Seja bem vindo
Cascavel,21/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Famílias prestigiam início do Natal de Água e Luzes em Foz

Mesmo com a chuva, a população foi ao Gramadão da Vila A, que ficará iluminado até 5 de janeiro. No total, Itaipu Binacional e PTI investiram R$ 3 milhões nas ações natalinas.


Famílias prestigiam início do Natal de Água e Luzes em Foz Tiago Longo com a esposa Eveline Matasso e as filhas Giovana, Rafaelli e Gabrielli - Foto: ara Cheida / Itaipu Binacional

O “Natal Água e Luzes” fez jus ao nome com o início da iluminação natalina em um sábado de chuva em Foz do Iguaçu. A decoração foi acesa às 19h30 deste sábado (2), trazendo a luz do Natal ao Gramadão da Vila A, que ficará decorado até 5 de janeiro de 2024. E, mesmo com a chuvinha fina do fim da tarde, as famílias iguaçuenses prestigiaram a iluminação e a chegada do Papai e da Mamãe Noel na Vila Encantada. Na Vila C, a ação “Energia de Natal” levou uma carreta-palco com apresentação de teatro, música e dança.

Neste domingo (3), a grande atração no Gramadão será um show com a banda de reggae brasileira Maskavo, que tem no currículo sucessos como “Um anjo do céu”. O show é gratuito e começa às 19h30.

A promoção do “Natal Água e Luzes” é da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu, que investiram R$ 3 milhões nas ações natalinas. Os investimentos incluem as apresentações artísticas e a decoração do Gramadão, da Praça da Paz, da Avenida Jorge Schimmelpfeng, da Praça do Mitre e da Avenida Brasil. A Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu são parceiras. 

No Gramadão são cerca de 500 mil pontos de luz. As 111 árvores naturais do local receberam mais de 200 mil pontos de luz – 2 mil cordões com 100 leds cada um. Já a árvore artificial, no centro do Gramadão, com estrela na ponta e 25 metros de altura, conta com 150 mil pontos de luz, enquanto a menor, de 6 metros, tem 16 mil. No espaço, há ainda um pórtico para a “passagem” de 2023 para 2024, um corredor iluminado, uma asa de anjo instagramável e vários adornos iluminados.

A população também poderá visitar a Vila Encantada do Papai Noel, onde o bom velhinho deve ficar, das 19h às 22h, até o dia 23 de dezembro. No local, haverá um espaço para a doação de presentes que serão repassados para as crianças em situação econômica vulnerável, como uma forma de dar alegria àqueles que mais precisam de solidariedade. Paralelamente, os integrantes circenses da Troupe Luz da Lua fazem brincadeiras e divertem a criançada durante três horas.  

Encontro das famílias

Quem estava ansioso para encontrar o bom velhinho era o Rafael, de 5 anos, que ao ver o Papai Noel entrando na Vila Encantada já falou “Com licença. Posso fazer só uma perguntinha?”. Ele estava acompanhado dos pais, os servidores públicos Geremias Wos, 42, e Patrícia Wos, 38, esperando debaixo do guarda-chuva a vez de se encontrar com o Papai Noel. Queria saber quantos dias faltam para o Natal.

“Ele ficou sabendo da chegada do Papai Noel antes da chuva. Daí não teve jeito de dizer ‘não’ para ele”, conta Patrícia. “Trazemos ele para acompanhar o Natal, fazer fotos de família nos enfeites. Nós sempre viemos aqui no Gramadão, é um lugar que ficou muito bom depois da reforma”, acrescenta Gereremias.

“Já faz uns dias que as crianças estão esperando para vir ver a iluminação. É um momento para elas brincarem, de muita diversão. É bom para trazer a família”, afirmou a estudante de Serviços Sociais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) Rosileia Cruz, de 29 anos, ou “Boatana”, em seu nome indígena.

