Seja bem vindo
Cascavel,10/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ortopedista dá dicas para chegar à terceira idade sem doenças e dores

Comemorada no dia 1º de outubro, data marca a importância de adotar hábitos saudáveis para aumentar a expectativa de vida


Ortopedista dá dicas para chegar à terceira idade sem doenças e dores Assessoria

Atualmente, a terceira idade não é mais sinônimo de aposentadoria e sedentarismo, pelo contrário, os idosos são exemplos de saúde e disposição. Em um levantamento realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano 2000 os idosos representavam 7,4% da população total brasileira. Já no ano de 2023, esse número cresceu para 17%, aumentando a expectativa de vida no país. 

Não há um segredo único para a longevidade, mas existem hábitos que, se adotados ao longo da vida, podem contribuir para chegar na “melhor idade” com energia e autonomia. Um importante fator para se dar atenção é a mobilidade do corpo. O ortopedista do Policlínica Hospital de Cascavel, Dr. Mauricio Tomasetto, que faz parte do grupo de Ortopedia e Traumatologia, aponta as doenças mais comuns do sistema locomotor em idosos. “As doenças articulares que mais acometem a terceira idade são a osteoartrite, artrite reumatóide, artrite gotosa (gota), artrose de quadril (coxartrose), artrose de joelho (gonartrose) e artrose da coluna (uncoartrose), além de quedas ou acidentes que podem comprometer os ossos e tendões”, explica. 

Mesmo em alguns casos sendo hereditárias, as principais causas para doenças nos ossos, músculos, tendões e ligamentos são decorrentes de quedas, mau uso de acessórios, falta de alongamento, exercícios físicos de alta intensidade ou acidentes. “São diversos fatores de risco, desde causas hereditárias, bem como eventos traumáticos, sobrepeso, hábitos de vida incorretos, uso de calçados inadequados, má postura e lesões por esforço com cargas excessivas”, afirma o especialista.

Formas de prevenção

Para prevenir o surgimento de doenças locomotoras e chegar à terceira idade com independência e disposição, além de um corpo saudável e livre de dores, é importante se atentar a cuidados e hábitos específicos e incluí-los na rotina. “ O ideal é praticar atividades físicas regularmente e realizar alongamentos. Tomar sol durante 20 a 30 minutos por dia também ajuda a aumentar a vitamina D e melhorar a qualidade óssea, assim como manter uma alimentação saudável com verduras, legumes e frutas. Não fumar e evitar consumo de bebidas alcoólicas e evitar sobrecargas na coluna e articulações, além de realizar acompanhamento ortopédico frequente”, enfatiza Dr. Mauricio Tomasetto.

Cuidados na terceira idade

Os acidentes domésticos são a maior causa de doenças ortopédicas em idosos, por isso é importante facilitar a locomoção do idoso dentro de casa. “Para quem já está na terceira idade, o ideal é adaptar o ambiente doméstico para a necessidade do idoso. Isso pode ser feito colocando interruptores próximos à cama, sofá, portas e escadas, por exemplo. Optar por pisos antiderrapantes nas escadas, instalar barras de apoio no chuveiro e próximo ao vaso sanitário, além de remover tapetes e fios elétricos das áreas de trânsito do idoso também são boas ideias. Fora isso, realizar atividades físicas com baixo impacto como hidroterapia, bicicleta ergométrica e pilates são algumas das opções”, finaliza o ortopedista.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.