Seja bem vindo
Cascavel,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Serviço de obesidade e cirurgia bariátrica recebe novos pacientes

O SOCB acolheu 50 pacientes que integram mais um grupo no programa em Cascavel


Serviço de obesidade e cirurgia bariátrica recebe novos pacientes Assessoria

O Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (SOCB) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) acolheu, nesta segunda-feira (15), 50 pacientes das 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde. Eles integram o novo grupo 1/2024.

O programa tem confirmado seu sucesso com cada novo grupo. Muitos pacientes, em períodos entre 1 ano e 1 ano e meio conseguem perder de 30 a 40 kg do peso inicial e passam pelo procedimento cirúrgico.

Natália Clemir da Silva, de 32 anos, moradora de Cascavel, está ingressando no programa com 140 quilos. Ela relata que o encaminhamento veio através da Unidade Básica de Saúde (UBS). 

"Descobri o programa por meio da rede encaminhada após exames de rotina e me perguntaram se tinha interesse. Há muitos casos de sucesso, com pacientes perdendo de 30 a 40 quilos. O corpo se adapta e a pessoa pode levar uma vida tranquila e renovada", relata Natália.

"Espero poder emagrecer. Tinha receio da cirurgia, mas a opção de tratamento prévio me deixou mais confiante. É um processo gradual até a cirurgia. Quero emagrecer para poder engravidar, pois depois dos meus 17 anos, meu peso só aumentava, mas agora estou motivada novamente e sei que vou conseguir alcançar o objetivo com o apoio do programa", finalizou Natália. 

Como Acessar o SOCB

Para acessar o Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (SOCB), é necessário passar por uma avaliação com um profissional de saúde em uma unidade básica da sua cidade ou região. Após isso, o paciente é encaminhado para as Regionais de Saúde 9ª, 10ª ou 20ª, até chegar ao HUOP. 

O coordenador do SOCB do HUOP, Dr. Allan Cézar Faria de Araújo, esclarece o processo. "Há formulários específicos que indicam o encaminhamento para o Centro de Referência. Esses formulários são enviados à regional de saúde, que faz a distribuição para os serviços credenciados para a cirurgia bariátrica. Em Cascavel, contamos com o Hospital Universitário e um hospital particular para prestar esse serviço. O atendimento começa na atenção primária, seguindo para a especializada e hospitalar", explica.

Assessoria





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.