Seja bem vindo
Cascavel,18/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Produtores rurais do Paraná participam de Programa de Liderança Internacional

Resultado de parceria entre Sistema Faep/Senar-PR e Sebrae-PR, curso encerrou nesta quinta-feira (23)


Produtores rurais do Paraná participam de Programa de Liderança Internacional O curso do Programa Liderança Rural promove uma abordagem que equilibra inovação e tradição, beneficiando líderes sindicais de todas as regiões do Paraná - Foto: Rafael Henrique

Resultado de uma parceria entre o Sistema Faep/Senar-PR e o Sebrae/PR, começou nesta terça-feira (21) o Programa Liderança Internacional, que ocorre todos os anos, como parte do Programa Liderança Rural. A capacitação segue até esta quinta-feira (23), em Curitiba.

No total, 31 participantes do Programa Liderança Rural foram selecionados para a capacitação com metodologia internacional, conduzida pelo mestre em recursos humanos pela American University, em Washington, e consultor de carreira Willard Cliff Kayser. O treinamento tem como objetivo fortalecer lideranças no sistema sindical rural. O curso foca na autoavaliação e na análise de cenários, promovendo uma abordagem que busca equilibrar inovação e tradição. A empresa Polarity Partnerships é criadora da metodologia do pensar com a abordagem do "e" e não do "ou", repassada aos participantes do programa.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, a metodologia combina práticas inovadoras em relação ao setor rural.

"No sistema associativo, como é o sistema sindical, temos que olhar sempre para as questões, as decisões e a análise de cenários com o pensamento de inovar, mas também manter o que na tradição funciona bem. Durante esses três dias, os participantes têm o contato com o que há de mais moderno em termos de liderança, sobre vários aspectos, principalmente no olhar coletivo", afirma Vitor Tioqueta. 

Os participantes são produtores rurais ligados aos sindicatos rurais de todas as regiões do Paraná que, ao final do curso, vão receber certificado. 

"Temos que agir e buscar qualificação. Esse curso tem esse propósito, auxiliar os diretores e colaboradores dos nossos sindicatos rurais para estarem preparados, porque a futura geração no meio rural depende do nosso trabalho. Por isso, estamos fazendo essa qualificação da base, para fortalecer o sistema sindical rural do Paraná", destaca o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette.

Trabalho e estudos

Clauber Gabriel Hentgs participa por interesse em melhorar suas habilidades de liderança, especialmente, no contexto familiar e empresarial. Ele salienta a importância de saber se comunicar e envolver as pessoas como líderes. 


Willard Cliff Kayser, mestre em recursos humanos e consultor de carreira, conduz a capacitação de 31 participantes do Programa Liderança Rural com metodologia inovadora da Polarity Partnerships - Foto: Rafel Henrique

Clauber é produtor rural em Teixeira Soares, no centro do Estado, onde sua família cultiva grãos como soja, milho, trigo e feijão. Além disso, ele é estudante e presidente do centro acadêmico no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Irati. No curso de Agronomia, Clauber está aprendendo sobre a importância do equilíbrio na produtividade e na gestão. 

"Não adianta ter uma alta produtividade se não houver um equilíbrio geral. O professor trouxe vários exemplos para ilustrar esse ponto. Para liderar eficazmente, você deve conhecer suas limitações e capacidades. Isso é fundamental para manter um bom desempenho mental e exercer suas funções com excelência", compartilha. 

Mulheres do agro

Lélia Gaudêncio veio de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, para participar do curso. Lá, ela faz parte de um grupo de mulheres de negócios, ligada ao Sindicato Rural. Ela foi convidada por uma amiga de infância para integrar a comissão das mulheres de negócios e participar de atividades relacionadas ao agronegócio. Desde então, tem participado de cursos e eventos, viajando para diversas cidades para interagir e aprender com outras mulheres do setor. 


Participantes do Programa Liderança Rural recebem treinamento focado em autoavaliação e análise de cenários para fortalecer lideranças no sistema sindical rural - Foto: Rafael Henrique

Na primeira parte do curso, ela valoriza a oportunidade de interagir com pessoas e conhecer a cultura de diferentes regiões, enfatizando o papel das mulheres no agronegócio. Lélia expressa seu desejo de compartilhar o que aprendeu e ser uma multiplicadora das informações adquiridas no curso, destacando sua paixão pela comunicação e a importância de aprender e transmitir conhecimento a outras mulheres. 

Lélia já sabe o que vai levar para Santo Antônio da Platina para compartilhar com as mulheres que fazem parte do seu grupo.

"A interação com as pessoas é tão fascinante. Conhecer as diferentes culturas de cada região e entender as atividades de cada um é muito interessante. E, nesse ponto, as mulheres estão acima de qualquer suspeita", conclui.

Assessoria





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.