Conferência de Saúde reforça papel do SUS como direito de todos
Evento é o principal espaço de diálogo entre a sociedade e o poder público

Na noite desta quarta-feira, 1º de outubro, a comunidade de Três Barras do Paraná se reuniu para uma importante discussão sobre a saúde pública: a XIV Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “O SUS é de todos, o SUS é para todos”, o evento reforçou o papel essencial do Sistema Único de Saúde (SUS) como um direito fundamental e universal.
A conferência municipal é o principal espaço de diálogo entre a sociedade e o poder público para avaliar a situação da saúde e construir propostas para a formulação da Política de Saúde Municipal. É o momento em que usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde se unem para debater os desafios, celebrar as conquistas e, principalmente, definir prioridades e metas que irão impactar diretamente a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Um dos pontos mais cruciais foi o resultado prático: as propostas aprovadas pelos delegados das entidades serão incluídas no Plano Municipal de Saúde 2026-2029. Isso garante que as decisões tomadas pela comunidade neste espaço democrático se transformem em ações concretas e diretrizes orçamentárias para os próximos quatro anos de gestão.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes, demonstrando o compromisso intersetorial com a causa. Estiveram presentes: o vice-prefeito Nerceu de Souza; a vereadora Tatiane Renosto Zancheta, representando o presidente da Câmara de Vereadores; a vereadora Andreia Pereira; a secretária Municipal de Saúde Débora Nadia Pillati Vidor; a apoiadora do COSEMS e palestrante Jessica Kehrig Fernandes; a coordenadora da APS enfermeira Delina Gomes da Silva Oenning; a diretora do Hospital Municipal Maria do Socorro Prestes; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde Gilvan de Oliveira.
Após o uso da palavra pelas autoridades, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan de Oliveira, decretou oficialmente aberta a XIV Conferência Municipal de Saúde, dando início às discussões e trabalhos em grupo que guiarão os próximos passos da saúde no município.
Assessoria
COMENTÁRIOS