Seja bem vindo
Cascavel,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Luciano Barros

Surge nome forte da oposição em Marechal


Surge nome forte da oposição em Marechal

O ambiente político partidário de Marechal Cândido Rondon vivenciou um domingo diferente, com a filiação ao PL e anúncio da pré-candidatura a prefeito do vereador de Marechal Cândido Rondon, Arion Nasihgil. O evento contou com a participação de diversas lideranças estaduais do partido, entre elas o deputado federal e presidente do partido, Fernando Giacobo, e o deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcel Micheletto. Tudo indica que Arion terá como adversário, com toda a força da situação e do prefeito Márcio Rauber, o vereador licenciado e atual secretário municipal de Agricultura, Adriano Backes. 

Após décadas, chega ao fim rivalidade em Itaipulândia

Uma das mais antigas e acirradas rivalidades políticas da região Oeste acaba de ter um fim. Estão sentados na mesma mesa, negociando a sucessão municipal, a atual prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, e o ex-prefeito Miguel Bayerle. Dona de um mandato considerado histórico (ela é responsável por feitos, entre outros, como a instalação de energia solar em todas as residências do município), Cleide é hábil negociadora. Por outro lado, Bayerle é responsável pela estruturação do município, logo que este ganhou status de emancipação. Ficará difícil para os irmãos Gasparini competirem com tamanho arranjo de forças. 

Jogo de xadrez em Guaíra


Ganha força para a sucessão do prefeito Heraldo Trento, de Guaíra, o nome do vice-prefeito Gileade Osti, que possui bom trânsito entre as mais diversas camadas da juventude e na comunidade evangélica, além de ser um eficiente chefe de Gabinete e hábil articulador político. Gileade transita com desenvoltura na Capital do Estado e em Brasília, e seu nome é benquisto pelas mais distintas e antagônicas forças políticas. Mas nem tudo são flores na Terra das Sete Quedas: o vice-prefeito precisa consolidar importantes espaços junto ao funcionalismo e secretariado do atual prefeito, missão das mais difíceis, mas que ele sabe como conduzir.  

Costuras internas em Pato Bragado


O nome do atual vice-prefeito de Pato Bragado, John Nodari, consolida-se cada vez mais para disputar a sucessão municipal. Credenciais a ele não faltam, muito menos apoios de peso. Entre seus apoiadores, está o atual prefeito, Leomar Rohden, o Mano; a ex-prefeita Normilda Koehler e a força de partidos robustos, e anteriormente antagônicos, como MDB, PSD e Progressistas. 

Futebol e títulos. E que tal política?

O ex-jogador Alessandro Mori Nunes, que jogou como lateral direito pelo Corinthians, é o mais novo Cidadão Benemérito do Paraná. O atleta levantou as duas taças mais importantes do time que jogou: a Libertadores da América e o Mundial Interclubes, ambos como capitão do time. Antes do Timão, Alessandro teve passagens por grandes equipes, como Flamengo, Palmeiras, Dínamo de Kiev, Cruzeiro, Santos e Grêmio. No dia 28 de novembro de 2013, anunciou sua aposentadoria como atleta e passou a atuar na comissão técnica do Corinthians, onde permaneceu até o ano passado. Paralelo a tudo isso, o nome de Alessandro circula com desenvoltura nos meios políticos locais: seu nome é sondado para uma cadeira no Legislativo ou uma vaga para vice-prefeito. 

Sucessão em Nova Santa Rosa sugere "mangas de fora"


Mais um vice-prefeito coloca as mangas de fora e tenta uma vaga na majoritária para as eleições de outubro próximo. O vice-prefeito de Nova Santa Rosa, Noedi Hardt, é nome forte e conta com apoio de diversas agremiações políticas, além de um aliado de peso: o prefeito Norberto Pinz, experiente político e dono de quatro mandatos frente ao Executivo. Por outro lado, a oposição, capitaneada pela suplente de vereadora Salete Kronbauer, se articula em uma conjunção de forças para fazer frente à força da máquina.

Exemplo de superação em Nova Aurora


Em Nova Aurora, o prefeito José Aparecido de Paula, o Pecinha, dono de uma rede de apoio invejável (pelo menos três deputados estaduais o apoiam) trabalha em silêncio para garantir a reeleição. E deve retomar a parceria com a vice-prefeita Lucinéia de Oliveira Adevente, a Néia. Pecinha, em toda sua simplicidade e humildade, superou vários obstáculos ao longo dos últimos anos. Mas nenhum comparado à trágica perda de sua esposa, Sonia Maria Brustolin, falecida em acidente automobilístico. 

Tudo embolado na Fronteira

Nas eleições municipais de 2020, nada menos que oito candidatos a prefeito protagonizaram uma das mais ferrenhas disputas eleitorais da história de Foz do Iguaçu, eleição esta vencida pelo postulante que buscava a reeleição, Chico Brasileiro. E tudo indica que agora, em 2024, o cenário não será diferente daquele de quatro anos atrás. Paulo Mac Donald, sempre um dos favoritos, já anunciou a disposição em concorrer novamente. Tudo indica que ele disputará a eleição com outro ex-prefeito, Samis da Silva. Ocorre que ambos possuem problemas com a Justiça Eleitoral. Enquanto isso, corre por fora um azarão, recém-chegado e que já demonstrou capacidade de gestão, quando esteve à frente da Diretoria Geral da Itaipu Binacional. Trata-se do general Silva e Luna, que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Céu Azul ou Céu de Brigadeiro?

Em Céu Azul, o prefeito Laurindo Sperotto, que tem demonstrado interesse em disputar um segundo mandato, deve encarar uma pedreira pela frente: o grupo do ex-prefeito Germano Bonamigo, que abriu mão de concorrer à reeleição para consolidar a formação de novas lideranças. Ocorre que Bonamigo vem sendo assediado pelos correligionários a participar da disputa e tentar um segundo mandato, mesmo que salteado. Credenciais a ele não faltam: Bonamigo tem como triunfo um pacote de investimentos, em seus quatro anos de mandato, que supera a cifra de R$ 55 milhões, boa parte destes recursos obtidos junto à Itaipu Binacional.




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.