Seja bem vindo
Cascavel,23/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vera Cruz do Oeste poderá vender produtos para todo Estado

Obtenção do selo Susaf-PR foi oficializada neste mês e empreendedores já projetam crescimento


Vera Cruz do Oeste poderá vender produtos para todo Estado Divulgação

Depois de cerca de dois anos de trabalho e reestruturação de processos de vigilância, inspeção e rotinas, o município de Vera Cruz do Oeste, na região Oeste do Paraná, obteve a chancela do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR). 

O trabalho contou com a parceria do Sebrae/PR, que fez consultorias com o Serviço de Inspeção Municipal por meio do Programa Cidade Empreendedora. Foram realizadas melhorias em processos, adequação de planos e, principalmente, a reestruturação de procedimentos para que o Serviço atuasse em sincronia com as exigências do Susaf/PR.

Agora, com o Selo, agroindústrias da cidade que passarem pelo serviço municipal, automaticamente terão abertura para vender seus produtos em todos os demais municípios paranaenses. Uma conquista que, de acordo com Alexandre Morgan, proprietário da Morgan Charcutaria, é primordial para o crescimento dos negócios. 

“O Selo é fundamental para que possamos crescer. Recentemente, fizemos um planejamento financeiro em que vimos que, para atingir as nossas metas, precisaríamos ampliar mercado, pois, vendendo apenas em Vera Cruz do Oeste, isso não seria possível. Com o Selo, tudo muda: teremos mais abertura de mercado e poderemos avançar negociações em todo o Paraná”, destaca. 

José de Jesus Domingos, presidente da Associação dos Apicultores de Vera Cruz do Oeste, também está animado com a novidade. A entidade, que conta com cerca de 40 apicultores associados ativos, produziu mais de 5 mil kg de mel no ano passado e, entre janeiro e junho deste ano, já ultrapassou a marca de 4,2 mil. Um avanço significativo que demanda novos horizontes. 

“Estamos no mercado desde 1998 e, com o Susaf/PR, a nossa expectativa é de que haja uma melhoria significativa na comercialização dos nossos produtos. Será de grande valor para mim e todos os demais associados”, indica. 

O consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, enfatizou a importância do Susaf/PR para o município. Segundo ele, o trabalho foi longo, envolvendo reestruturações não só em processos, mas também revisão de leis e até mesmo de carga horária de servidores envolvidos nas operações de inspeção. Mas a jornada não para por aqui. 

“É só o começo. Agora, temos a tarefa de continuar capacitando as agroindústrias locais para que elas passem, inicialmente, pelo Serviço de Inspeção Municipal. Com isso ajustado, elas já recebem a autorização para vender em todo o Estado. É um trabalho contínuo e estamos felizes por fazer parte disso”, conclui. 

Sobre o Susaf/PR

O Susaf foi criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que elas estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). 

Os estabelecimentos interessados em obter o selo devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.