Seja bem vindo
Cascavel,03/10/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Boa Vista da Aparecida participa do evento sobre combate às endemias

Oficina sobre novas diretrizes de vigilância contra arboviroses urbanas foi promovida pelo Estado


Boa Vista da Aparecida participa do evento sobre combate às endemias Assessoria

Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2025, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná promoveu, na Macrorregião Oeste, a Oficina de Novas Diretrizes de Vigilância Entomológica e Controle Vetorial das Arboviroses Urbanas. O evento foi direcionado exclusivamente a coordenadores e supervisores das equipes de combate às endemias, reunindo profissionais dos municípios pertencentes à 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde.

A programação extensa abordou temas fundamentais para o fortalecimento da saúde pública, como:

• Novas tecnologias de vigilância e controle de vetores;

• Metodologia para construção de cenários operacionais e estratificação de risco;

• Uso de armadilhas de oviposição e levantamento de índices larvários (LIRAa e LIA);

• Intervenções de controle vetorial, incluindo tratamento mecânico e químico, visitas aos pontos estratégicos e bloqueio de transmissão.

O município de Boa Vista da Aparecida foi representado pela coordenadora da equipe de combate a endemias, Rosecler Nonato da Silva, e pela supervisora de atividades de campo, Adriana Aparecida de Araújo.

Para a secretária municipal de Saúde, Rose Klaus, a participação foi um passo importante para garantir mais eficiência nas ações locais. “A atualização constante dos profissionais é fundamental para que possamos fortalecer as estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti em nosso município. Nossos representantes estão recebendo capacitação diretamente com especialistas, o que vai refletir em um trabalho ainda mais efetivo junto à população de Boa Vista da Aparecida. Essa participação atende a uma demanda do prefeito Eduardo Henrichs, que tem priorizado investimentos e ações voltadas à saúde preventiva,” destacou a secretária.

Com a intensificação das capacitações e a integração entre municípios da região, o Estado reforça o compromisso de preparar suas equipes para os desafios no enfrentamento das arboviroses urbanas, como dengue, zika e chikungunya, doenças que ainda representam riscos significativos à saúde da população.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.