Boatana é integrante do povo Tikuna, o mais numeroso povo indígena da Amazônia, localizado próximo à tríplice fronteira com Colômbia e Peru. O marido dela, Hamilton Vasques, 29, ou “Mematücü”, estuda Ciências Sociais na Unila e trouxe a mãe, Lúcia de Almeida Vasques, 62, ou “Mepü’ Üna”, para passar o Natal em Foz em família. Os filhos Davi Lucas, 7, e Natália, 5, se divertiram como Gramadão todo enfeitado.

“É um privilégio pra gente morar aqui perto e poder aproveitar a programação de Natal no Gramadão”, disse Valdecyr Araújo, 54, que é técnico de manutenção elétrica na Itaipu. A esposa, a contadora Priscila Castegnaro, 45, segurava no colo a filha Alissa, 4, que não disfarçava a felicidade após o encontro com Papai Noel. “Pedi uma boneca, um carrinho e uma mamadeira”, listou a pequena.

Os vendedores da loja Piriri-Pororó, de Ciudad del Este (PY), aproveitaram a aglomeração de gente para vender seus brinquedos e pipoca doce para as famílias na fila da Vila Encantada do Papai Noel. “Todo ano a gente vem. É bom porque junta gente aqui no Gramadão e podemos aumentar as vendas”, explicou o paraguaio Nelson Fernandez, 19 anos.

Para o estoquista Tiago Longo, 38, o Natal no Gramadão é sempre uma oportunidade de fazer algo diferente com a família. Ele estava com a esposa, a RH Eveline Matasso, 40, e as filhas Rafaelli, 9, Gabrielli, 8, e Giovana, 3, fazendo pose debaixo de um enfeite natalino. “É muito bom o que a Itaipu faz: resgatar a memória do Natal para as crianças e ajudar a manter a magia natalina nesse período”, disse. 

Energia de Natal

Uma das principais novidades deste ano será a ação “Energia de Natal”, uma carreta-palco do PTI e da Itaipu Binacional que percorrerá diversos municípios lindeiros, começando pelos bairros de Foz do Iguaçu. A primeira apresentação encantou os moradores da Vila C, que prestigiaram o espetáculo na Praça da Mentira. No domingo (3), o Energia de Natal vai ao Centro de Convivência do Bubas, no mesmo horário.

Durante a apresentação, a população assistirá ao espetáculo de Natal encenado pela Companhia Projeto Broadway, de Curitiba. Oito artistas vão subir no palco da carreta, especialmente preparada e decorada para o projeto, misturando teatro, música e dança. A peça conta a história dos duendes da fábrica do Papai Noel, que, depois de muita espera, estão prontos para acender as luzes da árvore de Natal, mas se deparam com um problema: não há energia elétrica! Aí, os duendes e seus amigos embarcam em uma jornada para trazer o espírito do Natal novamente.

Programação

Nos dias 7 e 8 de dezembro, quinta e sexta-feira da semana que vem, a Parada (desfile) de Natal vai trazer muita magia para o trecho da Avenida Jorge Schimmelpfeng entre a Avenida Brasil e a Rua Marechal Floriano Peixoto. O espetáculo reúne 130 artistas, com figurinos luxuosos. Além de artistas locais, participam os da Companhia Sorriso com Arte e convidados. Pelo menos três alegorias requintadas participarão da apresentação musical ao vivo.

No sábado (9), às 19h30, a Prefeitura de Foz do Iguaçu promove o show do Frei Gilson, na Praça da Paz. Há uma grande expectativa de público para este dia. Já está confirmada a presença de autoridades locais, como o prefeito Chico Brasileiro e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

No sábado seguinte, dia 16 de dezembro, a partir das 19h, os diretores da Itaipu Binacional e autoridades locais participarão de uma solenidade no Gramadão e, em seguida, assistirão à apresentação do Coral da Itaipu Binacional. Das 20h às 22h, a magia fica por conta da peça “O Natal dos Brinquedos Mágicos”, da Companhia Despertar.


Assessoria





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.