Canal Meio
PGR denuncia Eduardo Bolsonaro; Trump sanciona esposa de Moraes

No dia em que as tensões entre os Estados Unidos e o Brasil ganharam um novo capítulo, a Procuradoria-Geral da República decidiu apresentar uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Paulo Figueiredo. Os dois são acusados pela PGR de coação a autoridades brasileiras por suas articulações com o governo americano para aplicar sanções econômicas, financeiras e políticas contra o governo brasileiro e seus representantes. Em suas alegações, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que os dois organizaram ações para tentar interferir em processos judiciais a fim de beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e o próprio Paulo Figueiredo. Gonet ainda diz que os denunciados usaram a ameaça de sanções estrangeiras contra ministros do Supremo e contra o Brasil para pressionar o tribunal a suspender condenações. O procurador sustenta que as ações incluíram a divulgação de possíveis “tragédias financeiras” decorrentes dessas sanções, caso o STF mantivesse as punições contra Bolsonaro e aliados. (CNN Brasil)
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo foram às redes contestar as acusações da PGR, as quais classificaram como “fajutas”. Em texto publicado no X, a dupla nega que tenha trabalhado para que o governo americano sancionasse autoridades brasileiras e afirma que as denúncias foram apresentadas por “lacaios de Alexandre de Moraes na PGR”. (Correio Braziliense)
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), usou a denúncia contra Eduardo Bolsonaro para barrar sua indicação a líder da minoria, o que impediria a cassação de seu mandato por ausência, conta Mônica Bergamo. Como isso, as faltas do deputado voltam a ser computadas. (Folha)
O governo americano esperou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegar aos Estados Unidos para anunciar a já esperada inclusão de Viviane Barci, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, na lista de sancionados da Lei Magnitsky. Além de Viviane, Washington sancionou também o Lex Instituto de Estudos Jurídicos, de propriedade de Viviane e Moraes. A inclusão de Viviane já era aguardada desde a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pela 1ª Turma do STF. Nesta segunda-feira, a Casa Branca também decidiu revogar o visto de entrada do advogado-geral da União, Jorge Messias. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters e confirmada por Messias. (Metrópoles)
Ao comentar as novas sanções, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, classificou Alexandre de Moraes como “ator estrangeiro maligno” e afirmou que Viviane Barci atua como “facilitadora e protetora” do ministro do STF. “Aqueles que protegem e facilitam atores estrangeiros malignos como Moraes ameaçam os interesses dos EUA e também serão responsabilizados”, disse Rubio. Já o secretário do Tesouro, Scott Bessent, justificou a medida dizendo que Viviane oferece uma “rede de apoio financeiro” ao marido e afirmou que “não existe Clyde sem Bonnie”, numa referência ao casal de criminosos que marcou os anos 1930 nos Estados Unidos. (g1)
Alexandre de Moraes, por sua vez, afirmou que o Judiciário brasileiro não vai aceitar coação e não abrirá espaço para a impunidade, mesmo diante das sanções financeiras impostas a ele e à sua esposa. “A ilegal e lamentável aplicação da Lei Magnitsky à minha esposa não só contrasta com a história dos Estados Unidos da América, de respeito à lei e aos direitos fundamentais, como também viola o Direito Internacional, a soberania do Brasil e a independência do Judiciário”, disse o ministro. Enquanto Moraes ia a público reclamar das sanções, ministros do STF procuraram reservadamente o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para informar que as medidas poderiam comprometer o acordo velado entre o Supremo e o Parlamento para redução das penas dos condenados pelos atos golpistas. (Folha)
Escalado para ser o relator de um texto substitutivo ao projeto de lei que teve sua urgência votada na última semana, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) admitiu que as novas sanções americanas mudam o jogo no Congresso. “Temos que repensar tudo de novo”, disse ele à coluna de Malu Gaspar. Paulinho vinha tentando apresentar um projeto que agradasse tanto ao STF quanto aos partidos do Centrão, que defendem uma redução nas penas dos condenados pelos atos golpistas. Os ministros do Supremo viam com bons olhos o texto, que poderia ir a votação nesta semana. (Globo)
Malu Gaspar: “O uso da Lei Magnitsky contra a mulher de Moraes aumenta risco de Bolsonaro ir para a Papuda. O ministro iria avaliar pedido de prisão domiciliar para o ex-presidente, mas aliados dizem que ele ficou muito irritado com sanções dos EUA”. (Globo)
Meio em vídeo. O Brasil deve um bocado a Caetano, Gil, Chico, Djavan, Marina e os muitos outros grandes artistas que se dispuseram a estar, domingo, embaixo do Sol, celebrando nossa democracia. Porque esse pessoal ajudou a acordar o país, tá? A análise de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)
Num aceno ao Legislativo, o STF formou maioria para determinar que só o próprio Supremo tem competência para determinar operações policiais no Congresso. A ação, apresentada pela Mesa Diretora do Senado, questiona uma busca e apreensão na Casa determinada em 2016 por um juiz de primeira instância no âmbito da Lava Jato. Os ministros porém, rejeitaram a necessidade de as operações precisarem de autorização dos presidentes da Câmara ou do Senado. (UOL)
Não existe assunto difícil para o Meio. É por isso que estamos em diversos canais, da newsletter diária às redes sociais e ao YouTube. Mas quem assina o Meio Premium acessa o que há de melhor: newsletters especiais com reportagens e análises exclusivas e ainda nosso streaming, com produções originais e selecionadas. Assine e vá além.
