Seja bem vindo
Cascavel,19/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Programa Empreendendo Futuro impacta mais de 2 mil estudantes

Com o apoio de parceiros, o programa amplia seu alcance para 13 instituições públicas de Foz do Iguaçu


Programa Empreendendo Futuro impacta mais de 2 mil estudantes Fotos: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec

Com a presença de profissionais da educação, entre docentes, coordenações e direções de colégios públicos de Foz do Iguaçu, o Itaipu Parquetec realizou no último sábado (17), no Mercado Público Barrageiro, o lançamento oficial das atividades do Programa Empreendendo Futuro. No ano passado, a iniciativa envolveu aproximadamente 1.000 estudantes de 11 Colégios Estaduais. Para 2025, o desafio é ainda maior. Nesta nova etapa serão ampliadas para 65 turmas atendidas em 13 instituições de ensino, com participação estimada de 2.300 estudantes da rede pública de Foz do Iguaçu ao longo do ano. 

O Programa Empreendendo Futuro, que conta com apoio do Sebrae, Itaipu Binacional e o Governo Federal, tem como propósito despertar o potencial empreendedor dos jovens, fortalecer a cultura da inovação e contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável da região. De acordo com o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo, a iniciativa representa uma oportunidade de transformação para os jovens, ao unir conhecimento, inovação e atitude empreendedora. 

“O Empreendendo Futuro representa a nossa missão de transformar conhecimento e inovação em bem-estar social. Quando despertamos o potencial empreendedor dos jovens e incentivamos a cultura da inovação dentro das escolas, estamos criando oportunidades para que esses estudantes pensem soluções para os desafios das próprias comunidades e atuem diretamente no desenvolvimento sustentável da região”, explicou Colombo. Ele também ressaltou o papel essencial dos professores nesse processo. “Os educadores são a base desse trabalho. São eles que, em sala de aula, têm o contato diário com os alunos”. 

O diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda, destacou a importância da colaboração entre professores, instituições e parceiros para o sucesso do programa, reforçando o papel transformador da educação empreendedora nas escolas. "O programa abre novas possibilidades para os estudantes ao apresentar conceitos como cultura maker, robótica e empreendedorismo. Quando levamos o programa para dentro das escolas, esse jovem começa a entender o que é inovação, é nesse momento que se abre uma janela de oportunidades que ele nem sabia que existia. E essa janela pode transformar vidas", ressaltou. 

A coordenadora estadual de Cultura Empreendedora e Liderança do Sebrae, Elisangela Rosa, destacou que o objetivo principal é disseminar uma cultura empreendedora que vá além da criação de negócios. “O nosso maior objetivo é disseminar essa cultura — não apenas voltada para negócios, mas para uma atitude empreendedora", afirmou. Ela reforçou que essa postura que se espera dos estudantes é o protagonismo e capacidade de fazer escolhas conscientes para o futuro. "Queremos que, onde quer que estejam — no mercado de trabalho, no mundo dos negócios ou em outras áreas — os jovens ajam com protagonismo e escolham o que querem para a vida deles. Sabemos o quanto o papel de do professores é essencial nesse caminho", pontuou. 

Representando o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz, a coordenadora de Educação Profissional, Viviane Fernandes, falou sobre a relevância das iniciativas pedagógicas voltadas a pesquisa na formação dos jovens do ensino médio e da educação profissional. "Sempre temos novidades voltadas à formação dos nossos jovens, pensando na demanda produtiva da região e no desenvolvimento econômico. Essas propostas ajudam muito as nossas escolas, promovendo a educação voltada ao empreendedorismo e preparando os jovens para as necessidades atuais do mercado e da sociedade", afirmou. 

Trilha de aprendizagem 

As novidades do Programa Empreendendo Futuro foram apresentadas pelas equipes do Itaipu Parquetec, que neste ano traz como estratégia o engajamento com gamificação e trilhas seriadas de aprendizagem. Além da realização do Ideathon em sala de aula pelo Sebrae – evento curto onde os estudantes são desafiados a criarem ideias inovadoras para problemas reais e do Hackathon – maratona de inovação para criação de um produto ou serviço, integrada ao Festival Iguassu Inova em setembro. 

A trilha de aprendizagem já iniciou no sábado (17), com os educadores colocando a mão na massa no workshop “Vamos falar sobre empreendedorismo e inovação em sala de aula?”, ministrado pelo consultor do Sebrae, Everton Gorbaça.  

A professora Claudete Wivi Poerner, do Colégio Estadual Flávio Warken localizado na Vila C, destacou o entusiasmo com a participação no programa. Segundo ela, a escola pretende atuar de forma engajada ao lado dos estudantes. "Estamos animadas com esse projeto e esperamos a participação dos nossos alunos com relação as ideias inovadoras para os problemas da comunidade", afirmou. Ela explicou que uma das propostas já discutidas no workshop envolve a revitalização das praças do bairro. “É um projeto que já nasceu aqui [primeiro encontro da trilha de aprendizagem]”, destacou.  

Empreendendo o futuro nos colégios  

As 13 instituições de ensino que vão receber as atividades do programa são: Colégio Estadual Manoel Moreira Pena (Agrícola); Colégio Estadual Barão do Rio Branco; Colégio Estadual Cívico-militar Sol de Maio; Colégio Estadual Dom Pedro II; Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng; Colégio Estadual Monsenhor Guilherme; Colégio Estadual Paulo Freire; Colégio Estadual Pioneiros; Colégio Estadual Presidente Costa e Silva; Colégio Estadual Professora Carmelita de Souza Dias; Colégio Estadual Professor Flávio Warken; Colégio Estadual Professor Gustavo Dobrandino da Silva e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Foz do Iguaçu. 

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.