Seja bem vindo
Cascavel,21/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Inteligência artificial: temática é destaque no Show Rural Digital

Evento reuniu empreendedores de vários setores, no Espaço Sebrae, em Cascavel


Inteligência artificial: temática é destaque no Show Rural Digital Foto: reprodução / assessoria

Os visitantes que entram pelo pavilhão do Show Rural Digital não demoram muito para perceber que, ali, o agro tem outra roupagem. No lugar de grandes máquinas e plantações, expositores dão evidência a soluções, tecnologias e inovações que podem melhorar a produtividade, aumentar a lucratividade e gerar novos caminhos para o agronegócio. É nesse contexto que outro personagem ganha as atenções: a inteligência artificial (IA). 

O tema, que está em processo de difusão no País, foi um dos protagonistas da programação desta quinta-feira (8), durante o Show Rural, em Cascavel. O evento, batizado de Iguassu IT Day - IA e Negócios, ofereceu aos visitantes quatro palestras, com foco nos diversos usos da inteligência artificial.

Nilmar dos Santos, representante da governança Iguassu IT, falou sobre a regulamentação da inteligência artificial e a posição do setor. Depois, Jadson Siqueira, coordenador do ecossistema Iguassu Valley, ministrou a palestra “agora é possível com IA: como não ser atropelado?”. Thiago Naves falou, na sequência, sobre parceria estratégica na implantação de IA e, ao final, Almir Neves, vice-presidente de startups da Assespro-PR, falou sobre como a inteligência artificial está transformando o agro no mundo. 

Durante a palestra, Jadson Siqueira enfatiza que, apesar de muitos ainda serem resistentes com a IA, este não é um tema novo e, por isso, merece atenção. Nesse sentido, ele apresentou casos de sucesso do uso da IA em algumas das empresas dele. Uma das soluções foi a IAra, ferramenta que utiliza inteligência artificial para correção de redações dos alunos do grupo Alfacon. 

“A IAra levou menos de um mês para ser desenvolvida, enquanto algumas soluções com uso de IA em 2018 levaram mais de 18 meses. A evolução é clara, mas o pensamento que precisamos ter é que esses investimentos não são perda de tempo; pelo contrário, são oportunidades. Se nós não incorporarmos essa cultura da inteligência artificial agora, seremos atropelados. A IA é um caminho e não podemos fechar os olhos para isso”, explica Jadson. 

O palestrante Almir Neves também destaca essa necessidade de olhar com mais atenção para as ferramentas de IA. Segundo ele, o futuro disruptivo, projetado há alguns anos e visto como “loucura”, já é real. 

“Em 1950, alguém falou que os computadores poderiam chegar a ser mais inteligentes que os seres humanos. Isso já era previsto, então ficarão para trás aqueles que não acreditarem neste avanço. Nós precisamos aproveitar as ferramentas e a acessibilidade às ferramentas de IA para transformar o presente e projetar um futuro que gere mais negócios, mais projetos e, claro, mais dinheiro”, incentiva Almir. 

O participante Marcio Sandoval Tomé, de Medianeira, garante que o fórum foi produtivo. Ele, que é da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), faz parte da equipe da startup Laços do Agro, e conta que os palestrantes trouxeram temas relevantes que ampliaram a discussão sobre IA. 

“No momento das apresentações, vi vários temas que tenho estudado. Ter acesso a estes conteúdos é muito relevante porque facilita o entendimento de como as tecnologias funcionam e como podemos utilizá-las no dia a dia”, comenta.

Para o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo Brotto, o evento foi mais um exemplo de sucesso. Para o próximo ano, uma nova edição começou a ser desenhada. 

“Não é porque estamos no interior do Paraná que não podemos discutir temas como inteligência artificial: nós devemos falar sobre isso. Com o Show Rural, focamos as discussões no cenário do agro, mas a IA nos traz muitas possibilidades. Para o próximo evento, pensamos em trazer mais conteúdo de qualidade e oferecer assuntos até um pouco mais técnicos, para que os empreendedores consigam participar e voltar para casa com ferramentas para tirar as ideias do papel”, celebra.

O fórum Iguassu IT Day - IA e Negócios foi realizado pelo Sebrae/PR em parceria com o grupo Iguassu IT, que reúne empresas do setor de TIC da região oeste paranaense.


Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.