Thiago Stefanello é eleito presidente do Consamu
Eleição foi realizada na manhã de hoje (10), na sede da Amop em Cascavel
![Thiago Stefanello é eleito presidente do Consamu](https://www.paranaoeste.com.br/arquivos/noticias/30677/thiago-stefanello-e-eleito-presidente-do-consamu.jpeg)
Na manhã desta sexta-feira (10), a sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel, foi palco da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Consamu). O evento teve como ponto central a eleição da nova presidência e a definição dos membros dos conselhos deliberativo e Ffiscal do Consórcio.
Com uma chapa única registrada, o prefeito de Corbélia, Thiago Stefanello, foi eleito como presidente do Consamu, por unanimidade. O cargo de vice-presidente ficou com César Alexandre Seidel, prefeito de Quatro Pontes.
A nova diretoria assume com o objetivo de buscar melhorias estruturais, assegurar recursos financeiros e promover a ampliação do atendimento regional. Sobre a prioridade, Thiago afirma que pretende viabilizar junto aos deputados federais uma agenda no Ministério da Saúde. “Temos que demonstrar a realidade dos recursos que estão sendo divididos aqui no Consamu. O Consórcio, quando é concebido, as portarias apontam para que o custeio seja de 25% rateado entre os municípios, 25% do Estado e 50% da União, porém isso não está acontecendo, a União tem bancado em torno de 23% e os municípios cerca de 50%. Então, é algo que pesa na conta de cada município, portanto, vamos em busca de um diálogo saudável junto ao Ministério da Saúde e ampliar os recursos do Governo Federal”, explica Stefanello.
Durante a cerimônia, o diretor-geral do Consórcio, João Gabriel Avanci, apresentou brevemente a estrutura do Consamu aos prefeitos. Além disso, Thiago destacou a importância da união entre os chefes do executivo, bem como do Consórcio para a saúde pública da região Oeste. “É gratificante ter esse apoio dos prefeitos e queremos realizar um trabalho que traga ainda mais benefícios para a região. O Consamu, além das regulações das ambulâncias e dos leitos hospitalares, também gerencia serviços, como é o caso, aqui em Cascavel, do Hospital de Retaguarda e da Upa Tancredo. Então, temos que buscar melhorar cada vez mais os atendimentos para a população”, enfatizou Stefanello.
O prefeito de Cascavel, Renato Silva, enalteceu o conhecimento e capacidade de gestão do novo presidente. “É uma grande satisfação ter o Thiago como presidente do Consamu, pois ele tem expertise nesta área. Com certeza irá conduzir da melhor maneira este que é um consórcio muito importante para o Oeste”, disse.
O prefeito de Quatro Pontes, Cesar Alexandre Seidel, falou sobre a nova missão como vice-presidente. “É um novo desafio. Agradeço ao Thiago por esta oportunidade e sabemos que saúde é um ponto fundamental de todo município, por isso temos um trabalho extremamente importante pela frente, com o objetivo de trazer ainda mais eficiência para o Consamu”, declarou.
Composição do Conselho Deliberativo
- Renato Silva, prefeito de Cascavel;
- Rafael Ciryllo Chiapetti Alves de Moura, prefeito de Quedas do Iguaçu;
- Mário César Constenaro, prefeito de Toledo;
- Rodrigo Ribeiro, prefeito de Palotina;
- Gileade Gabriel Osti, prefeito de Guaíra;
- Maxwell Scapini, prefeito de Capitão Leônidas Marques.
Composição do Conselho Fiscal
- Viviane Comiran, prefeita de Ibema;
- Ademar Luiz Burckhardt, prefeito de Catanduvas;
- Edicarlos Grizotto de Oliveira, prefeito de Jesuítas.
Suplentes
- Lari Hitz, prefeito de Nova Santa Rosa;
- Adriano Backes, prefeito de Marechal Cândido Rondon;
- Lucian Aluísio Dierings, prefeito de Ouro Verde do Oeste.
Chapa eleita por unanimidade - Foto: Makelen Rotta
Consamu
O Consamu é responsável por gerenciar os serviços de urgência e emergência em 43 municípios da região, desempenhando um papel crucial no atendimento médico especializado e no suporte às unidades hospitalares locais.
Além disso, o Consórcio possui aproximadamente 1.500 servidores, um orçamento de cerca de R$ 193 milhões e atende 1 milhão de habitantes. Também realiza a gestão da Central de Regulação de Leitos Hospitalares e ainda:
- 29 ambulâncias de suporte básico
- 08 ambulâncias de suporte avançado
- 02 motolâncias
- 01 helicóptero
- Upa de Toledo
- Upa de Marechal Rondon
- Upa de Guaíra
- Upa Tancredo de Cascavel
- Hospital de Retaguarda de Cascavel
- Hospital de Palotina
- Hospital de Marechal
- Hospital de Cafelândia
COMENTÁRIOS