Seja bem vindo
Cascavel,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mais de 300 agentes públicos participam do 2º Drone Policial em Foz

Seminário começou hoje (26) e seguirá até quinta-feira (28) com workshops e exercícios simulados


Mais de 300 agentes públicos participam do 2º Drone Policial em Foz Assessoria

Começou nesta terça-feira (26) no auditório do Corpo de Bombeiros da Vila A, em Foz do Iguaçu, o II Drone Policial, um seminário de boas práticas com drones na segurança pública. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública em parceria com o Grêmio de Pilotos Remotos da Segurança Pública, entidade sem fins lucrativos formada por pilotos policiais de todo o Brasil.

Até quinta-feira (28), mais de 300 agentes públicos do Brasil e do exterior participam das atividades, que incluem palestras, workshops e simulados com aeronaves remotamente pilotadas (drones) e exercícios práticos em cenários diversos, como as Cataratas do Iguaçu, região da Ponte da Integração, Usina de Asfalto e Centro de Convenções.

O principal objetivo do evento é compartilhar conhecimentos e experiências com drones nas áreas de inteligência, vigilância, reconhecimento e aquisição de alvos, bem como métodos de emprego para busca, salvamento e resgate com drones, payloads e plataformas integradoras.

“A integração entre as forças de segurança é o principal objetivo. O que esta sendo exibido aqui é a tecnologia de última geração existente no Brasil e no mundo e sobre como empregar isso nas ações de segurança pública”, explicou o secretário de segurança publica de Foz do Iguaçu, Tenente-Coronel Marcos Antônio Jahnke. 

Participam do evento agentes públicos da Receita Federal, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de diversas regiões do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e principalmente do Paraná. O encontro também recebe participantes de países como Estados Unidos, Portugal, Letônia, Israel, Bélgica e Espanha.

Programação

Durante a abertura do evento, nesta terça-feira (26), representantes das fabricantes de drones e agentes de segurança apresentaram as novas tecnologias e ações de combate e deslocamento em áreas de risco pelo Brasil com o uso dos equipamentos. 

De acordo com o organizador, Bruno Carcará, 12 fabricantes de drones e programas integradores participam do evento e a idéia é testar todos os produtos para verificar a utilidade deles dentro das operações policiais. “Eles serão testados em campo, com exercícios simulados onde a gente busca fazer algo próximo do real e verificar como esses equipamentos podem trazer algum tipo de vantagem”, explicou Bruno, que é presidente do Grêmio de Pilotos Remotos da Segurança Pública. 

Segundo ele, Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar o evento devido à integração já existente entre as forças de segurança e pela utilização dos equipamentos na maioria dos órgãos, como Polícia Federal, Receita Federal, Exército, Marinha e outros. 

Dentro da Administração Pública, os equipamentos são utilizados em operações da Guarda Municipal e Secretaria da Fazenda. 

Atividades

O Seminário será dividido em palestras, apresentação de tecnologias pelas empresas participantes (com exercícios simulados), oficinas (com exercícios simulados) e o Campeonato de CQB (Prêmio Caribé - homenagem ao Policial Federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, que era Piloto e Instrutor de Drones na Polícia Federal).

Os exercícios simulados e workshops ocorrem na terça, quarta e quinta no período da tarde. No período da manhã acontecem as palestras e apresentações dos produtos no Corpo de Bombeiros da Vila A.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.