Seja bem vindo
Cascavel,23/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Orquestra Didática promove educação musical gratuita

Instalação interativa integra programação do 34º Festival de Música de Cascavel


Orquestra Didática promove educação musical gratuita Assessoria

A Orquestra Didática está em Cascavel para uma temporada de duas semanas no Teatro Municipal Sefrin Filho, apresentando uma oportunidade única de aprendizado e apreciação da música orquestrada. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel, o projeto estará disponível de hoje (2) até sábado (6) e de 09 a 13 de julho, das 10h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

A instalação artística oferece uma experiência imersiva, mostrando o som de cada instrumento de uma orquestra separadamente, por meio de telas de TVs e caixas acústicas de alta fidelidade. Ao mesmo tempo, conteúdos didáticos sobre música orquestrada são apresentados nas telas. A obra escolhida para esta temporada é a Sinfonia nº 3 de Ludwig van Beethoven, conhecida como Eroica.

Origem e Impacto

Segundo Samuel Ferrari Lago, idealizador do projeto, a ideia nasceu da vontade de mostrar como é criada a orquestração, destacando o som individual de cada instrumento. "Ao ouvirmos uma sinfonia como a Eroica, temos a ideia da música como um todo. Por meio desta instalação, é possível perceber não só a sonoridade, mas a importância de cada instrumento", explica Lago.

Rodrigo Barros Del Rei, co-idealizador, ressalta a importância educativa do projeto: "A Sinfonia nº 3, de Beethoven, é uma obra bastante popular, o que contribui para uma aproximação do público de todas as idades. Em Curitiba, recebemos muitas excursões de colégios e vimos as crianças interessadas, interagindo com os colegas sobre o que aprenderam".

Os conteúdos didáticos exibidos nos monitores foram desenvolvidos pela professora Liana Justus, especialista em História da Música. "Os conteúdos que desenvolvi estão voltados para a finalidade de levar conhecimento sobre todos os instrumentos de uma orquestra. Isso enriquece a escuta e a sensibilidade musical", avalia Justus.

Parceria com a Secretaria de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel é parceira fundamental na realização desta temporada no Teatro Municipal Sefrin Filho. A Orquestra Didática faz parte da programação do 34º Festival de Música de Cascavel, que começa no domingo (7). Essa integração com o festival amplia ainda mais o alcance e a relevância do projeto para a comunidade.

Depois de Cascavel, o projeto seguirá para Londrina, Foz do Iguaçu, e posteriormente para as cidades catarinenses de Joinville e Florianópolis. A Orquestra Didática é uma realização da Mediacaos, com patrocínio do Colégio Positivo e apoio da Prefeitura de Cascavel por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.