Seja bem vindo
Cascavel,23/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Parceria entre FAG e Unioeste traz série de capacitações em IA

Evento faz parte das atividades do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unioeste


Parceria entre FAG e Unioeste traz série de capacitações em IA Assessoria

Os coordenadores de cursos e gestores do Centro Universitário FAG e servidores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participaram de uma série de capacitações na área da Inteligência Artificial (IA), entre os meses de maio e junho, por meio de uma parceria entre as instituições.  

O evento faz parte das atividades do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unioeste e foi organizado pela professora, PHD Beatriz Helena Dal Molin, e pelo pró-reitor acadêmico do Centro FG, Afonso Cavalheiro Neto, pós-doutorando do programa.

O primeiro encontro foi realizado no dia 16 de maio, e foi ministrado pelo Doutor Pedro Paulo da Silva Ayrosa. Pela manhã, o tema abordado foi Inteligência Artificial: Pensamento Crítico e Conhecimento. No período da tarde, o professor realizou uma imersão na IA generativa, abordando Recursos e Aplicações na Educação.

No dia 06 de junho foi realizada mais uma capacitação sobre a Inteligência Artificial nos processos de ensino na educação superior. A atividade apresentou as ferramentas que potencializam o ensino, bem como promoveu reflexões sobre o uso da IA.

A capacitação foi conduzida pelo coordenador do curso de Engenharia de Software da FAG Toledo, Leandro Augusto Ensina; pelo coordenador do curso Inteligência Artificial, Sergio Mota; e pelo Diretor de Inovação do Centro FAG, Mark Reginatto.

No dia 19 de junho, foi realizado o último encontro do ciclo de capacitação sobre a Inteligência Artificial e os impactos nos processos de ensino na educação superior. A proposta da aula foi apresentar o uso da IA como ferramenta de pesquisa. Para isso, os participantes exploraram as aplicações em sala de aula e debateram os benefícios aos professores e acadêmicos.

As atividades foram conduzidas pela Dra. Beatriz Helena Dal Molin e pelo professor Sergio Mota. "A importância deste curso é inestimável. Estamos em um momento em que a inteligência artificial está transformando todos os aspectos da sociedade, e a educação não pode ficar para trás. Capacitar nossos educadores com conhecimento crítico e prático sobre IA é essencial para garantir que nossos alunos estejam preparados para enfrentar os desafios do futuro”, elucida o pró-reitor acadêmico, Afonso. 

O Diretor de Inovação do Centro FAG reitera a necessidade de preparar os profissionais para um futuro em que a IA será decisiva.  "Preparar os profissionais para um futuro com a IA é essencial. As tecnologias estão em constante evolução, e precisamos garantir que nossos educadores e estudantes estejam prontos para acompanhar e liderar essas mudanças. Sem essa preparação, corremos o risco de ficarmos para trás em um mundo cada vez mais digital e automatizado”, conclui. 

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.