Seja bem vindo
Cascavel,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Meio Ambiente e Infra limpam local com descarte irregular de materiais em Toledo

Ação ocorreu na manhã desta terça-feira (25) em área na região do Pinheirinho; além de crime ambiental, prática representa perigo para a saúde pública


Meio Ambiente e Infra limpam local com descarte irregular de materiais em Toledo Assessoria

As secretarias do Meio Ambiente (SMMA) e da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos (Infra) realizaram, na manhã desta terça-feira (26), uma ação de limpeza em área localizada em Toledo, Paraná, na região do Jardim Pinheirinho, mais exatamente no trecho da Rua Navilio Donassolo que fica nas proximidades do Jardim da Mata e do Residencial Nascer do Sol. De acordo com vídeo que circulou no último fim de semana em redes sociais, o local tinha se transformado em um ponto em que várias pessoas estavam realizando o descarte irregular de materiais.

No total, quase 10,7 toneladas de lixo foram recolhidas. A prática representa um risco à saúde pública, pois a presença deste lixo atrai a presença de animais peçonhentos e transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, mosquito que é vetor da dengue. 

Além disso, trata-se de crime ambiental cuja autoria está sendo investigada. Quem for flagrado cometendo este delito será autuado e terá de pagar multa de 10 a 1.000 Unidades de Referência de Toledo (URT), o que equivale, em valores atuais, entre R$ 1.012,00 e R$ 101.200,00. 

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto, ação semelhante havia sido feita 10 dias atrás. “Estamos aqui com servidores e maquinários para limpar o que tinha ficado limpo há bem pouco tempo. O que me deixa triste é saber que, a menos de um quilômetro daqui, tem o ecoponto do Santa Clara IV, onde estes materiais podem receber a devida destinação”, comenta. “Também temos a central de recebimentos no Coopagro e recentemente lançamos o serviço de agenda para coleta de resíduos volumosos na área urbana. Portanto, não existe justificativa para as pessoas fazerem isso”, desabafa.

Quem flagrar o descarte irregular de materiais em terrenos baldios ou áreas verdes pode denunciar a situação pelos telefones 153 (Guarda Municipal) ou 156 (Ouvidoria). “É preciso que as pessoas façam vídeos ou fotos que mostrem a placa do carro cujo condutor está incorrendo nesta prática. Com essas informações, podemos, com o apoio da Guarda, identificar os autores e aplicar as sanções previstas em lei”, salienta.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.