Seja bem vindo
Cascavel,19/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Canal Meio

Portugal reelege premiê, mas vê avanço da ultradireita


Portugal reelege premiê, mas vê avanço da ultradireita

A coalizão de centro-direita do primeiro-ministro Luís Montenegro, líder da Aliança Democrática (AD), venceu as eleições parlamentares de Portugal com cerca de 32% dos votos. O grupo, que inclui o Partido Social Democrata (PSD) e o CDS-Partido Popular, obteve 98 das 230 cadeiras do Parlamento, um avanço de 18 assentos em relação à composição atual. Mas ainda assim terá de negociar para formar maioria. O Partido Socialista (PS), principal força de esquerda, e o partido de ultradireita Chega ficaram tecnicamente empatados em segundo lugar, com 20% cada, e ainda há a possibilidade de o PS ficar para trás com a contagem dos votos no exterior. Dos 49 assentos, o Chega passa a 58. Já os socialistas perderam 20 cadeiras em relação às 78 da atual composição, em uma dura derrota. A AD já havia vencido as eleições em 2024 com 28,8%, mas perdeu o apoio do parlamento este ano após questionamentos sobre a integridade de Montenegro. O próprio político solicitou o voto de confiança e, ao perdê-lo, convocou novas eleições. Durante a campanha, o premiê manteve a recusa de alianças com o Chega e defendeu medidas como redução de impostos, controle da imigração e combate à crise imobiliária. Ele também negou qualquer irregularidade em relação à empresa de sua família, mantendo sua imagem pública relativamente preservada. (Folha)

No segundo turno das eleições presidenciais da Romênia, o centrista pró-Europa Nicusor Dan venceu com 54% dos votos, derrotando o nacionalista George Simion, que não reconheceu o resultado e alegou fraude. A disputa refletiu o equilíbrio entre forças pró-UE e a extrema direita, em um contexto de atenção internacional após suspeitas de interferência russa no primeiro turno anulado em novembro.

Já na Polônia, o pró-Europa Rafal Trzaskowski e o nacionalista Karol Nawrocki disputarão o segundo turno da eleição presidencial em 1º de junho. Trzaskowski obteve 30,8% dos votos contra 29,1% de Nawrocki. A eleição é considerada decisiva para o futuro do governo do atual primeiro-ministro, o pró-Europa Donald Tusk, e temas como aborto e direitos LGBTQIA+ marcaram a campanha. (Estadão)

Joe Biden foi diagnosticado com uma “forma agressiva de câncer de próstata”, segundo comunicado divulgado neste domingo por seu escritório pessoal. A doença já se espalhou para os ossos. Na semana passada, o ex-presidente americano foi examinado após apresentar sintomas urinários crescentes, e foi identificado um novo nódulo na próstata. Na sexta-feira, Biden foi diagnosticado com câncer de próstata, “com um escore de Gleason 9 (Grupo de Grau 5), com metástase óssea”, diz a nota. Embora represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz. Ainda segundo a declaração, Biden e sua família “estão avaliando as opções de tratamento com seus médicos”. (CNN)

Geraldo Alckmin representou o Brasil na missa inaugural do pontificado do papa Leão XIV, neste domingo, no Vaticano. Acompanhado da esposa, Lu Alckmin, o vice-presidente entregou ao pontífice um convite oficial para a COP 30, que será realizada em Belém em novembro. Ele destacou a ligação do papa com a América Latina e a Amazônia, lembrando que sua trajetória sacerdotal foi no Peru. Em tom bem-humorado, Alckmin comentou que conversaram em “portunhol” e se emocionou com a cerimônia, relembrando sua infância como coroinha. (g1)

Após a missa, Zelensky teve uma audiência privada com Leão XIV, na qual agradeceu seu apelo por uma “paz justa” na Ucrânia. O papa mencionou a guerra durante a celebração, chamando a Ucrânia de “martirizada” e pedindo por uma paz duradoura. (g1)

Após viagens à Rússia e à China, o presidente Lula se reuniu na sexta-feira com ministros e aliados para discutir o enfrentamento da crise provocada pelo escândalo dos descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS. O caso, que deve levar à criação de uma CPMI no Congresso, expôs divisões dentro do governo. O ministro da Casa Civil Rui Costa criticou publicamente a atuação da CGU na condução das investigações, questionando a falta de comunicação prévia com o Planalto. Vinicius de Carvalho, por sua vez, se defendeu alegando que o governo foi informado em diversas reuniões, embora sem rebater diretamente as críticas. (Folha)

