3º Levantamento de Índice Amostral acende alerta em Quatro Pontes
Com o índice atual, o município está em alerta máximo e reforça: o combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes concluiu o 3º Levantamento de Índice Amostral (LIA) de 2025, revelando um índice de infestação predial de 5,15%, muito acima do limite aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. O número representa um crescimento preocupante: em janeiro o índice era de 1,6% e em março chegou a 3,3%.
O levantamento, realizado entre os dias 05 e 08 de maio, envolveu a inspeção de 427 imóveis — cerca de 20% das residências da sede do município. As agentes de endemias Daiane Schroder, Marciane Kollett e Marly Hermes identificaram 23 criadouros com larvas e pupas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus.
Os principais focos estavam em potes de flor, lonas, fontes, cisternas, baldes, ralos, panelas e calhas, locais com acúmulo de água parada, ideal para a reprodução do mosquito.
O LIA é uma atividade desenvolvida pelo Ministério da Saúde desde 2002, permitindo identificar áreas críticas e orientar ações de combate. A Secretaria de Saúde alerta a população sobre a urgência na eliminação de criadouros domésticos, como vasos, pneus, garrafas, caixas d’água sem tampa, plásticos, bromélias e piscinas sem tratamento.
Com o índice atual, o município está em alerta máximo e reforça: o combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos.
Assessoria
COMENTÁRIOS