Carteira Alternativa
A partir de 2026, alugar imóveis no Brasil ficará mais caro. A reforma tributária introduziu a cobrança de IBS e CBS sobre locações, medida que reduz a rentabilidade de proprietários e pressiona famílias que vivem de renda imobiliária. Até agora, os ganhos com aluguel de pessoas físicas eram tributados apenas pelo Imposto de Renda, com alíquotas progressivas de 7,5% a 27,5%. Diferentemente de empresas do setor, esses investidores não pagavam impostos sobre consumo, como ISS, PIS ou Cofins. Com a mudança, fundos imobiliários e papéis de crédito, como os CRIs, ganham atratividade ao oferecerem alternativas menos oneradas ao mercado tradicional de locações. O Peer Br, por exemplo, tem CRIs isentos com taxas atrativas, como o Gran Vellas Wind, que busca IPCA mais 13,75% ao ano com vencimento em 2029.
Com o corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros promovido pelo Federal Reserve (Fed) e a Selic mantida em 15% ao ano pelo Banco Central, o Brasil deve atrair mais investidores internacionais que buscam maior rentabilidade no mercado de ações. Já os brasileiros devem continuar apostando na alta rentabilidade da renda fixa, entre CDBs e títulos do Tesouro, como alternativa à poupança. Com maior apetite ao risco por parte dos estrangeiros, a renda variável, como fundos imobiliários, também deve receber novos aportes. Títulos públicos, privados e debêntures também são opções. (UOL)
A manutenção da taxa básica de juros em 15% ao ano pode sinalizar um cenário de taxas elevadas por mais tempo, com o Banco Central iniciando o ciclo de cortes apenas no início de 2026, beneficiando aplicações prefixadas. Ainda pouco explorados no Brasil, os ETFs de renda fixa oferecem diversificação ao portfólio. Cada cota representa uma cesta de títulos, dispensando a necessidade de selecionar papéis individualmente. Além de não haver cobrança de imposto sobre os cupons, a alíquota fixa de 15% incide apenas sobre o ganho de capital, independentemente do prazo de aplicação. (Suno)
Viver
Pela primeira vez na história, o Brasil registrou mais alunos em cursos de graduação a distância (EaD) do que na modalidade presencial. De acordo com os dados do Censo do Ensino Superior 2024, divulgados nesta segunda-feira, 5,18 milhões dos 10,22 milhões de universitários do país estavam no EaD ano passado, equivalente a 50,75% do total. A maior parte dessas matrículas está concentrada nas faculdades particulares. Desde 2020 o país já recebia mais ingressantes em cursos à distância do que em presenciais. (Folha)
Um levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com dados do Ministério da Saúde, aponta que, a cada dez minutos, um adolescente comete algum tipo de autolesão ou atenta contra a própria vida no Brasil. De acordo com a análise, a média diária chegou a 137 atendimentos a jovens entre 10 e 19 anos nos últimos dois anos. Apesar de o registro desse tipo de caso ser obrigatório, especialistas alertam que pode haver subnotificação por falhas no preenchimento ou na comunicação das ocorrências. Além dos registros de autoagressão, cerca de mil adolescentes perdem a vida por suicídio a cada ano. O CVV tem um serviço gratuito para quem precisa de ajuda. (g1)
O jogador francês Ousmane Dembelé, do Paris Saint-Germain, recebeu nesta segunda-feira a Bola de Ouro, superando o espanhol Lamine Yamal (eleito melhor jogador sub-21) e seu companheiro de equipe, o português Vitinha. (UOL)
Panelinha no Meio. O inverno mal foi embora, e um calor senegalesco já se avizinha. Para refrescar, nada como um smoothie de banana com leite de coco e manga. O segredo para garantir a cremosidade é bater a banana e o coco no liquidificador ainda congelados.
