Seja bem vindo
Cascavel,10/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

UPA Tancredo agora tem atendimento de emergência odontológica

Consultório foi inaugurado na noite de ontem e o atendimento de emergência será das 22h às 7h de segunda à sexta feira e 24h nos sábados e domingo


UPA Tancredo agora tem atendimento de emergência odontológica Assessoria

A Unidade de Pronto Atendimento Tancredo Neves (UPA Tancredo) passou a contar com um serviço de emergência odontológica. Na noite de ontem (30), o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, e o gerente de Saúde Bucal, Shady Yassine, inauguraram o consultório, que atenderá de segunda a sexta-feira, das 22h às 7h, e aos sábados e domingos, 24 horas.

Bailak explica que já existe atendimento odontológico diário em 45 unidades de saúde, que, em caso de emergência, podem ser procuradas durante o dia. “Porém, nós tínhamos uma lacuna à noite e, principalmente, nos finais de semana ficávamos sem esse atendimento. Quando você tinha uma dor de dente, era necessário procurar, por exemplo, a UPA, ser atendido pelo médico, que no máximo poderia prescrever um anti-inflamatório, um analgésico, e agendar o odontólogo para um horário em que ele estivesse atendendo”, explica o secretário.


O gerente de Saúde Bucal destaca que o consultório tem equipamentos de ponta, com a mesma qualidade dos existentes nas unidades de saúde. “O objetivo é fornecer o acesso odontológico para casos de urgência, onde a responsabilidade pelo acolhimento, atendimento e tratamento fica a cargo das unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde. Ocorre que tínhamos uma necessidade de amparo, essa necessidade de fornecer o atendimento odontológico de urgência durante 24 horas, principalmente porque quem tem um incômodo, uma dor odontológica durante a madrugada ou nos finais de semana, sabe o quanto isso é prejudicial”, afirma Shady.

O cirurgião-dentista Ederson Santos Rocha, profissional que atua na área há mais de 30 anos e é um dos plantonistas do novo serviço, diz que a prestação do serviço é extremamente necessária. “A nossa odontologia municipal está bem estruturada dentro da atenção primária e, agora, com essa emergência odontológica, vai fechar esse ciclo de atendimento odontológico das pessoas que precisam, dentro do SUS”, afirma.

João Avanci, diretor do Consamu, disse que o serviço trouxe um grande avanço para a Unidade de Pronto Atendimento. “É uma novidade em Cascavel. Não tínhamos esse atendimento para o paciente que, às vezes, ou teria que procurar um dentista particular, ou ficar com dor até o próximo dia útil. A UPA sempre prestou serviços, os médicos acabam fazendo uma analgesia, dando um remédio para dor, para suportar até o próximo dia. Agora isso não é mais necessário, temos um serviço extremamente qualificado”, enfatiza.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.