O adversário mais temível

Spacca

Gilmar Mendes decidiu não atender ao pedido de retorno de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF. Em despacho neste domingo, o ministro do STF rejeitou a cautelar urgente apresentada pela defesa do dirigente afastado e solicitou que as partes envolvidas, incluindo o PCdoB, o MP do Rio, a AGU e a PGR, se manifestem em até cinco dias. (CNN Brasil)

Com apoio de 25 federações e dez clubes, Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, tomará posse na presidência da CBF no próximo dia 25, sem adversários na disputa. Xaud assume até 2029, substituindo Ednaldo Rodrigues, afastado pela Justiça após denúncias de falsificação de assinatura. (Veja)

Jornalismo de qualidade para você se informar do seu jeito, no seu tempo. Por apenas R$15 você tem acesso a matérias exclusivas, um catálogo de streaming para maratonar e ainda apoia este Meio. Experimente o Meio Premium. Assine.

separador

Viver

Os casamentos entre pessoas do mesmo gênero atingiram um novo recorde em 2023. Dados do IBGE mostram que houve 11.198 registros de união entre pessoas do mesmo sexo, maior marca desde 2013, quando o CNJ garantiu o direito ao casamento civil para a população LGBTQIA+. O aumento foi puxado pelas mulheres, com crescimento de 5,9% nos casamentos entre elas, em relação a 2022, enquanto entre os homens houve queda de 4,9%. Apesar da alta, as uniões entre pessoas do mesmo gênero representaram apenas 1,9% do total de casamentos civis registrados em 2023. Foram 940.799 casórios, uma queda de 3% em relação a 2022. (g1)

O Brasil manteve a trajetória de queda em nascimentos. O país registrou 2,523 milhões de crianças em 2023 ante as 2,542 milhões do ano anterior, uma redução de 0,7% no período. Esse foi o quinto ano seguido de baixa no índice. As mulheres estão tendo filhos mais tarde. Em 2003, 23,9% dos partos tinham sido de mães com pelo menos 30 anos. Já em 2023, esse índice subiu para 39%. O percentual de mães mais novas (até 19 anos) também caiu, de 20,9% para 11,8% no mesmo período. (Folha)

Falando em família, uma proposta de reforma do Código Civil em discussão no Senado abre caminho para que cônjuges deixem de ser herdeiros necessários em testamentos, o que hoje é proibido por lei. O novo texto permite que, em vida, uma pessoa exclua expressamente o companheiro da herança, mesmo que ele seja o único familiar. Juristas e advogados alertam para possíveis distorções e questionam a pressa da proposta, ainda em fase inicial de tramitação. (UOL)

Prevista para ser divulgada hoje, a Nova Política de EAD (ensino à distância) foi “vazada” no domingo pelo próprio site do MEC. Entre as mudanças estão a vedação a aulas totalmente online de cursos de licenciatura e da área da Saúde, que terão de ser presenciais ou semipresenciais. O motivo é a natureza essencialmente prática desses cursos, que exigem atividades em laboratório, aulas presenciais e estágios. (Folha)

A Bolívia entregou neste domingo à Polícia Federal brasileira Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, um dos líderes do PCC, capturado dois dias antes em Santa Cruz de la Sierra. Foragido há cinco anos, ele foi preso com documentos falsos e expulso do país, acelerando sua transferência sem necessidade de extradição. Tuta foi entregue na cidade fronteiriça de Corumbá (MS) e levado em avião da PF para a Penitenciária Federal de Brasília, onde ficará sob custódia máxima com outros chefes de facções. (Estadão)

