Seminário reúne mais de 300 educadores e marca encerramento do Programa Leei
O Leei é uma iniciativa do Governo Federal vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

A prefeitura de Corbélia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta quinta-feira, 30, no Centro Cultural Vereador José Rubin, o Seminário Final do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei). O evento reuniu mais de 300 educadores da rede municipal e marcou o encerramento de um ciclo de capacitação voltado à qualificação das práticas pedagógicas na pré-escola.
O Leei é uma iniciativa do Governo Federal vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Com foco no aperfeiçoamento contínuo de docentes da Educação Infantil, o programa visa promover o letramento das crianças respeitando suas especificidades.
A formação teve início em setembro de 2024 e foi oferecida em formato híbrido, com carga horária total de 120 horas, distribuídas entre encontros presenciais, aulas virtuais e atividades complementares. Professores e coordenadores pedagógicos participaram das turmas, sob a mediação de duas formadoras municipais.
O seminário final, intitulado “As práticas sociais de linguagem na educação infantil: reflexões didático-pedagógicas”, promoveu a socialização das experiências vivenciadas ao longo da formação. As apresentações ocorreram em formato de comunicação oral com uso de slides, rodas de conversa e exposições de banners. As práticas pedagógicas desenvolvidas evidenciaram avanços concretos na rede municipal de ensino, como o uso mais intencional da linguagem oral e escrita nas interações com as crianças.
A secretária de Educação e Cultura, Adriana Chimello Piazza, destacou a importância da qualificação profissional contínua para o fortalecimento da educação no município. “A formação continuada de professores é uma das ações estruturantes da Secretaria de Educação e Cultura. É o que impulsiona a qualidade do ensino. Nossos professores precisam estar constantemente atualizados e renovados em seus saberes”, afirmou.
A formadora intermunicipal, Elise Leindecker Gonçalves reforçou o papel estratégico do Leei na consolidação de práticas pedagógicas mais eficazes. “O programa passou a fazer parte da política de formação continuada. Ele ampliou nossas reflexões e fortaleceu ações já existentes na nossa rede, com base em um currículo de referência. Agora, com o Leei, conseguimos aprofundar e qualificar ainda mais o trabalho com a linguagem oral e escrita nas escolas”, pontuou.
Para a professora e formadora Elaine de Souza, a formação proporcionou uma oportunidade valiosa de análise crítica do próprio fazer docente. “O Leei nos trouxe um olhar importante para nossas práticas nas instituições de educação infantil, no sentido de avaliarmos e aprimorarmos o trabalho que já desenvolvemos com leitura e escrita nas escolas”.
Com uma proposta colaborativa e inovadora, o Leei contribuiu para que os educadores desenvolvam metodologias mais eficazes, aproximando as crianças da linguagem desde os primeiros anos escolares. O programa aposta na valorização das vivências infantis e na construção de um ambiente alfabetizador desde a infância.
Assessoria
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