Seja bem vindo
Cascavel,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Fisioterapia da Unioeste comemora 100 anos do paciente mais longevo

A comemoração terá a participação de docentes, funcionários e alunos


Fisioterapia da Unioeste comemora 100 anos do paciente mais longevo Assessoria

O Centro de Reabilitação Física (CRF) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, comemora nesta quarta-feira (03), às 10h30, o aniversário de 100 anos de Adão Carvat, o mais longevo paciente em tratamento na geriatria, nas clínicas de Fisioterapia. A comemoração terá a participação de docentes, funcionários e alunos, que vivem um momento festivo relativo aos 25 anos da criação do curso, que permite uma atendimento fundamental à saúde pública do Oeste do Paraná. Às segundas e quartas-feiras, são atendidos 15 idosos pela manhã, o que perfaz 120 pessoas por mês.

A coordenadora do atendimento, Professora Doutora Karen Andréa Comparin , diz que o trabalho visa prevenir e tratar as doenças relacionadas ao processo de envelhecimento. Para ser atendida, a pessoa precisa ser encaminhada pelo SUS, seja na Unidade Básica de Saúde (UBS) e demais serviços credenciados, como Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), entre outros.

Karen observa que cada dia é maior o número de pacientes da terceira idade e a tendência é de um índice crescente, já que o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) apontou, no Censo de 2022, que a população de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos. Conforme o IBGE, 10,9% da população brasileira tem 65 anos ou mais.

A docente enfatiza, ainda, que fisioterapia geriátrica é vital para melhorar a qualidade de vida dos idosos, permitindo que eles vivam de forma independente e ativa. “O tratamento preventivo é essencial para que a pessoa tenha uma terceira idade com qualidade de vida e, consequentemente, alegria de viver”.

No trabalho das clínicas existe uma abordagem para prevenção de Quedas, com programas de exercícios, trabalho voltado ao alívio da dor, à reabilitação, com terapias manuais e equipamentos, além de exercícios específicos à cada situação e do apoio no tratamento de doenças crônicas, como a diabetes e a hidroterapia, por exemplo, entre outras atividades voltadas aos idosos. “Por isso é essencial um trabalho voltado a esta faixa etária da sociedade, O universo da fisioterapia geriátrica é uma área da saúde que ganha cada vez mais destaque na sociedade contemporânea”.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.