Seja bem vindo
Cascavel,18/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sanepar deve reunir cerca de mil pessoas na Semana do Meio Ambiente

A agenda prevê atividades em nove cidades do Paraná


Sanepar deve reunir cerca de mil pessoas na Semana do Meio Ambiente Sanepar/AEN

Cerca de mil pessoas devem participar das atividades programadas pela Sanepar para as comemorações referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A agenda prevê atividades durante a semana em nove cidades do Paraná, envolvendo moradores das áreas das bacias hidrográficas do Iguaçu, Passaúna, Alto Tibagi, Tibagi e Ivaí, em parceria com prefeituras, secretarias, escolas e diversos outros órgãos.

Uma das ações mais significativas ocorrerá em Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba, com a entrega nesta quinta-feira (6) de um jardim de água e mel na Praça Gabriel Antero do Carmo. O jardim com meliponário de abelhas nativas sem ferrão está ligado às obras de água da Sanepar na cidade e faz parte de um conjunto de ações socioeducativas iniciadas em 2023.

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, as ações começaram na segunda-feira (3), com a abertura da Semana do Meio Ambiente, evento realizado junto com a prefeitura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Núcleo Regional da Educação (NRE), Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (Assocampos) e Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).

A programação já contou com uma palestra do professor Genebaldo Freire Dias, um dos autores brasileiros mais destacados na temática ambiental, e com uma oficina de sabão ecológico para moradores. Nos dias 5 e 7, a Sanepar promove no Centro de Educação Ambiental (CEA) da cidade atividades ligadas ao monitoramento de rios urbanos.

Em Londrina, no Norte, a Companhia promoveu uma capacitação de 30 agentes comunitários de saúde no curso de Facilitadores em Saneamento, na segunda-feira (3). Em Faxinal, no Vale do Ivaí, a Sanepar está fazendo o plantio de 50 mudas de árvores nativas para a proteção da Mina em Alto Alegre, com a colaboração de estudantes e a prefeitura da cidade.

Em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, a empresa realizou uma reunião comunitária no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e vai ilustrar as paredes do Reservatório Vila Guarani, a partir desta sexta-feira (7), com desenhos de artistas do Make Art Graffiti.

Em Imbituva, no Centro-Sul, ocorreu uma reunião comunitária e cerca de 200 pessoas da Escola Jacob Brenner devem participar de uma ação de educação socioambiental programada para esta quinta-feira (6). No mesmo dia, a Sanepar fará uma palestra em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, para aproximadamente 100 trabalhadores de uma empresa do ramo da alimentação.

Em São Mateus do Sul, no Sul do Estado, jogos pedagógicos devem marcar a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, com a participação de cerca de 150 pessoas. Naquele município, também ocorrerá a atividade de monitoramento de rios no dia 13.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e a resolução que deu origem à data foi utilizada na Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central era o “Ambiente Humano”. Desde os anos 90, a Sanepar incluiu essa e diversas outras datas na programação oficial de sua agenda ambiental, procurando dar destaque a ações ligadas à preservação do meio ambiente nas mais diferentes cidades e projetos em que atua.

“A intenção de se criar datas como a do Dia Mundial do Meio Ambiente está ligada à busca pela conscientização de todos nós em relação ao respeito que precisamos ter com o meio ambiente, do qual nós fazemos parte”, disse o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchoroski. “Não podemos esquecer das consequências de tudo o que fazemos hoje e de que muitas gerações futuras serão profundamente impactadas pela nossa forma de viver. É preciso fazer boas escolhas para que, hoje e amanhã, nosso planeta tenha vida e vida de qualidade para todos”.

AEN




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.