Atividade alusiva ao “Maio Laranja” será no domingo (18)
Cartão-postal de Toledo receberá, das 16h às 18h, ações que são ponto central de campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O Parque Ecológico Diva Paim Barth, em Toledo, será palco, neste domingo (18), das 16h às 18h, de uma mobilização que busca sensibilizar a sociedade para uma das mais graves violações de direitos humanos: o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade integra a campanha nacional “Maio Laranja”, instituída pela Lei nº 14.432/2022, e marca o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com o lema “Esquecer é permitir. Lembrar é combater”.
A data – 18 de maio – foi escolhida em memória de Araceli Crespo, menina de apenas 8 anos brutalmente assassinada em 1973, em Vitória (ES), após ter sido vítima de sequestro, violência sexual e homicídio. Seu caso, até hoje símbolo da luta pelos direitos das infâncias, é relembrado todos os anos como um alerta coletivo.
Em Toledo, o evento no principal cartão-postal da cidade será o ponto alto de uma série de ações que vêm sendo promovidas ao longo do mês pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SDHS) – Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Needij), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/câmpus Toledo).
No domingo, o público será convidado a refletir sobre o tema por meio da distribuição de materiais informativos, recursos visuais impactantes, e atividades lúdicas e orientativas. “A proposta é transformar a sensibilização em prevenção e fortalecer a rede de proteção social com o engajamento da comunidade”, comenta a titular da SDHS, Sheila Dalava.
Além da mobilização no Diva Paim Barth, a SDHS está promovendo atividades educativas com famílias atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), incluindo 16 encontros do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), com expectativa de atingir mais de 400 pessoas. A campanha também envolve ações com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que ampliam o alcance da mensagem junto ao público atendido em diversos territórios. Neste contexto, as duas unidades de Toledo do Conselho Tutelar – um dos órgãos públicos mais importantes na defesa dos direitos de crianças e adolescentes – também aproveitaram a data para reforçar a mensagem do “Maio Laranja” em suas dependências.
Embora o Brasil tenha, desde 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – que estabelece que nenhuma criança ou adolescente deve ser objeto de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão –, os números e casos reais ainda apontam para a persistência de violações que precisam ser enfrentadas com firmeza e compromisso. “Em 2025, o ECA completa 35 anos de sua promulgação, e iniciativas como o ‘Maio Laranja’ seguem sendo fundamentais para fortalecer a luta por uma infância protegida, respeitada e livre”, salienta a secretária. “A ação deste domingo é aberta à participação de toda a população. Mais que um evento, é um chamado à consciência coletiva: proteger crianças e adolescentes é dever de todos”, convida.
Assessoria
COMENTÁRIOS