Ceonc conscientiza homens na luta contra câncer de próstata
Com o tema “Investir em prevenção é lucrar em saúde”, a campanha deste ano do incentiva a cuidar da saúde
Neste Novembro Azul, o Ceonc Hospital do Câncer convida a comunidade a refletir sobre a saúde masculina e a importância da prevenção. Com uma abordagem acolhedora e realista, a campanha deste ano não se limita apenas aos homens - figura principal do mês azul - mas também mobiliza as mulheres, que muitas vezes são as maiores incentivadoras do autocuidado masculino em suas famílias. A mensagem é clara: cuidar da saúde é garantir qualidade de vida no presente para um futuro mais saudável.
Apostando nessa ideia, o mote da campanha 2024 - “Investir em prevenção é lucrar em saúde” - visa debater a saúde dos homens de forma leve e engajadora, promovendo a detecção precoce do câncer de próstata e o acompanhamento médico regular como forma de obter um retorno seguro. Além de aumentar as chances de cura, essa cultura de cuidado e prevenção fortalece vínculos familiares e sociais, promovendo autoestima e um novo olhar para a vida como um todo.
“A prevenção se torna um investimento, pois a saúde e o nosso corpo são nosso bem mais valioso. O câncer de próstata pode se desenvolver silenciosamente”, explica o diretor clínico do Ceonc, doutor Reno Kunz. Embora possa se manifestar sem apresentar sintomas nas fases iniciais, essa neoplasia “cura muito mais e mata muito menos quando comparada ao câncer de mama na mulher”. Portanto, quando detectado precocemente, o câncer de próstata apresenta uma taxa de cura significativamente maior.
Segundo mais incidente
Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, com uma estimativa de 71.730 novos casos por ano entre 2023 e 2025. Atualmente, essa doença é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país e a necessidade de disseminar conhecimento.
Prevenir ainda é o caminho
Em Cascavel, o Ceonc é referência em oncologia e também em saúde masculina. Neste mês de novembro, a instituição mobiliza esforços para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, reforçando as diretrizes do Ministério da Saúde para o diagnóstico precoce e o rastreamento da doença.
Segundo o Dr. Reno, o caminho da prevenção passa pelo check-up anual. E não pode ser diferente. É preciso que o homem fique atento a qualquer anormalidade no corpo e faça seus exames de rotina a partir dos 45 anos. É aqui que a mulher entra em cena, pois normalmente é ela (esposa, mãe, filha, irmã) que cuida de si e dos demais ao redor, agendando consultas e lembrando das datas. “Até levando no laço se for preciso”, brinca o médico, fazendo uma analogia com o símbolo da campanha, que é o laço azul. “Muitos homens vêm mesmo forçados às consultas e depois reconhecem que era necessário”, reforça.
Conscientização quebra tabu
O tabu em relação aos exames ainda impede muitos homens de procurar ajuda. No entanto, ao longo dos anos, a disseminação do tema com o avanço das campanhas e a implementação de novos protocolos de diagnóstico têm contribuído para a diminuição desse preconceito. “Precisamos falar abertamente sobre este assunto para garantir que menos homens morram da doença”, pontua o médico.
O exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) é recomendado anualmente, pois apenas 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados exclusivamente por meio da alteração do toque retal. Além disso, exames complementares, como ultrassom e ressonância magnética, também são utilizados para um diagnóstico mais preciso.
Como prevenir
A adoção de hábitos saudáveis para a família toda é uma poderosa estratégia para reduzir o risco de doenças, incluindo o câncer de próstata. Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e grãos integrais, aliada à prática regular de exercícios físicos, é fundamental. Além disso, é importante cuidar do peso, monitorar a pressão arterial e os níveis de colesterol, e manter um controle adequado de doenças como diabetes. “Outro alerta é evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Esses fatores também contribuem significativamente para uma vida mais saudável”, finaliza o doutor Reno.
Assessoria
COMENTÁRIOS