Vai viajar e deixou para fazer a revisão em cima da hora?
Saiba quais os itens mais importantes para uma revisão do automóvel

No fim de ano, a maioria das famílias se reúnem para
festejar e comemorar as conquistas do ano que se passou, além dos desejos de um
próximo que está por vir, ou ainda pega férias para aproveitar o verão.
Grande parte desses encontros e período de
descanso, fazem com que muitos peguem
estradas e enfrentem viagens desgastantes.
Para que a viagem seja mais segura, uma revisão do
automóvel é primordial antes de qualquer coisa, porém, a maioria dos motoristas
deixa para fazer a revisão no automóvel em cima da hora.
Alguns processos e vistorias devem ser feitos
frequentemente, como a manutenção dos freios - que é um item de segurança muito
importante e deve sempre estar em dia -, assim como a troca de óleo, que tem
prazo de validade. O óleo deve ser trocado a cada 7 mil km ou no máximo 10 mil
km.
De acordo com Daniel Reziner da Silva Olegine, que
trabalha numa mecânica em Cascavel, o alinhamento e balanceamento também é um
fator muito importante na revisão, até mesmo para não ter desgaste dos pneus. A
falta de alinhamento faz com que algumas peças do carro fiquem gastas e o
balanceamento faz a estrutura dos pneus se manterem sem trepidação numa viagem
longa.
Daniel, afirma que nesta época do ano, a procura por
revisões aumenta, ele ainda explica que a revisão completa inclui a troca de
correia dentada, troca de amortecedores, revisão na suspensão, terminal de
direção, freios, troca e óleo, troca de velas, limpeza de bico injetor,
alinhamento e balanceamento e, até mesmo, a troca das palheta de limpeza do
para-brisa. Qualquer descuido pode danificar o motor, causando imprevistos
desagradáveis durante a viagem.
O correto é manter o carro com a revisão em dia, e no
fim do ano, apenas fazer a revisão básica para manter a segurança, gastando
menos.
“Outro item importante, que o motorista espera
aparecer o problema para resolver, é a limpeza de arrefecimento, que nada mais
é a limpeza total do fluxo da água do carro, canos e sistema de pressão do
motor. A falta da revisão pode prejudicar a válvula termostática, fazendo com
que o prejuízo seja grande”, destaca Daniel.
Uma revisão básica pode variar de R$ 800 a R$ 1 mil, já a revisão completa está em cerca de R$ 2 mil, variando de
oficina para oficina.
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