Seja bem vindo
Cascavel,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Itaipu ajuda a modernizar serviços do Hospital da Uopeccan

O investimento na parceria é de R$ 3.171.200,00. A conveniada é referência em tratamento de câncer na região


Itaipu ajuda a modernizar serviços do Hospital da Uopeccan Divulgação/Uopeccan

A Itaipu e a União Oeste Paranaense de Combate ao Câncer (Uopeccan) assinaram convênio para aquisição de acessórios que vão atualizar o Parque Tecnológico de Radioterapia do Hospital da instituição em Cascavel. O objetivo é melhorar a qualidade desses serviços para a população. A parceria tem vigência de um ano e meio. O investimento da Binacional é de R$ 3.171.200. 

Os atuais equipamentos do hospital nessa área oferecem técnicas de tratamento limitadas. Com a aquisição de itens mais avançados, a estimativa é aumentar o atendimento para até 500 novos pacientes por ano, chegando, numa primeira etapa, a 800 atendimentos, e, na sequência, a mil pacientes por ano.

“Itaipu dá especial atenção à saúde pública. Neste caso, é ainda mais relevante nosso apoio, porque o câncer é uma das doenças que mais matam no Brasil”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri. Ele citou o Observatório de Oncologia do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, o qual alertou que o câncer será a principal causa de óbitos até 2030. Isso já acontece em 606 municípios brasileiros, 83% dos quais nas regiões Sul e Sudeste, de acordo com a entidade. “É preciso melhorar e modernizar todo o atendimento a pacientes com a doença”, disse Verri.

O gestor do convênio pela Itaipu, Waldemar Pilger, contou que a parceria com a Uopeccan foi avaliada criteriosamente, já que é um investimento elevado, mas que a aprovação levou em conta a gravidade da doença, o bom atendimento já prestado pela instituição e a possibilidade de aumentar ainda mais o número de pacientes. “Isso é importante para toda a região Oeste”, afirmou.

Modernização

O presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan, agradeceu a Itaipu por, mais uma vez, “abraçar o hospital. Já temos muitos anos de parceria e, desta vez, estamos focados e empenhados na aquisição dos acessórios para atualização do nosso Parque Tecnológico da Radioterapia”, afirmou.

Ele explicou que o aparelho reduz o tempo de tratamento e, consequentemente, os efeitos colaterais. “Além disso, conseguimos ser mais objetivos, atingindo apenas a região do tumor e preservando as células saudáveis”, complementou.

E acrescentou: “Somando todos esses pontos, o resultado é muito positivo. Preservamos ainda mais a saúde do paciente, reduzimos o tempo dele na máquina e, com isso, podemos atender ainda mais pessoas, levando qualidade de vida a milhares de pacientes”.

Técnicas avançadas

O projeto contemplará a instalação de um Sistema de Colimação Multilâminas no Acelerador Linear Unique, que permite um tratamento com distribuição de dose de radiação bem mais concentrado, possibilitando uso de técnicas desde Conformacional em 3 dimensões até IMRT e VMAT, as mais avançadas técnicas de irradiação existentes no mundo. 

Além disso, a unidade receberá dois aceleradores lineares e um sistema de realização de imagem para verificação de posicionamento de paciente. Para o Acelerador Linear Unique, será implementado o sistema de imagem usando o acessório Portal Vision (com feixe de megavoltagem), e para o Acelerador Linear Clinac iX será instalado um sistema de tomografia com feixe cônico (ConeBeam CT).

Com esses itens, o tratamento possibilitará maior chance de cura ou controle da doença com menor efeito colateral possível.

Hospital

Fundado em 12 de junho de 1991, o Complexo Hospitalar Uopeccan é uma Instituição Filantrópica sem fins lucrativos, composta por três unidades. A unidade localizada em Cascavel dispõe de uma área total em torno de 12 mil m², com 137 leitos (12 deles de UTI adulto e infantil), cinco salas cirúrgicas, serviço completo de radioterapia e Casa de Apoio. Há também unidades em Umuarama e Medianeira. 

As unidades têm ampla linha de equipamentos de suporte à vida de última geração e equipe multiprofissional altamente capacitada. Referência no Paraná, oferecem tratamento exclusivo e especializado a pacientes adultos(as) e infantojuvenis que possuem câncer. Também oferece Programa de Residência Médica em Cirurgia Oncológica, Oncologia Clínica, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Centro de Pesquisa, Serviços de Alta Complexidade em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia Bariátrica, Transplante de Fígado, Medula Óssea e Renal.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.