Mais de 69 mil alunos iniciam ano letivo nas universidades estaduais
Ao todo, as sete instituições da rede estadual de ensino superior do Paraná contam com 69.681 alunos matriculados, número que corresponde à soma de 52.782 veteranos, que retornam às salas de aula, e 16.899 calouros
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN O ano letivo de 2026 começou segunda-feira (3) para a maioria dos estudantes de graduação das universidades estaduais do Paraná. Ao todo, as sete instituições da rede estadual de ensino superior contam com 69.681 alunos matriculados, número que corresponde à soma de 52.782 veteranos, que retornam às salas de aula, e 16.899 calouros, que iniciam agora a trajetória no ensino superior público. O retorno às aulas acontece de forma escalonada, seguindo um calendário acadêmico específico para cada universidade.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi a primeira a retomar as atividades, no dia 23 de fevereiro, com 5.016 veteranos e 1.984 calouros. Nesta semana, começaram as aulas na Universidade Estadual de Londrina (UEL), com 9.484 veteranos e 3.180 calouros; na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com 5 mil veteranos e 2 mil calouros; na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com 2.682 veteranos e 816 calouros; e na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com 6.500 veteranos e 3.519 calouros.
Nas próximas semanas, será a vez de duas universidades darem as boas-vindas aos estudantes. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) inicia o semestre no dia 9 de março para 13.100 veteranos e 3.400 calouros. Já a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com 11 mil veteranos e 2 mil calouros, começa o ano letivo em 16 de março.
Com um total de 438 cursos de graduação entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, que contemplam diferentes áreas do conhecimento, as universidades estaduais marcam presença em 29 municípios, consolidando a capilaridade e a diversidade da formação acadêmica no interior paranaense. Os câmpus estão distribuídos em cidades como Londrina, na região Norte; Maringá e Paranavaí, no Noroeste; Ponta Grossa, nos Campos Gerais; Cascavel e Foz do Iguaçu, no Oeste; Guarapuava, no Centro-Sul; e Jacarezinho, no Norte Pioneiro.
As universidades são polos de pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural das regiões onde estão inseridas. Além da relevância acadêmica, a movimentação do calendário letivo também impacta a economia desses municípios. O retorno desses milhares de estudantes às aulas impulsiona o comércio, o setor de serviços e até o mercado imobiliário, reafirmando a importância das instituições como vetores de desenvolvimento regional no Paraná.
AEN








COMENTÁRIOS