatos. São eles: Aparecido José Weiller Júnior, de Jesuítas; Vlademir Barella, de Iguatu; Renato Tonidandel, de Santa Lúcia e  Norberto Pinz, de Nova Santa Rosa. A caminho do quarto mandato estão Luiz Tirelli, pré-candidato à reeleição em Diamante do Sul; Adelar Arrosi, pré-candidato em Ibema; Gerson Gusso, pré-candidato a prefeito de Três Barras do Paraná e Fábio D’Alécio, pré-candidato à reeleição em Ubiratã.

A novidade chamada Thiago Stefanello


Nos bastidores da política local, já era dado como certo o anúncio da pré-candidatura a prefeito de Corbélia de Thiago Stefanello, uma liderança que agrega juventude, experiência e capacidade administrativa. Ele teve passagens marcantes em ambientes como a Casa Civil do Governo do Estado, as Secretarias de Saúde de Corbélia e Cascavel e o comando do Hospital Bom Jesus, em Toledo. Seu papel na luta contra a Covid-19 é marcante. 

O desafio de Franciane

Pré-candidata a prefeita pelo PL, a presidente da Câmara de Vereadores de Assis Chateaubriand, Franciane Micheletto, tem predicados que a credenciam para alçar voos mais altos. Sobram simpatia, humildade, determinação e competência para dar prosseguimento ao processo de desenvolvimento que Assis Chateaubriand vivencia. Especialmente agora, em que o município se estrutura para um salto no desenvolvimento com a entrada em operação do maior frigorífico de suínos da América Latina, que pertence à Frimesa.

Oeste forte na sucessão da Alep

Fervilham as discussões sobre a sucessão de Ademar Traiano na presidência da Assembleia Legislativa. O nome forte para substituí-lo é o de Alexandre Curi, atual primeiro secretário. Neste cenário, a região Oeste ganha força, com a provável candidatura de Marcel Micheletto, atual primeiro vice-presidente da Casa, para a Primeira Secretaria da Casa, a mais importante do Legislativo. Na história da Alep, apenas um oestino ocupou tal vaga: Gernote Kirinus, de Marechal Cândido Rondon, ainda no início dos anos 80.

Definição em Vera Cruz do Oeste

Vinícius Pescador, presidente da Câmara de Vera Cruz do Oeste e filho do saudoso prefeito Marcos Pescador, deve ser a novidade para a majoritária em Vera Cruz do Oeste nas eleições de outubro próximo. A dúvida é se ele encara a cabeça de chapa ou busca espaço para ser vice-prefeito na chapa de reeleição do atual prefeito Dr. Armando. O certo mesmo é que a família Pescador continua com um forte apelo político e ainda contabiliza os êxitos conquistados ao longo da história do patriarca.

De volta ao páreo

Se o desenho político do Paraná culminar com a cassação do senador Sérgio Moro, a eleição para substituí-lo possui um nome forte e com grandes chances de receber – ou aumentar - a expressiva votação que obteve nas eleições do ano passado, especialmente na região Oeste do Paraná. Trata-se do ex-deputado federal Paulo Martins, que hoje atua como homem forte do governador Ratinho Junior. Disposição não falta ao pré-candidato: nos bastidores do poder, é evidente a preocupação da oposição com sua verve política, senso crítico e destemor diante de um microfone.

Quedas constantes de energia afligem produtores de Maripá

Preocupado com as constantes quedas de energia que prejudicam a atividade rural, o prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski, intermediou mais uma reunião com a Copel e produtores rurais, representantes da C.Vale, vereadores e Defesa Civil. As demandas são muitas e têm causado grande preocupação devido às quedas e oscilações frequentes de energia. E por falar em Schanoski, que busca a reeleição, terá na disputa para a sucessão municipal deve um adversário de peso, o ex-prefeito e suplente de deputado estadual Anderson Bento Maria.


- Luciano Barros é jornalista | lucianobarros@gmail.com



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.