Seja bem vindo
Cascavel,10/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Panorama das Artes Visuais de Cascavel Visuais ganha versão digital

O lançamento do catálogo digital, durante a 18ª Primavera dos Museus, tem um significado especial ao refletir sobre o acesso pleno às artes


Panorama das Artes Visuais de Cascavel Visuais ganha versão digital Assessoria

Secretaria de Cultura, por meio do Museu de Arte de Cascavel - MAC, inaugura o catálogo digital da 8ª Exposição Panorama das Artes Visuais, conectando mais de 80 artistas a públicos de todo o Brasil, reforçando a inclusão e a democratização da arte

A 8ª Exposição Panorama das Artes Visuais de Cascavel agora ultrapassa as barreiras físicas com o lançamento de seu catálogo digital, que será apresentado nesta quinta-feira (26), às 19h, no Museu de Arte de Cascavel (MAC). O evento será realizado nas dependências do museu, localizado na Rua Mato Grosso, 2909, no coração da cidade, e faz parte da 18ª edição da Primavera dos Museus.

O catálogo digital representa um avanço significativo para a acessibilidade cultural e estará disponível online, permitindo que pessoas de diferentes regiões possam apreciar as mais de 80 obras de artistas locais, rompendo barreiras geográficas e proporcionando um acesso universal ao acervo exposto.

Uma plataforma de inclusão

Seguindo o tema da 18ª Primavera dos Museus - "Museus, Acessibilidade e Inclusão" -, o lançamento deste catálogo digital reafirma o compromisso da Secretaria de Cultura de Cascavel com a democratização da arte. Essa iniciativa vai além da tradicional exibição física das obras, propondo uma verdadeira revolução no acesso à produção artística local. A exposição, que se encerra no dia 30 de setembro, traz à luz a vasta produção de 80 artistas de diferentes gerações e estilos, reunindo trabalhos em diversas linguagens, como pintura, escultura, desenho, gravura digital, vídeo arte e performance.

O coordenador do MAC e curador da exposição, Antonio Carlos Machado, o ACMachado, destaca que a digitalização do catálogo vem para aproximar ainda mais o público da arte produzida em Cascavel, possibilitando que as pessoas que não podem vir ao museu também tenham a oportunidade de conhecer essa diversidade artística que é apresentada.

O lançamento do catálogo digital, durante a 18ª Primavera dos Museus, tem um significado especial ao refletir sobre o acesso pleno às artes. A plataforma foi desenvolvida com o objetivo de garantir que qualquer pessoa, independentemente de sua localização ou condição física, possa ter contato com as obras. Em um cenário onde a inclusão e a acessibilidade são pautas centrais, iniciativas como essa do Museu de Arte de Cascavel despontam como um exemplo a ser seguido por outras instituições culturais.

Essa modalidade de acesso ao acervo também permite que as obras continuem a ser apreciadas mesmo após o término da exposição física, criando um legado digital permanente que amplia o alcance das criações artísticas. 

O lançamento do catálogo digital se insere no contexto da 18ª Primavera dos Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano tem como tema "Museus, Acessibilidade e Inclusão". A proposta desta edição é ampliar o debate sobre a democratização dos espaços museológicos e incentivar reflexões sobre como os museus podem se tornar mais acessíveis a diferentes públicos, tanto em termos físicos quanto sociais e culturais.

Além do lançamento do catálogo, o público presente no evento desta quinta-feira terá a oportunidade de participar de visita guiada pela exposição e conversar diretamente com os artistas que estarão presentes na cerimônia de encerramento da 8ª Panorama das Artes.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.