Seja bem vindo
Cascavel,03/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Editorial Paraná Oeste

Filantropia e a importância para a sociedade


Filantropia e a importância para a sociedade

Filantropia é o ato de dedicar recursos, sejam eles financeiros, tempo ou habilidades, para promover o bem-estar e a melhoria das condições de vida de outras pessoas. É uma expressão de generosidade que visa ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade ou contribuir para causas sociais e ambientais. A filantropia como ação foi consolidada durante o Império Romano. Dedicado a retomar o paganismo em substituição ao cristianismo, o imperador Flávio Claudio Juliano (331-363) utilizou o termo como um equivalente à ideia de caridade, conceito que, por sua vez, já vinha sendo difundido como uma das grandes virtudes humanas pela então nova religião cristã.

Filantropia seria, dessa maneira, uma espécie de vínculo natural entre os seres humanos: ajudar o outro visando a uma sociedade mais igualitária e, portanto, completa e desenvolvida. Por muitos séculos, a filantropia seguiu diretamente associada à ideia de caridade, sendo realizada em grande parte por organizações religiosas, especialmente católicas. A primeira entidade filantrópica brasileira foi a Santa Casa de Misericórdia de Santos, fundada ainda no início do período colonial, em 1543.

Esse tipo de filantropia foi fundamental para o desenvolvimento de políticas de assistência social e o enfrentamento da pobreza, das injustiças e das desigualdades. No Brasil, por exemplo, sem o trabalho exemplar realizado pela Pastoral da Criança não teria sido possível implementar um protocolo tão eficaz para o combate à mortalidade infantil no país. A partir do início do século XX, após a Proclamação da República e a separação entre Estado e Igreja, começaram a surgir organizações não religiosas que atuavam em prol dos interesses da sociedade – que hoje conhecemos como Organizações Não Governamentais (ONGs) ou Organizações da Sociedade Civil (OSC).  Elas formam o que ficou conhecido como Terceiro Setor.

Hoje, a filantropia é uma atividade associada a indivíduos e organizações não governamentais e sem fins lucrativos que dedicam tempo e/ou recursos financeiros a ações e projetos voltados ao desenvolvimento da sociedade. A filantropia tem como papel central complementar – e jamais substituir – a ação das políticas públicas e do Estado no que se refere aos interesses da sociedade, nas mais diversas áreas, como Saúde, Educação, Meio Ambiente e Segurança Pública, entre outras.

Mais do que proporcionar assistência ou recursos financeiros emergenciais para aquilo que o Estado não é capaz de suprir em determinado momento, a filantropia tem como grande objetivo oferecer novos modelos e propostas para o bom funcionamento da sociedade. Tanto as políticas públicas quanto a filantropia são essenciais – e funcionam ainda melhor quando dialogam entre si e caminham juntas.

Existem muitas maneiras de entrar para o mundo da filantropia – e, hoje, doar e fazer a diferença é mais fácil do que nunca. Procure uma entidade em sua cidade e coloque em prática essa vontade incondicional de ajudar o próximo.






COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.