Desenvolvimento: Boa Vista promove 1ª Conferência da Cidade
O tema da reunião foi pautado na construção de uma política nacional de desenvolvimento urbano

Na última terça-feira (29), Boa Vista da Aparecida realizou a 1ª Conferência da Cidade, promovida pelo governo municipal por meio da Secretaria de Planejamento e Engenharia. O encontro teve como principal objetivo debater propostas e soluções que possam nortear o desenvolvimento urbano do município nos próximos anos com o tema central, “Construindo a politica nacional de desenvolvimento urbano, caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
O evento foi realizado nas dependências da Câmara de Vereadores e reuniu representantes do poder público, sociedade civil organizada, conselhos municipais, instituições de ensino, engenheiros, empresários e demais organizações da comunidade boavistense.
A programação contou com uma série de atividades importantes, começando pelo credenciamento e a recepção dos participantes. Na abertura oficial, foi realizada a composição da mesa coordenadora e a execução do Hino Nacional. No momento cultural, o engenheiro Rafael De Martini interpretou o Hino de Boa Vista da Aparecida e, na sequência, foi realizada a leitura e aprovação do regulamento interno.
Durante a manhã, o público acompanhou palestras com os especialistas Mauro Rockenbach e Ivan Carlos Bertoldo que trouxeram reflexões sobre planejamento urbano, participação social e desenvolvimento sustentável.
À tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho por eixos temáticos, com debates que resultaram em propostas concretas para o município. As ideias discutidas foram apresentadas na plenária e votadas pelos presentes.
Além disso, foram eleitos delegados e suplentes que representarão Boa Vista na 7ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá em Curitiba nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2025.
Delegados e suplentes eleitos dos seguimentos:
- Executivo: Leticia Trevisan e Rafaela Ganzala
- Legislativo: Mircon Frederico e Cleci Antonello
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea): Isabela Mello e Rafael De Martini
- Associação Comercial e Industrial de Boa Vista da Aparecida (Aciba): Flavia Pastro e Régis Augusto
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais: Gerson Breansine e João Terluck
A secretária de Planejamento, Leticia Trevisan, destacou o papel transformador da Conferência. “Estamos escrevendo uma nova história, com coragem, com responsabilidade e com um olhar voltado ao futuro. É com a contribuição de cada um e cada uma que tudo isso pode se tornar uma realidade palpável, visível e acessível para todos”.
Ao final do evento foram entregues aos palestrantes uma cesta com produtos da terra em forma de agradecimento pela colaboração na Conferencia.
Assessoria
COMENTÁRIOS