Vander Piaia
Considerações sobre o PIB das cidades paranaenses

O IBGE divulgou recentemente o PIB das cidades brasileiras. Trata-se de um indicador confiável, pois basicamente representa o tamanho da riqueza que é gerada no período de um ano em cada cidade. Desse ranking, costuma-se colocar em evidência as 100 primeiras posições, lembrando que o Brasil tem 5.568 municípios. Entre os 100 maiores PIBs do Brasil, 15 estão no Sul, sendo oito do Paraná, quatro de Santa Catarina e três do Rio Grande do Sul. Os números demonstram a consolidação do crescimento do Estado do Paraná. Curitiba aparece em primeiro lugar do Estado e a sexta posição no panorama nacional. Nenhuma surpresa!
Em segundo lugar no PR, 45ª posição nacional, está São José dos Pinhais. Tanto São José e Araucária (46ª posição nacional, terceira do Estado) foram beneficiados por investimentos públicos e a instalação de grandes empresas (muitas públicas também) justamente pela questão logística, fazem parte da região metropolitana de Curitiba e estão próximas do Porto de Paranaguá.
No interior, Londrina está na quarta posição no Estado e 50ª no Brasil. Também nenhuma surpresa, pois a grande cidade faz peso no PIB brasileiro há muitos anos. Ademais, com a segunda população do Estado, isso também tende a refletir nos indicadores econômicos. Maringá aparece na quinta posição estadual e na 54ª posição nacional. Proporcionalmente, Maringá se tornou a estrela do Norte do PR, pois consegue captar mais recursos e investimentos, além de aparecer muito bem em outros rankings, tais como o de qualidade de vida.
Ponta Grossa, na 69ª posição nacional e sexta no PR, possui tradição econômica e tem força especialmente no setor industrial.
A posição mais polêmica é de Foz do Iguaçu, 70ª posição no Brasil e sétima no Estado. Ocorre que metade do PIB da cidade é na verdade o PIB de Itaipu, o que tende a distorcer tal medição, pois o PIB costuma refletir também na renda per capta da cidade, em tal quesito a receita de Itaipu não faz muito peso.
Fechando a oitava cidade do Estado e a 91ª posição nacional, aparece Cascavel. O desempenho da cidade tem chamado a atenção devido a rapidez de sua expansão econômica e também por aparecer muito bem em outros indicadores, tais como PIB de serviços ou dos valores agropecuários.
Por fim, importante lembrar que os governos costumam chamar para si o mérito do sucesso econômico, porém, é o trabalho, a persistência e a perseverança de cidadãos como você, eu, nós, é que realmente constrói o sucesso econômico de uma cidade, de um Estado e de uma nação.
- Vander Piaia é comentarista econômico e professor da Unioeste
COMENTÁRIOS