Um navio-escola da Marinha do México colidiu com a Ponte do Brooklyn na noite de sábado, em Nova York. Duas das 277 pessoas a bordo morreram, e outras 19 precisaram de atendimento médico. A ponte de 142 anos não sofreu danos estruturais e foi reaberta poucas horas depois. A embarcação zarpou de Acapulco em abril e planejava visitar 22 portos em 15 países ao longo de 254 dias. (Estadão)

separador

Cultura

O filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, estreou neste domingo no Festival de Cannes com uma ovação de 13 minutos e críticas elogiosas. Estrelado por Wagner Moura, o longa conta também com Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido e Hermila Guedes, sendo a grande aposta do cinema brasileiro para 2025. As críticas de The Playlist, IndieWire e Variety elogiaram a recriação do período da ditadura militar brasileira e a abordagem de redes de resistência. Com a obra, o Brasil concorre à sua segunda Palma de Ouro, após O Pagador de Promessas, vencedor em 1962. (Globo)

Para ler (ver) com calma. Aclamado por seus retratos inconfundíveis das subculturas britânicas, o fotógrafo Derek Ridgers estreou no Festival de Cinema de Cannes em 1984, contratado para fotografar o DJ e rapper Afrika Bambaataa. Ele retornou mais 11 vezes ao festival – não para ver filmes, mas para registrar cenas de bastidores. Cerca de 80 destas imagens foram reunidas três décadas depois para o livro Cannes, que revela uma época sem celulares, diferente da cobertura atual, focada em redes sociais. (CNN)

A Áustria foi a grande vencedora do Eurovision 2025, realizado neste sábado na cidade suíça de Basileia. O cantor Johannes Pietsch, conhecido como "JJ", de 24 anos, levou o título com a canção Wasted Love, que combina elementos de ópera e vocais agudos. Esta é a terceira vitória da Áustria no maior concurso musical da Europa — a primeira foi em 1966, com Udo Jürgens, e a segunda em 2014, com a drag queen Conchita Wurst performando Rise Like a Phoenix. A cantora israelense Yuval Raphael ficou em segundo lugar no festival, diante de protestos de manifestantes contrários à ofensiva de Israel em Gaza. A artista é sobrevivente do ataque do Hamas ao festival Nova, em 7 de outubro de 2023, quando 378 civis morreram. (g1)

Meio em vídeo. No Diálogos com a Inteligência, Christian Lynch recebe a diretora de teledramaturgia Maria de Médicis para falar sobre o seu projeto mais recente, Beleza Fatal, e as transformações pelas quais a telenovela passou nos últimos anos. O crescimento das redes sociais e a mudança na forma de consumir entretenimento das novas gerações estão na pauta. Assista! (YouTube)

separador

Cotidiano Digital

O preço médio dos celulares disparou 88% no último ano no Brasil, com salto de R$ 1.361 no início de 2024 para R$ 2.557 neste ano, segundo dados da consultoria IDC. A combinação de dólar elevado, crédito caro, guerra comercial entre EUA e China e a chegada de novos recursos como 5G e inteligência artificial criou um cenário que derrubou as vendas em quase 10%. Em resposta, fabricantes como Apple, Samsung, Realme e Oppo vêm nacionalizando produção, apostando em modelos mais baratos e firmando parcerias com varejistas e operadoras. Hoje, metade dos aparelhos vendidos já tem 5G, mas o setor deve registrar em 2025 o pior desempenho desde 2019. (Globo)

Uma pesquisa realizada pelo PicPay durante o Web Summit Rio 2025, mostra que mais de 80% das pessoas estão dispostas a usar IA para organizar finanças e tomar decisões econômicas. Entre os destaques, 82% disseram que topariam deixar uma IA monitorar seus gastos em troca de descontos personalizados, e 80% aceitariam delegar decisões a agentes autônomos em busca de melhores retornos. Na prática, o que mais empolga os entrevistados é a possibilidade de ganhar mais dinheiro. Para o VP de novos negócios do PicPay, Anderson Chamon, agentes autônomos são “o próximo passo da IA generativa” e talvez tornem até os aplicativos bancários dispensáveis. (CNN Brasil)

Goiás se tornou o primeiro estado brasileiro a ter uma lei que regulamenta o uso de inteligência artificial no Brasil. Enquanto o Congresso não começa a discutir o PL da IA, o estado goiano mira em um ambiente favorável à experimentação e à criação de novas tecnologias, investimento público no setor e até a regulação de agentes autônomos. Uma das ideias é dar preferência a modelos abertos de IA nas contratações públicas e até em programas de incentivo. O tema da IA também entrará no currículo escolar das instituições públicas do estado. (UOL)



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.