Pato Bragado: ações educativas são promovidas em alusão ao Maio Laranja
Ação coordenada pelo Creas contará com palestras, teatros e contações de histórias nos educandários, dias 19 e 20 de maio
Assessoria O “Maio Laranja” marca a mobilização nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A temática é considerada de extrema relevância, especialmente diante do aumento dos crimes cibernéticos relacionados à violência sexual infantojuvenil, além dos casos presenciais registrados em todo o país.
As ações em defesa do público infantojuvenil também têm aumentado. Em Pato Bragado, a Secretaria de Assistência Social, por intermédio do Creas, programou dois dias de atividades socioeducativas e, principalmente, preventivas voltadas às crianças e aos adolescentes nos educandários do município.
No dia 19, durante os turnos de aula, serão realizadas contações de histórias, explanações sobre a temática e apresentações teatrais voltadas aos alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Marechal Deodoro. Já no período noturno do dia 19 e ao longo do dia 20, as atividades estarão concentradas no Colégio Estadual Pato Bragado, com palestras e apresentações culturais. Toda a programação ocorrerá no Centro Cultural Arte e Encanto.
Segundo a coordenadora do Creas, a assistente social Rafaela Melo Damasceno Couto, a mobilização busca conscientizar crianças e adolescentes sobre prevenção, identificação e denúncia de casos de abuso e exploração sexual, reforçando que a proteção infantojuvenil é responsabilidade de toda a sociedade.
Palestra
A prevenção e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes foram tema de uma palestra realizada na tarde de quarta-feira (6) para alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Marechal Deodoro de Pato Bragado.
A ação faz parte da Operação Caminhos Seguros 2026, promovida pela Polícia Militar, que teve início na última segunda-feira (4) e segue até 18 de maio, em alusão ao Maio Laranja, uma Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil.
A palestra foi ministrada pelo aspirante a oficial da Polícia Militar, Nicolas Martins Vaz, com a presença do comandante do Destacamento de Pato Bragado, 2º sargento Anilson Cândido de Moura. Durante a atividade, foram abordadas diferentes formas de violência, com orientações aos estudantes sobre como identificar situações de risco e onde buscar ajuda.


Como denunciar
Casos suspeitos ou confirmados de violência sexual podem ser denunciados por meio do Disque 100, serviço gratuito e anônimo disponível em todo o país.
Assessoria







COMENTÁRIOS