Guaraniaçu promove jornada de formação com foco na inclusão
O evento teve como objetivo central debater e refletir sobre a importância da inclusão escolar, buscando construir um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo

Professores da rede municipal e estadual de ensino participaram, nesta quarta-feira (30), de uma jornada de formação realizada nas dependências do Atlântico Clube de Guaraniaçu. O evento teve como objetivo central debater e refletir sobre a importância da inclusão escolar, buscando construir um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo, onde as diferenças sejam reconhecidas e valorizadas como elementos de inovação e enriquecimento humano.
A programação conta com atividades durante todo o dia, com destaque para a palestra “Diretrizes e Instrumentos para o Atendimento ao Aluno com Autismo”, ministrada pelo professor doutor Douglas Roberto Borella. Autor de obras como Neurociência e o Transtorno do Espectro Autista (TEA): Educação e Saúde, e Diretrizes e Instrumentos Norteados para o Atendimento de Estudantes com TEA, Borella trouxe à tona reflexões importantes sobre práticas pedagógicas inclusivas voltadas ao atendimento desses alunos.
Durante a abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Soelany Corso Pozzan, destacou que a inclusão educacional vai além de integrar alunos com necessidades especiais ou de diferentes origens culturais e sociais. "Trata-se da construção de um espaço escolar acolhedor, onde todos os estudantes se sintam respeitados e estimulados a desenvolverem seu potencial", aponta.
A secretária também aproveitou a ocasião para saudar os professores presentes, desejando um dia produtivo de trabalho e aprendizado. O encontro reafirma o compromisso da rede pública de Guaraniaçu com uma educação de qualidade e voltada para a diversidade.
Assessoria
COMENTÁRIOS