Cultura
O próximo filme de Star Wars, O Mandaloriano e Grogu, ganhou seu primeiro trailer estrelado por Pedro Pascal, vivendo o personagem Mandaloriano mascarado, acompanhado de seu adorável ajudante Grogu (mais conhecido como Baby Yoda). Dirigido por Jon Favreau, o elenco inclui Jeremy Allen White como Rotta, filho de Jabba the Hutt, Sigourney Weaver como uma piloto de caça, e Jonny Coyne como um senhor da guerra imperial. O longa dará continuidade à série Mandalorian, disponível no Disney+, chegando aos cinemas em 22 de maio de 2026. (Variety)
Selton Mello vai se juntar a Manuela Oyarzún, David Gaete e Giannina Fruttero no elenco de La Perra, próximo filme da diretora chilena Dominga Sotomayor. Baseado no romance homônimo da escritora colombiana Pilar Quintana, com roteiro adaptado por Inés Bortagaray, o projeto começa a ser filmado ainda este ano. Ambientado em uma ilha remota no Sul chileno, o longa acompanha Silvia, uma mulher solitária de meia-idade com um passado doloroso, que resgata uma cadela abandonada. Conforme aprofunda seu vínculo com o pet, ela se dedica totalmente a tentar consertar um destino que acreditava ser irreparável. (Deadline)
Para ler com calma. Artistas brasileiros como Ludmilla e o DJ Pedro Sampaio investiram um valor muito maior na produção de seus shows em grandes festivais de música do que o próprio cachê acertado. Sem revelar as cifras, Sampaio afirma que gastou seis vezes mais do que recebeu para se apresentar no The Town. Transmitidos ao vivo para todo o país, esses eventos têm o potencial de multiplicar a visibilidade e atrair mais shows e contratos de publicidade com grandes marcas. (g1)
Cotidiano Digital
O presidente dos EUA, Donald Trump, deve anunciar nesta semana o acordo que separa as operações americanas do TikTok de sua proprietária chinesa ByteDance, para evitar o banimento da rede social no país. Segundo informações de uma autoridade da Casa Branca nesta segunda-feira, a ByteDance ficará com menos de 20% da operação, enquanto o TikTok US será controlado por empresas americanas e globais. O acordo exige que todos os dados de usuários americanos sejam armazenados na infraestrutura de computação em nuvem dos EUA administrada pela Oracle. Trump estaria confiante de que a China aprovará o acordo e não planeja mais negociações com Pequim sobre os detalhes. (Reuters)
Concorrente do Tinder, o Facebook Namoro está recebendo novos recursos de IA para ajudar os usuários a evitar a “fadiga de deslizar”. Entre as novidades, estão o “assistente de namoro”, um chatbot de IA que ajuda a encontrar possíveis pares, e o Meet Cute, que combina um usuário automaticamente com alguém usando um algoritmo personalizado. Com o assistente de namoro, é possível digitar prompts específicos para tentar combinar com determinados perfis de pessoas, como “encontre uma garota do Brooklyn na área de tecnologia” ou melhorar o próprio perfil na rede. (The Verge)
A Blue Origin ganhou um grande contrato com a Nasa para levar um veículo que mapeará depósitos de gelo na Lua. O módulo de pouso Blue Moon MK1 levará o rover VIPER para a superfície lunar após a agência espacial arquivar o programa no ano passado, devido a atrasos e estouros no orçamento. Além da missão, a companhia de exploração espacial fundada por Jeff Bezos terá outro contrato para um módulo de pouso no programa Artemis, que pretende levar novos seres humanos para a Lua até 2027. (TechCrunch)
Sabe aquele assunto que está dominando o dia? No Central Meio ele não passa batido. Todos os dias, às 12h15, nossos jornalistas e convidados analisam ao vivo, no YouTube, o que realmente importa. Acompanhe com a gente.
COMENTÁRIOS