Seja bem vindo
Cascavel,23/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

1º Festimap é divulgado em reunião com governo municipal

De 14 a 20 de julho, o 1º Festimap trará artistas renomados da música erudita nacional e internacional para Toledo


1º Festimap é divulgado em reunião com governo municipal Assessoria

A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito recebeu, na manhã desta sexta-feira (28), um encontro cujo objetivo principal foi realizar a primeira divulgação, pelo governo municipal, do 1º Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap). Toledo se tornará a capital paranaense da música erudita, com a primeira edição do evento, que será realizado no Teatro Municipal de Toledo entre os dias 14 e 20 de julho e contará com a presença de artistas renomados da música erudita nacional e internacional.

A administração municipal foi representada pelo prefeito Beto Lunitti e pela secretária da Cultura, Priscila Turetta. A comissão organizadora marcou presença por meio da assessora de imprensa, Rosselane Giordani, e do diretor artístico, maestro e idealizador do evento, Jean Reis, que participou do encontro por meio de videoconferência e recebeu os agradecimentos do chefe do Executivo Municipal por ter escolhido Toledo para receber um evento desta magnitude. 

Beto Lunitti ainda enalteceu a realização do festival no município, destacando que Toledo é referência na cultura no Estado. “Ficamos muitos felizes em ser parceiros na realização deste grande evento em nossa cidade, dando oportunidade às pessoas de assistirem belíssimos concertos em nosso Teatro Municipal”, destaca o prefeito.

A secretária de Cultura afirmou que o município está empenhado para o sucesso do festival, que conta também com o patrocínio exclusivo da Prati Donaduzzi, empresa da cidade que também investe em cultura. “Estamos todos trabalhando para que o festival seja um sucesso”, assegura Priscila.  

O diretor artístico do festival aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito pelo acolhimento da ideia de realizar o festival na cidade e frisou que Toledo terá a oportunidade de ver grandes nomes da música clássica se apresentando no Teatro Municipal. Rosselane Giordani, que era secretária da Cultura e agora estará assessorando o festival na cidade, destacou que é uma grande honra receber a edição paranaense que foi batizada de Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná com o objetivo de valorizar o símbolo do estado.

A assessora lembra que, em maio do ano passado, o maestro Jean Reis visitou Toledo e conheceu a cidade e todos os equipamentos e recursos disponíveis para a cultura. A partir desse momento, começou-se a idealização do projeto do festival, que pretende reunir mais de 300 musicistas brasileiros e de outros países. “Quando discutimos lá atrás como iríamos batizar o festival aqui de Toledo, lembro que pensamos em algo que valorizasse nossa terra, que levasse o nome do Estado do Paraná para outras fronteiras, mostrando que aqui a cultura é ativa, vibrante e um lugar privilegiado para a realização de grandes eventos. Na época eu estava como secretária de Cultura e começamos então a planejar de que forma o festival poderia ser executado em Toledo e agora o sonho se concretizou”, recorda Rosselane.

O Festimap

O evento acontecerá de 14 a 20 de julho, e terá que terá uma agenda pedagógica intensa, com oficinas durante os dias para todos os instrumentos orquestrais, regência, piano, canto e coro, além de concertos que apresentarão alguns dos mais relevantes nomes da música de câmara e orquestral do país. E o melhor: tudo isso será oferecido gratuitamente para o público.

O evento tem direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção da Piu Mosso, a realização do festival é da Prefeitura Municipal de Toledo, da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura.

De acordo com a diretora-administrativa, o Festimap já nasce trazendo toda a expertise de um dos mais relevantes encontros de música erudita do Brasil, o Festival Música nas Montanhas, evento que é uma referência no país.  “Já estamos em contagem regressiva e com o coração em Toledo, levando toda a nossa experiência de 25 anos de um evento premiado nacionalmente e considerado um dos mais importantes do Brasil, contribuindo para que o Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná seja revestido de grande êxito, na expectativa de que essa brilhante edição seja a primeira de uma série, que certamente virá”, disse Raquel.

Oficinas pedagógicas

Os maiores nomes da música de concerto do país estarão reunidos em Toledo levando, em um verdadeiro movimento de integração com toda a comunidade local, o que há de melhor na música erudita. Com oficinas para todos os instrumentos que integram a orquestra sinfônica, bem como piano, área vocal, canto, coral infantil e coro sinfônico, o Festimap apresenta um quadro de professores de reconhecimento internacional. Dentre eles, traz a presença ilustre da professora Dulce Primo, considerada um verdadeiro ícone na área de Coro Infantil no Brasil e responsável pelo projeto Natal Encantado, de Curitiba.  Alunos inscritos das mais diversas regiões do país integram as oficinas do Festimap, com participantes oriundos de estados como Amazonas, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros.

A agenda pedagógica é aberta a um público extremamente amplo. Com isso, crianças, jovens e adultos têm espaço no festival, quer como alunos executantes ou alunos ouvintes. O objetivo é que eles possam vivenciar, ao lado de alunos semi-profissionais e professores, a prática da música de concerto.

Concertos

Com uma programação artística digna dos grandes centros culturais do país, o Festimap leva para o palco do Teatro Municipal de Toledo a “Série de Concertos Noturnos”, sempre às 20h30, com entrada gratuita. A abertura do festival acontece no domingo, 14 de julho, e é marcada pela presença da Orquestra Versatilis, tendo como solista o violoncelista Hugo Pilger.

A agenda de espetáculos segue até 20 de julho, trazendo, ainda, professores do festival das áreas de cordas, madeiras, metais, uma noite dedicada ao Tango Portenho, sob direção e solos do grande violinista Alejandro Drago, além de concertos apresentando Orquestra Acadêmica, Coro Infantojuvenil, Classe de Canto, Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico do Festival.

Série de concertos especiais

Além da grade de concertos noturnos e de contribuir para a formação de profissionais especializados em música erudita e instrumental vindos de toda parte do Brasil, o 1º Festimap visa expandir a cultura musical para fora dos grandes centros e incentivar a troca de experiências.

Assim, alunos e artistas convidados mostram sua arte, também, na série de Concertos Especiais, que apresenta uma proposta de descentralização e contrapartida social. Nela, hospitais, asilos, praças e espaços diferenciados tornam-se palco de apresentações marcadas pela emoção do público que, em circunstâncias especiais, não poderia ou não tem por hábito deslocar-se até as salas de concerto.

Programação

Os concertos, bem como toda a programação do 1º Festimap são gratuitos e acontecem de 14 a 20 de julho, às 20h30, no Teatro Municipal de Toledo. O cronograma completo do 1º Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná pode ser acessado em www.festimap.com.br.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.