Cascavel: Festa de São João começa na quinta-feira (20)
Evento tradicional da Paróquia São João Batista, rua Minas Gerais, 1380, promete unir religião, cultura e gastronomia

A Paróquia São João Batista, no bairro Country em Cascavel, comemora a 46ª Festa de São João a partir da próxima quinta-feira (20). O evento contará com celebrações religiosas, atrações gastronômicas e culturais, além do tradicional acendimento da fogueira no sábado (22).
A programação será diversificada e visa atender aos públicos de todas as idades. A abertura das atividades será com o tradicional Manjar de São João, às 20h, no salão paroquial, na quinta-feira (20). As festividades principais ocorrem nos dias 21, 22 e 23 de junho, com missas, apresentações musicais, danças, comidas e bebidas típicas. O encerramento será na segunda-feira (24), com a Missa da Natividade de São João Batista e congraçamento.
“O ponto alto dos festejos acontece no sábado (22), com a benção e a queima da fogueira, acompanhada com os tradicionais fogos de artifício. Lembramos ainda que festa de igreja se distribui em duas grandes dimensões: as celebrações religiosas e os festejos externos. Para ambos, convidamos a população a virem trajados com roupas típicas de festa junina", destaca o Padre Monsenhor José Ceschin.
A festa é aberta ao público. Para degustar as delícias juninas, haverá barracas com diferentes opções como quentão, pamonha e cri cri. Os bilhetes serão vendidos no momento da festa.
Para os almoços e jantares, é necessário adquirir os ingressos com antecedência na secretaria da Igreja pelo número (45) 3038-6516.
Programação
Quinta-feira: 20 de junho de 2024
- 19h: Missa dos Festeiros
Bênção das fitinhas de São João Batista
Bênção e entrega dos crachás
- 19h45: Portal de recepção com petisco de pinhão
- 20h30: Típico prato junino, Manjar de São João
Sexta-feira: 21 de junho de 2024
- 19h: Missa da Família em honra do Padroeiro
Cantos estilo sertanejo
Consagração das crianças
Bênção do Bolo de São João
- 20h: Abertura dos festejos com praças do quentão, do pinhão e das bebidas, com barracas de petiscos e quitutes juninos, jogos e brinquedos infláveis
- 21h: Apresentações musicais
- 23h: Encerramento
Sábado: 22 de junho de 2024
- 16h: Missa Junina em honra de São João Batista
Cantos estilo sertanejo
Entrada com coroa floreal
Rito das oferendas
Rito de entrega ao Padroeiro
Dança de São João
Homenagem: queima da pequena fogueira
- 17h: Espetinhos de São João e tulipas
- 17h15: Festejos com barracas, jogos e brinquedos infláveis
- 17h30: Concurso de trajes caipiras
- 18h30: Conjunto musical
- 19h30: Dupla sertaneja
- 20h30: Apresentação musical
- 21h30: Espetáculo Ministério de Jesus
- 22h: Homenagem ao Padroeiro com revoada de balões
- 22h30: Bênção e queima da fogueira de São João
- 22h40: Tradicional show pirotécnico
- 22h50: Show místico
- 23h30: Encerramento
Domingo: 23 de junho de 2024
- 10h: Missa Solene em honra do Padroeiro São João Batista
Cantos estilo sertanejo
Rito da Assinalação dos sentidos
Rito de fidelidade
Entrega das cruzes
- 11h15: Festejos com barracas, jogos e brinquedos infláveis
- 12h: Almoço com churrasco e frango assado
- 14h: Jogos populares
- 15h: 9º Concurso Cultural
- 15h30: Concurso de Sinhazinha e de Sinhozinho
- 16h: Dança do pau de fitas
- 16h40: Dança de quadrilha
- 17h30: 3º Arraial dos Atletas
- 18h15: Apresentação de poesias juninas e paródias de músicas juninas
- 18h40: Crepúsculo sertanejo
- 19h: Encerramento dos festejos com chuva de balões de guloseimas
Segunda-feira: 24 de junho
- 19h30: Missa da Natividade de São João Batista
Ação de Graças
Indulgência Plenária
Elevação do Mastro de São João
- 20h30: Conclusão dos festejos com o congraçamento (também conhecido como raspa tacho)
Além dos festejos juninos, faz parte ainda da programação o jantar Noite Italiana, no dia 13 de julho, às 20h, no salão paroquial.
Gastronomia e diversão
Além do típico prato Manjar de São João, servido na quinta-feira (20) e o tradicional bolo de São João, o evento contará com diversos pratos como: cocada da roça e pé de moleque, paçoquinha com pinhão triturado e pernil moído, piroz de São João, quentão de Zacarias sem álcool, cachorro-quente com receita típica da casa, pastéis com recheio de carne, confeitaria fácil e perfeita, maçã do amor e cri-cri, delícia ao paladar, pamonha tradicional da chácara, pipoca e tapioca, pudim original, paçoca de amendoim, espetinho bovino assado na churrasqueira, tulipas de frango assadas na churrasqueira e chuva de balões de guloseimas juninas.
Além disso, a festividade terá apresentações típicas de festa junina como Dança do Pau de Fitas, Concurso de Sinhazinha e de Sinhozinho, Dança da Quadrilha, 9º Concurso Cultural, desfiles de trajes caipiras, apresentação de poesias, exibição de paródias, pescaria com anzol, jogo popular de mesa, 3º Arraial dos Atletas e parquinho para a família com brinquedos infláveis.
Fogueira de São João
A fogueira de São João carrega um profundo significado religioso. Sua origem está ligada a um trato entre Maria, mãe de Jesus, e Isabel, mãe de João Batista. Para sinalizar o nascimento de seu filho para Nossa Senhora, Isabel prometeu acender uma grande fogueira no alto de uma montanha. Assim, no dia 24 de junho, Maria pôde ver as chamas e ir até a casa de Isabel para celebrar a chegada de João Batista.
São João Batista
A festa de São João Batista, comemorada seis meses antes do Natal, é uma das únicas celebrações litúrgicas dedicadas ao nascimento de um santo. O evento marca a época da colheita de milho, amendoim e pinhão, ingredientes principais de muitos pratos típicos juninos.
Além disso, algumas tradições associadas incluem passar sobre as brasas da fogueira, um ato simbólico para pedir bênçãos e superar dificuldades, e colocar fitas no mastro de São João, indicando pedidos de graças ou proteção. Isso faz da celebração mais do que uma ocasião de festa e alegria, mas também um momento de profunda devoção, união e preservação de tradições culturais e religiosas.
Historicamente, inúmeros templos foram consagrados à memória de São João Batista, especialmente devido à influência de monges que o consideravam um modelo de vida devota. Artisticamente, ele é um dos santos mais representados na história da arte.
“Venha participar da tradicional Festa de São João com sua família, seja nas celebrações litúrgicas, seja nos festejos externos, pois sabemos que os amigos ao redor de uma mesa jamais envelhecem”, finaliza o Padre.
COMENTÁRIOS