Seja bem vindo
Cascavel,09/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Programação da Assembleia tem homenagens e debates sobre terceirização, arte, empreendedorismo e transporte ferroviário

Sessão plenária de segunda-feira (11) conta com 14 itens na pauta, entre eles o que institui o Programa Estadual de Pagamento de Recompensas


Programação da Assembleia tem homenagens e debates sobre terceirização, arte, empreendedorismo e transporte ferroviário Foto: Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) abre as portas na próxima semana para a população participar de debates sobre questões trabalhistas, arte, empreendedorismo e transporte ferroviário, além de homenagens a instituições e personalidades. A programação conta também com as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas e permanentes.

Na segunda-feira (11), às 9 horas, no Plenarinho, a Bancada de Oposição promove a audiência pública “Terceirização como forma de Retirar Direitos”, para debater os impactos dessa modalidade nas relações de trabalho. A proposta é discutir formas de combater a precarização laboral e dar voz a trabalhadores sobre o tema.

Ainda na segunda-feira, às 10 horas, o Plenário recebe a solenidade de lançamento do projeto Arte é um Bom Negócio, parceria entre a Alep e o Sebrae para promover oficinas, capacitações e orientações voltadas ao empreendedorismo criativo. As atividades acontecerão em setembro, de forma gratuita, e também contarão com homenagens a artistas paranaenses. A iniciativa é do presidente da Comissão de Cultura, deputado Nelson Justus (União), que pretende protocolar projeto para instituir a Semana da Arte do Paraná.

Às 18 horas de segunda-feira, o médico oftalmologista Artur José Schmitt receberá o Título de Cidadania Benemérita do Estado do Paraná. A homenagem, proposta pelo presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), reconhece a atuação do profissional no fortalecimento de políticas públicas de saúde ocular e no atendimento humanizado a milhares de pacientes.

Na terça-feira (12), às 9 horas, será comemorado, no Plenário, o aniversário de 171 anos da Polícia Militar do Paraná. Criada em 1854, a corporação nasceu junto com a emancipação política do Estado e hoje é referência na segurança pública. O evento é promovido pelo deputado Soldado Adriano José (PP) e reunirá representantes da corporação.

Na quarta-feira (13), às 17 horas, o Auditório Legislativo sediará a audiência pública “Melhorias na Segurança em Bairros de Alta Densidade Populacional por onde passam Linhas de Trem de Carga”, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União), para discutir ações de prevenção e segurança nessas regiões.

Encerrando a programação, na sexta-feira (15), às 18 horas, o Plenário será palco da sessão solene em homenagem aos 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aos 26 anos da Fiocruz Paraná e aos 16 anos do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). A iniciativa da deputada Márcia Huçulak (PSD) reconhece a importância das instituições para a ciência e a saúde pública no Brasil e no Estado.

Assessoria





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.