Seja bem vindo
Cascavel,30/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Turismo rural e rotas temáticas são tema da ExpoLondrina

O IDR-Paraná iniciou trabalho de extensão rural voltado ao agroturismo com o objetivo de identificar produtos e roteiros da agricultura


Turismo rural e rotas temáticas são tema da ExpoLondrina Freepik

Cresce ano após ano o público que visita a ExpoLondrina com o interesse em percorrer o espaço organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná para apresentar produtos e experiências de propriedades que se dedicam ao turismo rural. Rota do Queijo, Rota das Lavandas, Caminhos da Uva, Roteiro das Frutas, Roteiro das Flores, Cafés das Mulheres, Casa do Pão, restaurante e café são as atrações do espaço. Terezinha Busanello Freire, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR-Paraná, explica que a ideia é apresentar o que o instituto trabalha com os produtores no dia a dia.

Terezinha explica que a oferta de serviços e produtos turísticos é uma excelente opção para aumentar a renda na propriedade, e que pode contar com apoio do IDR-Paraná na estruturação.

Já no primeiro ano a Rota das Lavandas, por exemplo, recebeu em torno de 55 mil turistas, tendo cada um deles desembolsado uma média de 40 reais, o que provocou uma circulação financeira superior a dois milhões de reais entre as seis propriedades integrantes do circuito. Segundo a coordenadora, a oferta de produtos turísticos também gera reflexos na qualidade de vida e autoestima do produtor e sua família.

Ainda segundo a coordenadora, qualquer produto do campo pode ser avaliado para exploração turística. O IDR-Paraná iniciou trabalho de extensão rural voltado ao agroturismo em 2019, com o objetivo de identificar produtos e roteiros da agricultura familiar com possibilidade de oferecer experiência nas propriedades, caminhadas e pedaladas na natureza e gastronomia rural. Hoje, o público interessado em atividades no campo pode participar das mais de 100 Caminhadas na Natureza programadas para este ano. Todas com inscrições gratuitas.

AEN






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.