Plano Municipal de Cultura é aprovado na Câmara de Cascavel
O plano não só estabelece o Sistema Municipal de Cultura, mas também é essencial para que Cascavel possa receber recursos estaduais e federais

O primeiro Plano Municipal de Cultura da história de Cascavel foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (05). Descrito no Projeto de Lei 47/2025, a proposição organiza toda a política cultural do município.
“Essa é uma reivindicação antiga da classe cultural e artística, que já vem discutindo o plano há mais de 10 anos. Esse tema já foi muito discutido com a comunidade, passou por conferências e audiências públicas antes de chegar a este documento final”, explica a secretária municipal de Cultura, Beth Leal.
O plano não só estabelece o Sistema Municipal de Cultura, mas também é essencial para que a Prefeitura possa receber recursos estaduais e federais.
A proposta amplia e democratiza o acesso às artes, valorizando a diversidade das expressões culturais e promovendo ações de formação, intercâmbio, pesquisa, preservação da memória e estímulo à produção artística. Entre os principais objetivos, estão o mapeamento de agentes e espaços culturais, a proteção do patrimônio material e imaterial, a descentralização das ações culturais para bairros e distritos, e a inclusão de todas as faixas etárias.
O plano prevê a profissionalização da gestão cultural, com criação de cargos efetivos, editais regulares de fomento, qualificação técnica de equipes, e valorização de museus, bibliotecas e arquivos como centros de interação cultural.
Outros destaques incluem o incentivo à arte de rua, ao artesanato como desenvolvimento econômico, à formação de redes culturais regionais, e à criação de leis específicas, como a do "Meio Ingresso" para artistas locais e do carnaval popular. Por fim, busca-se ampliar a captação de recursos externos e criar fundos de apoio à participação de artistas cascavelenses em eventos nacionais e internacionais.
Assessoria
COMENTÁRIOS